SóProvas


ID
2782354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do recebimento, do registro e da distribuição de documentos no protocolo, julgue o item subsequente.


A existência de controles paralelos de tramitação de documentos contribui para agilizar a localização da documentação.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

     

    PORTARIA INTERMINISTERIAL 1.677

    1. REGISTRO - Cadastramento das informações com o objetivo de controlar a tramitação dos documentos, avulsos ou processos, produzidos e recebidos em um órgão ou entidade;

     

    2. Controle paralelo não são interessantes, POIS GERAM divergências no registro da tramitação documental, uma vez, que poderá ser registrado em um dos sistemas e no outro não, por isso existe recomendação de não existir mais de 1 controle de tramitação ou acesso;

  • É que nem Anti vírus. É bom ter 1 só. Vários, achando que vai dar mais proteção, na verdade só dá mais conflito e fode teu computador.

  • É recomendável que só tenha 1 controle de tramitação. Para evitar divergências no registro da tramitação documental.

     

    Gabarito: ERRADO

     

    BONS ESTUDOS!!!

     

  • Errado!

     

    Quanto mais descentraliza, mais difícil controlar ! 

  • Controles paralelos podem gerar duplicidade.. e consequentemente, podem gerar erros. 

    Diferente de controle contingencial... caso o controle original falhe, há outro preparado para substituí-lo.

  • Eh que nem ter 5 atacantes craques... Vários, achando que vai ser melhor, mas na verdade vai ter briga de ego e o time vai desunir(pior ataque do mundo->Romario, Savio e edmundo)

  • Você até pode adotar vários métodos de arquivamento, mas acredito que o controle deva ser único (protocolo); de forma a facilitar a gestão dos documentos.

     

    Decreto 9928 - 23 de Janeiro de 2014


    Publicado no Diário Oficial nº. 9131 de 23 de Janeiro de 2014 
     

    Súmula: Instituído o Sistema Integrado de Documentos, denominado E-Protocolo, da SEAP.

    O GOVERNADOR DO ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições que lhe confere o art. 87, inciso V, da Constituição Estadual e tendo em vista o contido no protocolado sob nº 13.020.511-9,
     
     
    DECRETA:

    Art. 1º Fica instituído o Sistema Integrado de Documentos, denominado E-Protocolo, que visa unificar e dar maior agilidade e segurança às atividades de Protocolo e Organização de Arquivos do Estado, bem como controlar os documentos protocolados e não protocolados, emitidos e recebidos no âmbito dos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, controlando os documentos desde a emissão, tramitação, arquivamento e descarte.

    Art. 2º O sistema abrange os órgãos do Poder Executivo Estadual, não sendo permitida a implantação de sistemas paralelos para controle de documentos protocolados e não protocolados, e de arquivamento.

  • Errado!

    Controle paralelo não são interessantes, POIS GERAM divergências no registro da tramitação documental, uma vez, que poderá ser registrado em um dos sistemas e no outro não, por isso existe recomendação de não existir mais de 1 controle de tramitação ou acesso.

  • Ao contrário, o ideal é que se evite a existência de controles paralelos, para que o acompanhamento não fique bagunçado!

    GABARITO: Errado.

  • ERRADO

    É pra saber onde está, e eu ter o código na mão não necessariamente faz com que o processo se agilize

  • se é controle, então dificulta a localização e não facilita.

  • Se tiver mais de um controle haverá confusão! Basta lembrar de mulheres com filhos que moram com os pais: Há o controle da avó e o controle da mãe. Lógico que haverá divergência de controle. O filho (arquivo) obedecerá a quem?

  • o recomendável é que exista somente um controle de tramitação. Se utilizamos dois controles, é possível que o registro fique quebrado, ou seja, em um registra-se a movimentação da documentação e em outro não. Dessa forma, torna-se mais difícil a localização correta dos documentos.

    Resposta: errada

  • As atividades de protocolo têm a função de controlar o trâmite de documentos. Para realizar tal atividade, o protocolo se utiliza de sistemas próprios de registros.

    O sistema de registro mapeia toda a movimentação dos documentos dentro da instituição. Caso haja mais de um sistema, os registros podem conflitar entre si, com informações divergentes, fazendo com que se perca o controle sobre os documentos. Sendo assim, o recomendado é que haja somente um sistema de registro de movimentações.

    Gabarito do professor: Errado
  • E por que tem Protocolo Central e Setorial? Mais de um controle certo? Discordei da questão...

  • o recomendável é que exista somente um controle de tramitação. Se utilizamos dois controles, é possível que o registro fique quebrado, ou seja, em um registra-se a movimentação da documentação e em outro não. Dessa forma, torna-se mais difícil a localização correta dos documentos.

  • Gabarito: Errado

    Trabalho no protocolo e temos alguns sistemas antigos que são utilizados, SICOP e Sistema de Protocolo. Quando precisamos de algum documento antigo, consultamos esses sistema e por vezes a tramitação não coincide.