SóProvas


ID
2782345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à gestão de documentos.


A gestão de documentos deve ser feita nas três idades documentais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO (somente ocorrerá gestão de documentos nas fases corrente e intermediária, ou seja, não afeta documentos permanentes);

     

    Art. 3 da Lei 8.159/91

    "Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente".

  • ERRADO

     

     

    Gestão Documental: Fases CORRENTE e INTERMEDIÁRIA;

     

     

    VEJAM OUTRA:

     

     

    CESPE/TRE-MG/TÉCNICO JUDICIÁRIO/ADMINISTRATIVA/2009

    A gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, à tramitação, ao uso e ao arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária.(CERTO)

     

     

     

    Bons estudos!!!

     

  • A GESTÃO SÓ SERÁ NECESÁRIA PARA OS DOCUMENTOS QUE AINDA ESTEJAM EM USO (FASES CORRENTE E INTERMEDIÁRIA).

     

  • Cespe absurdamente inverteu o gabarito oficial para Certo. Fiz essa prova e fiquei indignado. Das 70 questões de arquivologia, 2 foram anuladas e 8 alteradas. Banca nojenta, corrupta, fundo de quintal, sem credibilidade nenhuma.

  • como assim "certo"?

     

  •  

    Sem condições essa cespe inventando suas doutrinas. O gabarito dessa questão de fato foi alterado para Certo. 

    Só que...

    Gestão de Documentos SÓ É POSSIVEL na PRIMEIRA IDADE(corrente) e SEGUNDA IDADE (intermadiária). A fase permanente, não há que se falar em gestão documental. Depois que recolhe, já foi.

    Certamente estes "doutrinadores" da cespe devem pensar que pelo fato de um documento em uma das fases corrente ou intermediária por ter como destinação o recolhimento para o arquivo permanente seja uma forma de gerência na terceira idade. (Só mesmo a banca para justificar)

    Obs.: Se há autores que mudaram esses conceitos por favor alguém compartilhe porque dos livros e professores que eu conheço todos concordam que NÃO existe gestão de documentos no arquivo permanente (terceira idade).  

    A  banca precisa melhorar suas questões se ela quer pegar o candidato nas pegadinhas dela, agora sair inventando novidades...

  • Depois que vi o comentário do GUSTAVO FREITAS fiquei mais tranquila.

     

    Poxa você estuda e o Cespe fica mudando os conceitos da forma que bem entende!? Assim não dá, viu?

  • COMO ASSIM CERTO ? 

     

    QUE BANCA FDP 

  • Sério.. como assim?? Esses entendimentos de bancas têm que acabar. Ou então coloquem a bibliografia que será cobrada para respondermos de acordo com o autor.

  • Q? CERTO??? COMO ASSIM CESPE? 

  • Ta, e se cair essa questão novamente eu respondo o que?

  • >> Respondi como CERTO por "supor" através dessas informações que indiretamente ela acaba passando por todas as fases. <<

     

    * FASES DA GESTÃO DOCUMENTAL *

    > PRODUÇÃO - Elaboração de Documentos. Criados apenas documentos essenciais a adm.

    > UTILIZAÇÃO - Controle, uso e armazenamento. Necessário ao cumprimento das atividades da instituição (Protocolo).

    > DESTINAÇÃO - Temporárias (Transferência) ou permanentes (Recolhimento ou Eliminação)

     

    * CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO DE DOCUMENTOS PARA AS FUNÇOES ARQUIVÍSTICAS *

    1. Garantir que as políticas e atividades dos governos sejam documentadas adequadamente.

    2. Garantir que o menor número de documentos inúteis e transitórios sejam reunidos a documentos permanentes.

    3. Garantir a melhor organização desses documentos, caso cheguem a fase permanente.

    4. Inibir a eliminação de documentos de valor permanente.

    5. Garantir a definição de forma criteriosa da parcela de documentos que constituíssem o patrimônio arquivístico de um país.

  • Será que ninguém recorreu? Cada dia pior...

  • Foi o capiroto que elaborou a prova do iphan 

  • Inacreditável.

  • Cespe (satanás), é você Cespe (satanás)?

  • A resposta dessa questão deve ser simplesmente ignorada, não acrescenta em nada aos estudos e pode induzir o candidato ao erro futuramente.

  • Não conseguir achar nenhum entendimento a respeito disso. E o cespe ta indo de encontro ao seu proprio entendimento. Vide: milhares de questão a respeito.
     

    Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: TJ-RR Prova: Auxiliar Administrativo

    A gestão de documentos contempla, principalmente, as fases corrente e intermediária. CERTO
     

    Prova: CESPE - 2009 - IBRAM-DF - ArquivistaDisciplina: Arquivologia | Assuntos: Gestao documental; 

    Gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas relativos à produção, à tramitação, ao uso, à avaliação e ao arquivamento de documentos em fasecorrente intermediária, visando a sua eliminação ou o seu recolhimento para guarda permanente.CERTA. 

