-
Gabarito ERRADO (pois esta trata tanto dos fatores INtrínsecos quanto os EXtrínsecos)
Conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelarar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento), OU SEJA, está ligada a GESTÃO dos fatores ligados ao meio ambiente, aos elementos químicos, aos modos de acondicionamento e acesso, visando prevenir e retardar a degradação;
CONSERVAÇÃO ENGLOBA
- Conservação PREVENTIVA – não se atua diretamente sobre o objeto, eliminam-se os potenciais fatores de degradação, ou seja intervém-se no meio ambiente em que o objeto se encontra. Observe que este tipo de conservação não atua diretamente internvindo na peça documental, mas está age indiretamente, uma vez que é levado em conta as caracteristicas intrínsecas e extrínsecas (qualidade do suporte, composição, química etc) para tomar medidas ambientais, de tal forma estas ajudem na estabilização ou impençam o dano;
Exemplos: medidas e ações necessárias para o registo, armazenamento, manipulação, embalagem e transporte, controlo das condições ambientais, planificação de emergência, formação dos profissionais, sensibilização do público.
- Conservação CURATIVA – atua diretamente sobre o objeto interrompendo ou atrasando a sua degradação;
Exemplos: desinfestação de têxteis e de madeiras, desacidificação do papel, consolidação de pinturas murais.
- RESTAURO – ações sobre o objeto que têm por objetivo restabelecer o valor estético devolvendo ao bem a sua leitura e compreensão. Estas ações só se realizam quando o bem perdeu uma parte do seu significado ou função através de uma alteração ou deterioração.
Exemplos: reintegração cromática de pinturas, assemblagem de uma escultura com lacunas, reintegração de lacunas.
-
Gab.: ERRADO
Apliquei o método Nashimura nessa questão. kkkkk
-
É O QUE CESPE??????
-
- Conservação PREVENTIVA – leva em conta todas as caracteristicas intrínsecas e extrínsecas, ou seja, não ignora nada.
-
ELA TACOU UMA ADVESARTIVA. ELA FOI TOTALMENTE CONTRA O QUE FALOU NO INICIO. KSKSKKS
SEGUE O BAILE.
-
Conservação Preventiva: É um conjunto de medidas e estratégias administrativas, políticas e operacionais que contribuem direta ou indiretamente para a conservação da integridade dos acervos e dos prédios que os abrigam. São ações para adequar o meio ambiente, os modos de acondicionamento e de acesso, visando prevenir e retardar a degradação.
Fonte: PDF - Kátia Quadros
-
GABARITO: ERRADO
COMPLEMENTANDO:
Um documento deve ser conservado em local apropriado, com temperatura e umidade baixas, em um local elevado, e acondicionado de maneira adequada.
Principais operações de conservação:
Desinfestação, limpeza, alisamento e restauração ou reparo, entre outras.
Comentário:
a) Desinfestação – combate ou inibe as atividades dos insetos. O método mais eficiente para combatê-los é a fumigação.
b) Limpeza – fase posterior à fumigação. Os documentos devem ser limpos com um pano macio, um aspirador de pó, uma escova adequada.
c) Alisamento – documentos são passados a ferro.
d) Restauração – são utilizados determinados procedimentos para recuperar documentos em mau estado físico de conservação. É feita por especialistas dessa área (requer muito conhecimento desses profissionais).
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
"Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas":
Preservação: é um conjunto de medidas e estratégias de ordem administrativa, política e operacional que contribuem direta ou indiretamente para a preservação da integridade dos materiais.
Conservação: é um conjunto de ações estabilizadoras que visam desacelerar o processo de degradação de documentos ou objetos, por meio de controle ambiental e de tratamentos específicos (higienização, reparos e acondicionamento).
Restauração: é um conjunto de medidas que objetivam a estabilização ou a reversão de danos físicos ou químicos adquiridos pelo documento ao longo do tempo e do uso, intervindo de modo a não comprometer sua integridade e seu caráter histórico.
Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf5.pdf
-
A conservação preventiva deve levar em consideração todos os fatores que possuem relação direta ou indireta com os documentos. Isso quer dizer que as condições ambientais, a estrutura física, os locais de armazenamento, os materiais de acondicionamento, os possíveis fatores de degradação e todas as forças que atuam nos suportes documentais devem ser consideradas, o que invalida a afirmação da questão, pois a mesma retira a importância do levantamento dos processos de degradação dos documentos.
Fonte: Como Fazer Conservação Preventiva em Arquivos e Biblio-
tecas / Norma Cianflone Cassares e Cláudia Moi. São Paulo:
Arquivo do Estado e Imprensa Oficial, 2000.
Gabarito do Professor: errado
-
O controle do meio ambiente de guarda dos documentos é fundamental para a conservação preventiva do acervo, mas também é preciso considerar que os suportes documentais possuem uma determinada vida útil, para que se possam realizar intervenções que prolonguem a vida útil do suporte ou que transportem a informação para outro suporte, mais durável. Assim, como não ignora o processo de degradação de suportes, a questão está errada.
Fonte: professor Carlos Xavier - Estratégia concursos