-
Embora os servidores DNS escutem tanto na porta 53 TCP, quanto UDP, na prática quase sempre é usada a porta 53 UDP, pois o tempo de resposta é menor. No UDP a requisição é simplesmente respondida da forma mais rápida possível, enquanto que no TCP é necessário abrir e encerrar a conexão (http://www.hardware.com.br/livros/linux-redes/bloqueando-portas-saida.html, acessado em 02 abr de 2011).
-
Errei essa questão !!! Eu entraria com recurso, pois a porta 53 UDP é utilizada apenas para consulta de nomes. Já a porta 53 TCP é utilizada para transferência de zonas entre os servidores primário e secundário e não consulta de nomes.
-
The Transmission Control Protocol (TCP) is used when the response data size exceeds 512 bytes, or for tasks such as zone transfers.
-
Questão mal formulada! Desta maneira que foi escrita estaria CERTA.
O servidor DNS usará apenas a porta 53 UDP para responder as consultas DNS. Ele utilizará a porta 53 TCP para transferência entre zonas.
-
O problema está na palavra "apenas"
-
Entendo que a porta 53 é a porta padrão para o DNS, porem isto não impede de utiizar (configurar) outra porta.
-
DNS (Domain Name Server): é um protocolo utilizado para realizar o mapeamento entre nomes e endereço IP. Utiliza a porta 43 do protocolo UDP para resolução de nomes e a porta 53 do protocolo TCP para transferência de zonas
-
Pessoal, o erro está em dizer "APENAS", pois "CONSULTAS DE NOMES" utiliza a porta 53 UDP e a porta 53 TCP (quando utrapassar 512 Bytes). A questão não tem nada haver com transferências de zonas que utiliza a porta 53 TCP.
-
Complemento, visto que os colegas já responderam a capciosa questão .
Segundo Forouzan(2008,p.495),"O DNS usa os serviços do UDP para mensagens de menos de 512 bytes;caso contrário, é usado o TCP."
Bibliografia:
FOROUZAN, B. A.; FEGAN, S. C. Protocolo TCP/IP. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.
-
muito boa.. cai nessa merda
2010
No serviço DNS, o protocolo UDP é utilizado para a troca de arquivos de zona entre servidores DNS.
Errada --> TCP
-
TCP(53) - para respostas
-
Quando a bibliografia diz que o UDP é utilizado para consultar nomes e mensagens abaixo de 512kb, quer dizer que consulta de nomes e mensagens são a mesma atividade?
-
Outra questão CESPE que ajuda a responder:
(CESPE) O DNS (domain name system) organiza o espaço de nomes em uma estrutura hierárquica que permite descentralizar as responsabilidades envolvidas na atribuição de nomes, podendo usar os serviços do UDP ou TCP por meio da porta-padrão 53. (C)
GAB C
-
ERRADO
UDP (PORTA 53): p/ mensagem de consulta e reposta - fornece agilidade.
TCP (PORTA 53): p/ repostas c/ tamanho acima de 512 bytes e p/ transferências de zonas (info. transmitida de um serv. DNS p/ outro serv. DNS)
-
gab e! questões que confirmam que DNS usa TCP e UDP, ambos porta 53.
no: 2015 Banca: Órgão: Prova:
Quando o cliente de um serviço DNS (domain name system) envia um pedido de resolução de nomes a um servidor, esse pedido é transportado pelo TCP, que se encarrega de buscar os servidores DNS primário e secundário.
(Errado, o pedido (query para server name é rápido, sem orientar a conexão pelo UDP)
Ano: 2015 Banca: Órgão: Prova:
Tipicamente, os servidores de nomes usam conexões UDP para o serviço de consultas DNS e conexões TCP para a transferência de zonas a um servidor secundário, ambas as conexões por meio da porta 53.(CORRETO)
Ano: 2014 Banca: Órgão: Prova:
O DNS (domain name system) organiza o espaço de nomes em uma estrutura hierárquica que permite descentralizar as responsabilidades envolvidas na atribuição de nomes, podendo usar os serviços do UDP ou TCP por meio da porta-padrão 53. (CORRETO)
Entendimento:
DNS usa:
UDP: porta 53 para comunicação/consultas rápidas
TCP: porta 53 para:
Atualização
Transferência de zona a um servidor secundário
consultas com respostas maiores que 512 bytes
-
Passou de 512 bytes, é TCP na mente.