  • É preciso regulamentar a forma de aplicar provas de concursos com urgência.

    Um absurdo desses tira a vaga de alguém. Mas só tira daquele que REALMENTE estudou. Quem não estudou marca correto com base no senso comum.

     

    Triste.

  • ERRADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: STM Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

    A respeito da gestão de documentos, julgue o próximo item. 

    A gestão de documentos é aplicada na fase permanente do ciclo vital dos documentos de arquivo. - GABARITO ERRADO. 

     

     

  • Na boa galera , não tem cabimento nenhum essa questão... 

     

    Doutrina da Marilene: Um programa de gestão de documentos, quando implementado em uma instituição, deve prever operações nas duas primeiras idades do ciclo vital dos documentos. Não se deve relacionar o termo gestão de documentos à idade permanente.

     

    Lei 8.159/91 - Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, VISANDO a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

     

    CESPE mais uma vez usando a famosa "doutrina do pipoqueiro da esquina".   

  • Eu penso que esse tipo de questão é feita para benificar alguém. Como está ficando cada vez mais difícil fraudar, a "galera" term que arrumar um "jeito". Estudei Arquivologia com livros de dois autores e todos são categóricos: gestão de documentos somente se refere aos arquivos correntes e intermediários, ARQUIVO PERMANENTE ESTÁ FORA. Se mudou o posicionamento, qual o autor que defende essa tese? Fico imaginando a pessoa que estuda há anos e fica fora das vagas por causa de uma questão dessas...Agora, quem nunca estudou a matéria tem grande possibilidade de acertar a questão. Vida que segue...pois em breve veremos questão parecida em outros concursos. Vamos ver qual vai ser o gabarito. Milhões de assuntos em um edital, podem ser elaboradas milhões de questões...e fazem uma dessas. 

  • Me fala q vai anular... Pqp
  • Passível de anulação. Sem mais.

     

  • AFZÂO!!!!! POXA VIDA, DIFíCIL. Devo alterar minhas anotações? :(

  • Não consigo entender esse gabarito. Olhem o posicionamento da banca no ano de 2014. Que raiva meu Deus!!! 

     

    CESPE 2014 (Q360964) A gestão de documentos é aplicada aos documentos considerados de valor permanente, ou seja, aqueles com valor histórico reconhecido pela sociedade. Gabarito: ERRADO

  • Pelo amor!! Respeite mais nosso esforço!!

  • É de chorar.

  • se voce errou essa questão, parabens você está certo, a cespe que é safada

  • Boa tarde colegas e futuros servidores,

    Me parece que a BANCA CESPE mudou seu entendimento a respeito dessa questão, pois notei que as questões que ela considerava como ERRADA, eram mais antigas e que agora em 2018 ela esta considerando como CERTO. Maquei a questão para COMENTARIOS DO PREFESSOR e acredito se a banca voltar a cobrar esse contéudo nós poderemos entrar com recurso, pois a própria banca já comprovadamente deixou 2 caminhos de resposta. 
    Então, respondendo certo ou errado acredito que um recurso resolveria e a banca deve fugir dessa pergunta novamente, banca examinadora odeia recurso porque demanda trabalho e tempo. 



     

  • Só digo uma coisa: Não digo nada.

  • Gabarito mais errado que bater em mãe.
  • Mais que PO..........H............A..... - É essa_ Gestão de doc é fase Corrente e Intermediária -PUTAA- Produz, Utiliza, Tramita, Avalia e Arquiva.... Não inclui 3° idade... Entre as etapa de utilização e destinação ocorre avaliação pra ver se elimina ou recolhe ao permanente, mas a gestão é na fase corrente... 

    Agora vamos gerir arquivos do limbo esquecidos e raramente consutados... O jeito é jogar o caderno no lixo e fazer outro kkk...

  • Tá de brincadeira Cespeeeeeeeeeeee

     

    Gestão de Doc's é Corrente e Intermediária poxa! >.<

  • Algo errado não está certo! Kkk

  • CARALHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • VAI TNC K@R@LHO!!


    Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: IPHAN Prova: CESPE - 2018 - IPHAN - Auxiliar Institucional - Área 2

    Julgue o próximo item, relativo à gestão de documentos. 

    A gestão de documentos deve ser feita nas três idades documentais.- CERTO


    Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: STM Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

    A respeito da gestão de documentos, julgue o próximo item. 

    A gestão de documentos é aplicada na fase permanente do ciclo vital dos documentos de arquivo. - ERRADO. 


    NÁ PRÓXIMA É MELHOR DEIXAR EM BRANCO ESSA PORR@. DESCULPAS AÍ OS PALAVRÕES MAS...

    BONS ESTUDOS!!

  • CESPIADA É FODA!

     

    Acho que os concurseiros estão dominando essa disciplina melhor que os examinadores! Item criminoso! Quem erro está certo...

  • Gabarito inicial ERRADO


    Gabarito alterado para CERTO


    justificativa CESPE: A afirmação feita no item está de acordo com as definições mais recentes de gestão de documentos. 

  • Chegaram nesse gabarito segundo as conclusoes da Dilma so pode

     

  • Que complicado! Eu acertei, mas foi bom bom senso. 

     

    Assim como todos os colegas, aprendi que a gestão de documentos se dá nas fases corrente e intermediária, mas.... ao fazer a questão não me lembrava disso. Então, usei o raciocício lógico, afinal gestão sempre contempla o todo, certo? Então para gerir os documentos, pensei que deve tocar todas as fases. Certo!

    Também acredito que conforme a A Lei n. 8.159/1991 que define gestão de documentos como sendo :" Art. 3º (…) o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos nas fases corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente." Se ele visa esse fim, deve geri-lo também. Ou o arquivamento não usa tabela de temporalidade, método de arquivamento,...... ? Sim, então está gerindo! Não está a Deus dará!

    Mas.... isso é o meu entendimento.... que neste caso deu certo!

  • CESPE >> Centro Especializado em Sabotagem, Putaria e Escândalo.

  • Respondi um mói de questão afirmando o contrario , que gestão de documentos não se aplica a idade permanente, e agora essa! Palhaçada!

  • Cespe precisa ser boicotado pela adm publica


    eh venda de gabarito

    eh questão claramente errada sendo considerada C

    Daqui a pouco vai ter fiscais rasgando os gabaritos e nada acontece FEIJOADA

  • Quem acertou essa questão deve estudar mais! 

    A gestão de documentos é feita nas fases CORRENTE e INTERMEDIÁRIA e só!

    De onde é que a cespe tirou que existe gestão de documentos na fase PERMANENTE???

  • Não to entendendo mais nada. Alguém pode explicar essa questao ai ??

  • QUE CARALHO É ESSE?? 

     

  • perplexo com essa novidade

  • Idades: 

    - Corrente;

    - Intermediário; 

    - Permanente;

    https://www.youtube.com/watch?v=Ml1eqmBZ1lw 

  • mano não tem justificativa! nego falando de raciocínio lógico VTNC irmãozinho! se o cespe falar q sol gira em torno da terra vai ter mané justificando essa merda... nojo, lamentável

  • O comentário do Edgar Martins é o melhor! kkkkkkkkkkkkk

  • Concordo com nossa colega Jenifer Catilho!

    Quem acertou essa tem de estudar mais!

    Cespe em comparação com outras bancas é bem melhor, mas tem horas se supera. Não tem cabimento dessa acertiva estar correta!

  • Vontade de jogar uma bomba na cespe. 

    Só uma,

  • Na moral, questão pra tirar ponto de quem estudou. Banca da miséria!

  • Mais um informativo do "Superior tribunal do Cespe"

  • “o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente

  • Gente, vamos indicar para comentário do professor! ta cada dia mais dificil, viu?! só tendo as 7 esferas do dragão pra fazer prova dessa banca :/

  • Vocês etudaram Gestão por Competencias? Eu não vou querer esse mimimi na minha repartição não em!!!

  • A gestão de documentos é aplicada na fase permanente do ciclo vital dos documentos de arquivo.- STM 2018. G: ERRADO.

    Eita dona CESPE.

  • Ninguém recorreu dessa questão? Eu lembro de responder duas ou três questões com o mesmo enunciado e essa banca deu como errado o gabarito.

  •  

    Sander Ruas, responda de acordo com a lei e depois se der muído, vá para a justiça.

  • Essa questão parece que foi formulada para alguns ! Brasil é brasil né..

  • Eu admirava a Cespe, hoje vejo que a superei.

  • e ainda tem quem defenda a banca né? a banca erra, e essa tá ERRADA!

  • Peçam o comentário do Professor. Tô pra ver essa.

  • É sério isso? vala...

  • A PATIFARIAAA COM A CARA DE QUEM ESTUDA É GRANDE. CESPE, DEIXA EU TE AMAR DE VERDADE!!!

  • Gestão Documental deve ser realizada somente na fase corrente e intermediária. Ou seja seria em duas fases. O Gabarito está errado talvez, tenha sido mantido por que ninguém contestou.

    Até mesmo porque conforme art. 3º da Lei 8.159/1991, considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

  • Está cada vez mais difícil responder seguramente uma questões da cespe :/

  • Q872333 - A respeito da gestão de documentos, julgue o próximo item. 


    A gestão de documentos é aplicada na fase permanente do ciclo vital dos documentos de arquivo.

    Gab: Errado




    Prova desse ano para o STM.

    Difícil galera, mas vamos seguindo os estudos e torcer para que a banca tenha mais comprometimento.


    Ótimos estudos para todos !

    (^^,)/°



  • passível de recurso!

  • Acabei de fazer uma questão sobre com gabarito contrário.

    Só Deus abençoando porque.... pai eterno!

  • Não entendo cespe !  a pessoa que não estuda vai la chuta e acerta isso é desrespeito com os candidatos que ESTUDAM

  • Na dúvida se errar esta questão é pior que sentir o 7X1 do Brasil. 

     

  • marquei errado porque pelo que sei a gestão documental é para as fases corrente e intermediária. Será que estudei errado?

  • Para quê que a gente estuda tanto, se a CESPE escolhe o gabarito???


    Olhem outra questão:


    Q872333

    Arquivologia

    Gestão de Documentos / Arquivos Corrente e Intermediário ,

    Definições / Fases da Gestão de Documentos

    Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: STM Prova: CESPE - 2018 - STM - Técnico Judiciário - Área Administrativa


    A respeito da gestão de documentos, julgue o próximo item. 


    A gestão de documentos é aplicada na fase permanente do ciclo vital dos documentos de arquivo.

    Certo Errado


  • Eu sou arquivista formada pela UFBA. Fiquei indignada com essa questão. Quis fazer recurso e tudo. Um amigo falou: porque entra com recurso se você não iria passar. Pela falta de respeito aqueles que estudar o recurso é necessário. Sempre que fizerem algo desse tipo vamos entrar com recurso. Eu ja vi video no youtube dizendo que a gestão de documentos ocorrem nas três fases. No meu entender, a fase da destinação decide se que eliminação ou vai para arquivo permanente. A única idade de arquivo que há destinação é a fase Permanente.


  • A gestão de documentos é o conjunto de atividades, operações, métodos e técnicas que permitem o controle do fluxo de documentos, desde sua produção até a sua destinação, que pode ser a eliminação ou o recolhimento.

    A gestão de documentos tem a função de controlar os documentos com valor primário, ou seja, com utilidade administrativa. Os documentos da fase permanente somente possuem valor histórico, e, por isso, não estão sob os cuidados da gestão de documentos.

    Além disso, a gestão de documentos controla os documentos até a sua destinação. Na fase permanente, os documentos já foram destinados, o que inviabiliza a sua aplicação nessa fase.

    Portanto, pela sua própria natureza, a gestão de documentos somente pode ser aplicada nas fases corrente e intermediária do arquivo.

    Gabarito da banca: Certo
    Gabarito do professor: Errado (em discordância com a banca)
  • Essa eu errei com orgulho !

  • Não há Gestão Documental nos arquivos permanentes.

  • GABARITO (STM- Aplicada em 04/03/2018) = ERRADO

    A gestão de documentos é aplicada na fase permanente do ciclo vital dos documentos de arquivo. ERRADO

     

    ----------

    IPHAN/CARGO 3: AUXILIAR INSTITUCIONAL - ÁREA 2 (QUESTÃO 77) - Aplicada em 26/08/2018

    Julgue o próximo item, relativo à gestão de documentos. 

    A gestão de documentos deve ser feita nas três idades documentais (CERTO)

     

    JUSTIFICATIVA (CESPE): Alteração da questão 77 (FOI DO ERRADO ==> PARA O CORRETO) = PIRE! HAHAHAHA

    "A afirmação feita no item está de acordo com as definições mais recentes de gestão de documentos" - NÃO CITA QUAIS DEFINIÇÕES.

     

     

    NÃO ACHEI NENHUMA DEFINIÇÃO RECENTE SOBRE ASSUNTO = CASO ENCONTREM POSTEM AQUI (POR FAVOR)!

  • A gestão de documentos tem a função de controlar os documentos com valor primário, ou seja, com utilidade administrativa. Os documentos da fase permanente somente possuem valor histórico, e, por isso, não estão sob os cuidados da gestão de documentos.

  • Que absurdo é esse????

  • Tá difícil ein!

    A gestão de documentos é o conjunto de atividades, operações, métodos e técnicas que permitem o controle do fluxo de documentos, desde sua produção até a sua destinação, que pode ser a eliminação ou o recolhimento.

    A gestão de documentos tem a função de controlar os documentos com valor primário, ou seja, com utilidade administrativa. Os documentos da fase permanente somente possuem valor histórico, e, por isso, não estão sob os cuidados da gestão de documentos.

    Além disso, a gestão de documentos controla os documentos até a sua destinação. Na fase permanente, os documentos já foram destinados, o que inviabiliza a sua aplicação nessa fase.

    Portanto, pela sua própria natureza, a gestão de documentos somente pode ser aplicada nas fases corrente e intermediária do arquivo.

    Gabarito da banca: Certo

    Gabarito do professor: Errado (em discordância com a banca)

  • ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

  • Olhando assim, quis logo quebrar o pc!

    Mas realmente esse gabarito ta certo

    Art. 3º Gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas

    referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos

    nas fases corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para

    guarda permanente

    Pela questão, o cespe entende que a gestão de documentos deve ocorrer nas 3 fases.

    Mas ocorre com mais frequência nas fases corrente e intermediária.

  • Cespe...

  • A pessoa estuda tantoo.... Aí vemmm ela 'A DIFERENTONA' :@@@@

  • Eu aprendi que a gestão de documentos NÃO pode ser feita na fase permanente, aí vem a Cespe e bagunça tudo.

  • Eu não acredito até agora no gabarito dessa questão.

  • Uai, mas tá na LEI que é só na fase corrente e intermediária: ''Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.''

    Desse jeito fica difícil

  • Existem questões que não deve ser levadas em consideração. O melhor a fazer é levantar a cabeça e seguir em frente. Se não agente desanima viu...

  • errei e agradeço por ter errado, a banca está errada, gestão de documentos não inclui fase permanente. desconsiderem essa questão e avante!

  • Errei e agradeço por ter errado, a banca está errada, gestão de documentos não inclui fase permanente.

     

    A alteração do gabarito dessa questão só pode ter cido para beneficiar alguém no concurso, é a única explicação. 

  • Na Lei nº 8159, de 8 de Janeiro de 1991, diz:

    " Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    Esse banca é louca ou ela quer enlouquecer os concurseiros.

  • Cadê de onde essa IMUNDA tirou isso como certo.????????

  • Eu ri do colega que chamou a CESPE de imunda!!! kkkkkkkk

  • Forçando um pouco a barra...

    Questão: A gestão de documentos deve ser feita nas três idades documentais. (CERTO)

    Só entendo como certa se desconsiderarmos a expressão "gestão de documentos" e considerarmos a palavra "gestão" como administração. Note:

    A administração de documentos deve ser feita nas três idades documentais.

    Nesse sentido poderia estar certa porque os documentos não deixam de ser administrados porque foram recolhidos ao arquivo permanente.

    Pensa: o arquivo permanente não é um depósito onde você joga o arquivo sem qualquer critério, demandando assim, uma organização, até porque podem ser utilizados para pesquisa e para efeitos probatórios. Além disso, esses documentos devem ser devidamente acondicionados e preservados conforme a especificidade de cada um. Organizar, acondicionar e preservar devidamente, dentre outras atitudes necessárias, a meu ver, estão dentro do conceito propriamente dito da palavra administrar.

    Infelizmente, não dá para brigar com a banca, mas essa foi a única justificativa que consegui encontrar para justificar o gabarito...

    Se alguém tiver outra justificativa plausível, ou entenda que meu comentário não é cabível, agradeço o comentário.

    Força a todos!

  • Vi "100" comentários nessa questão, pensei, aí tem coisa errada..kk

  • A gestão de documentos é o conjunto de atividades, operações, métodos e técnicas que permitem o controle do fluxo de documentos, desde sua produção até a sua destinação, que pode ser a eliminação ou o recolhimento.

    A gestão de documentos tem a função de controlar os documentos com valor primário, ou seja, com utilidade administrativa. Os documentos da fase permanente somente possuem valor histórico, e, por isso, não estão sob os cuidados da gestão de documentos.

    Além disso, a gestão de documentos controla os documentos até a sua destinação. Na fase permanente, os documentos já foram destinados, o que inviabiliza a sua aplicação nessa fase.

    Portanto, pela sua própria natureza, a gestão de documentos somente pode ser aplicada nas fases corrente e intermediária do arquivo.

    Gabarito da banca: Certo

    Gabarito do professor: Errado (em discordância com a banca)

    --> COMENTÁRIO DO PROFESSOR.

  • CESPE 2018 - A gestão de documentos é aplicada na fase permanente do ciclo vital dos documentos de arquivo. ERRADO.

  • PRÓXIMA QUESTÃO,POIS ESSA NAO SERVE PARA NADA

  • De acordo com o artigo terceiro da lei n. 8.159/1991 a gestão de documentos ocorre nas fases corrente e intermediária, visando a eliminação ou guarda permanente, ou seja, no meu entendimento, não ocorre gestão de documentos na fase permanente.

    Art. 3.: "Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para a guarda permanente".

  • A gestão de documentos é feita nas fases corrente e intermediária, somente. Entretanto, a banca considerou o gabarito como sendo correto, ampliando para a fase permanente.

    Meu conselho é sempre considerar que a gestão de documentos é feita nas fases corrente e intermediária, somente.

    Resposta do professor: errada

    Resposta da banca: certa

  • chora pra Cespe
  • o que deu o recurso dessa questao?
  • KKKKKKKKK Nessa época os líderes da quadrilha fraudadora estavam presos?

  • Essa é a por matéria para estudar. Não digo isso pelo grau de dificuldade dos assuntos, mas porque as bancas exploram de forma muito ampla, genérica e subjetiva. Prefiro as leis,português, matemática e informática!

  • No mínimo é deixar em branco, era para ter sido anulado ou alterado o gabarito!

  • ai uma dessa, hoje, o que considerar????

    tnccc cespe melequento. Desde os primórdios sabemos que é corrente e intermediário.

  • Certa!!!!

    Por outro lado:

    QUESTÃO: Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: STM Prova: Técnico Judiciário - Área Administrativa

    A respeito da gestão de documentos, julgue o próximo item. 

    A gestão de documentos é aplicada na fase permanente do ciclo vital dos documentos de arquivo. - ERRADO. (é...na...)

    RESPOSTA DA QUESTÃO ACIMA: Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: IPHAN Prova: CESPE - 2018 - IPHAN - Auxiliar Institucional - Área 2

    Julgue o próximo item, relativo à gestão de documentos. 

    A gestão de documentos deve ser feita nas três idades documentais.- CERTO (não só na fase permanente!)

    Mas Marilena isso; fulano aquilo...

    Não vi ninguém dizendo que acontece gestão de documentos somente no corrente e no intermediário. O que vejo é:

    Doutrina da Marilene: Um programa de gestão de documentos, quando implementado em uma instituição, deve prever operações nas duas primeiras idades do ciclo vital dos documentos. Não se deve relacionar o termo gestão de documentos à idade permanente.

    "Não se deve!"

     

    Lei 8.159/91 - Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediáriaVISANDO a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    A lei não afirma que não há gestão na fase permanente! O verbo Visar meio que inclui a permanente na Gestão dos documentos.

    Daí, se esse foi o raciocínio do cespe, não há nada de errado com a questão, até mesmo porque Gestão significa administração, e o fato de um documento estar no permanente, não significa que ele não será gerido, administrado! Ex: restauração de documento ocorre em qualquer idade, ok? E restauração de documento faz parte da gestão de documento / administração de documento? Sim!!!

    Então pensei o seguinte:

    A gestão de documentos deve ser feita nas três idades documentais. (daqui pra frente, PREMISSA!)

    Gestão de documento no valor Primário : corrente e intermediário.

    Gestão de documento no valor Secundário: no permanente.

    Gestão de documento EM SENTIDO AMPLO, nas três idades documentais!!!!

    Será este o novo posicionamento do cespe?

    Para não me frustrar mais do que já estou, vou levar isso comigo.

    A propósito, é óbvio que errei a questão!

    Obs: Ajudem-me a retirar esse comentário ou a deixá-lo!!!

    Obs²: não acredito que o cespe esteja sendo parcial. É que essas matérias, arquivologia, administração geral, etc, não têm uma jurisprudência, ou um posicionamento majoritário e tal. O que dificulta até mesmo o examinador acertar a questão que elabora. Daí, concurseiros desesperados como eu, fazem um estrago no gabarito do Cespe!!!

  • Essa foi de lascar!

  • O pessoal que fez a prova não entrou com recursos? É inacreditável

  • Não sou de ficar questionando o gabarito da banca, mas é muito complicado observar que em diferentes situações sobre o mesmo assunto a banca se posiciona de forma diferente. Já resolvi questões em que a banca considera que a gestão deve abranger as três fases do documento, o que concordo, em outro momento coloca posição contrária em suas questões. Como lidar com uma situação dessa no momento da avaliação.

  • PESSOAL! PESQUISEI BASTANTE E ACHEI ISSO! TIREM SUAS CONCLUSÕES!

     Jardim (1985, p.1) menciona:

    “a gestão cobre o ciclo de existência dos documentos desde sua produção até serem eliminados ou recolhidos para arquivamento permanente, ou seja, trata-se de todas as atividades inerentes às idades corrente e intermediária”. Diante disto, a implementação de um programa de Gestão de Documentos propicia o gerenciamento de toda a vida informacional de uma instituição.

    Lopes (2004,p.118) 

     Arquivo permanente: no momento em que

    os documentos ‘perdem’ seu valor administrativo, aumenta a sua

    importância histórica, e não se pode separar estes arquivos em dois

    momentos: administrativo e histórico, pois os documentos que hoje são

    administrativos amanhã serão históricos, mas a qualquer momento poderão

    tornar-se novamente administrativos por vários motivos. Sua função é a de

    reunir, conservar, arranjar, descrever e facilitar a consulta de documentos

    oficiais não-correntes, tornando-os acessíveis e úteis no momento em que

    solicitados seja para atividades administrativas ou históricas.

    O que eu entendi?

    Na teoria do Jardim: Eu entendi que a Gestão de Documentos ainda cumpre seu papel na fase permanente, mas de modo indireto. A partir do momento em que a gestão de documentos realiza o RECOLHIMENTO para a fase permanente, nós temos um ciclo de existencia, dessa informação, que ainda é gerido por esse departamento de maneira indireta, como por exemplo: " Jardim cita que a Gestão de Documentos trata-se de todas as atividades inerentes ( dependente,inseparável,ligado etc) às fases correntes e intermediárias. Ora, se a Gestão realiza o RECOLHIMENTO para a fase permanente, podemos supor que é uma gestão realizada na fase PERMANENTE, não de modo centralizado mas de maneira destinatária.

    Na teoria de Lopes: Eu entendi que a partir do momento em que um documento histórico pode se tornar administrativo por qualquer motivo específico, nós podemos supor que as pespectiva da Gestão de Documentos acerca da fase PERMANENTE, na probabilidade de geri-la, não pode ser TIRADA.

    Outra interpretação é logo no final da teoria dele:

    " Sua função é a de reunir, conservar, arranjar, descrever e facilitar a consulta de documentos oficiais não-correntes, tornando-os acessíveis e úteis no momento em que

    solicitados seja para atividades administrativas ou históricas.".

    Eu entendi que se a Gestão de Documentos tem a prerrogativa de torna os documentos "não-correntes" uma informação de consulta quando solicitada na atividade histórica, podemos supor que a GESTÃO ESTÁ SENDO REALIZADA NÃO DE MANEIRA CENTRALIZADA MAS DE MANEIRA A DISPONIBILIZAR A INFORMAÇÃO.

  • Uma questão errada, mas considerada correta pela banca.

    A lei 8.159/1991, em seu art. 3º, é bem clara quanto ao conceito de gestão de documentos

    Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    Ainda no trabalho "Como avaliar documentos de arquivo" da série Como Fazer do Arquivo do Estado de São Paul, a gestão de documentos é explicada, como mostra abaixo.

    Conjunto de medidas e rotinas que garante o efetivo controle de todos os documentos de qualquer idade desde sua produção até sua destinação final (eliminação ou guarda permanente), com vistas à racionalização e eficiência administrativas, bem como à preservação do patrimônio documental de interesse histórico-cultural.

    A gestão pressupõe, portanto, uma intervenção no ciclo de vida dos documentos desde sua produção até serem eliminados ou recolhidos para guarda definitiva. Nesse sentido, um programa geral de gestão compreende todas as atividades inerentes às idades corrente e intermediária de arquivamento, o que garante um efetivo controle da produção documental nos arquivos correntes (valor administrativo/vigência), das transferências aos arquivos centrais/intermediários (local onde os documentos geralmente aguardam longos prazos precaucionais), do processamento das eliminações e recolhimentos ao arquivo permanente (valor histórico-cultural).

    Diante disso já é possível perceber que a gestão de documentos não atua sobre a fase permanente, uma vez que os documentos já foram tratados e viabilizados segundo essa atividade.

  • É ridículo o que essa banca faz! Contrária tudo que aprendemos! Se no resultado final fossemos depender dessa questão para classificar dentro das vagas , sairiamos muito frustados !!!!! Por pensar que ganhamos a questao e na hora a banca dar como correta. Sacanagem !

  • Lei 8.159/91 - Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediáriaVISANDO a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    A gestão de documentos é aplicada na fase permanente do ciclo vital dos documentos de arquivo. - ERRADO

    gestão de documentos deve ser feita nas três idades - certo

    nas questões se pode notar que quando aborda no sentido amplo , se é correto gestão nas três idades

    mas se está especifico , guarda permanente , marca se errado

    eu concordo ? não . Mas quem sou eu na filha do pão .

    se encontrar questões de forma diferente favor informar

  • banca desgraçada
  • Se cair na prova essa questão eu vou errar novamente!

    Em 08/10/20 às 08:52, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

    Em 07/10/20 às 09:15, você respondeu a opção C.

    Você acertou!

    Em 07/10/20 às 08:42, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

    Em 06/10/20 às 08:55, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

    Em 05/10/20 às 10:35, você respondeu a opção C.

    Você acertou!

    Em 05/10/20 às 09:24, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

    Em 11/09/20 às 16:26, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

  • Lei 8.159

    Art 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária.

  • VEJAM OUTRA DISCREPÂNCIA:

    Ano: 2018 Banca:  Órgão: STM  Prova: CESPE 2018 - 2018 - TÉCNICO JUDICIÁRIO - ÁREA ADMINISTRATIVA

    A respeito da gestão de documentos, julgue o próximo item.

    A gestão de documentos é aplicada na fase permanente do ciclo vital dos documentos de arquivo.

    GABARITO: ERRADO

    É DE LASCAR!!

  • toda vez que eu passo por essa questão eu vou cheio de certeza em ERRADO, ai eu erro e falo: uééééé, ai lembro da ladainha.

    mds

  • Quem defende que esta questão esta correta, foi beneficiado pela banca.

    No minimo !

  • Primeira Fase

    Produção de documentos: refere-se ao ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de um orgão ou setor. Nesta fase deve-se otimizar a criação de documentos, evitando-se a produção daqueles não essenciais, diminuindo o volume a ser manuseado, controlado, armazenado e eliminado, garantindo assim o uso adequado dos recursos de reprografia e de automação. Esta fase é composta pelos seguintes elementos:

    elaboração e gestão de fichas, formulários e correspondência;

    controle da produção e da difusão de documentos e caráter normativo.:

    utilização de processadores de palavras e textos

    Segunda Fase

    Utilização de documentos: refere-se ao fluxo percorrido pelos documentos, necessário ao cumprimento de sua função administrativa, assim como sua guarda após cessar seu trâmite. Esta fase envolve métodos de controle relaciona, os às atividades de protocolo e às técnicas específicas para classificação, organização e elaboração de instrumentos de recuperação da informação. Desenvolve-se, também,a gestão de arquivos correntes e intermediários e a implantação de sistemas de arquivo e de recuperação da informação.

    Terceira Fase

    Destinação de documentos: envolve atividades de análise, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos, ou seja, implica decidir quais os documentos a serem eliminados e quais serão preservados permanentemente.

  • Dica: a gestão de documentos, que possui 3 fases (produção, utilização e destinação), SOMENTE ocorre nas fases corrente e intermediária.

  • Errei no Simulado :)

  • Ano: 2019 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Acerca do programa de gestão de documentos, julgue o item a seguir.

    A gestão de documentos compreende o conjunto de procedimentos realizados na idade permanente dos documentos. (ERRADO)

    A mesma banca, o mesmo assunto. É uma piada!!!!!

  • Questão deveria ser anulada.

  • Olá pessoal! alguém tem informação se algum candidato conseguiu anular ou ter o recurso deferido dessa questão?

    Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: IPHAN Prova: CESPE - 2018 - IPHAN - Auxiliar Institucional - Área 2

    Julgue o próximo item, relativo à gestão de documentos. 

    A gestão de documentos deve ser feita nas três idades documentais.- CERTO

  • vou responder errado sempre essa questao

  • Meus, caros!

    Pelo fato de a banca não ter um gabarito consolidado a respeito, sugiro que retirem essa questão dos seus cadernos, a fim de evitar dúvida.

    Se você respondeu: ERRADO, então você está CERTO...rs

    Só, não acho, que quem acertou ou quem errou, nem quem acertou ou quem errou, acertou, todo mundo errou!

    Ref. Palavras sábias da dama de vermelho

  • CESPE >> Centro Especializado em Sabotagem, Putaria e Escândalo.

    melhor comentário nao há

  • Nessa questão eu considero que "gestão de documentos" da questão não se refere ao Plano de Gestão de documentos

  • Eu fiz essa prova! Fiquei pouco p*** hehehehe

  • Aaaaah vá

  • Ah, gente! Todo mundo sabe que tá errado, né?

  • A banca faz a gente de palhaço...

  • Eu sempre li nas obras, assisti nas vídeo aulas, nos PDF's, que a gestão de documentos é na fase corrente e intermediária....

  • segundo cespe ....

  • Uma coisa observo desde a época da faculdade: os concurseiros de arquivo não entram com recursos em gabaritos. Não se faz GD em arquivo permanentes! Essa questão era pra ter sido anulada!

  • O sujeito responsável pelo gabarito definitivo dessa questão deveria ter sido preso.

  • Que c#r#lh# é esse :@@@@@@
  • tipo de questão que vc faz, erra e finge que não viu

    não dá pra levar em consideração

  • Ajude a igreja, CESPE. Aff

  • Meu Senhor! A Cespe tá de brincadeira, né? Fase corrente e intermediária. Somente!!!

  • CESP sendo CESP.

  • A gestão de documentos é aplicada na fase permanente do ciclo vital dos documentos de arquivo. Cespe. Gabarito errado. Olha que contradição.
  • NÃO HÁ GESTÃO DOCUMENTAL NO ARQUIVO PERMANENTE. VSF,CESPE.