SóProvas


ID
2782429
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A política de acesso aos documentos de arquivo no Brasil é recente, tendo sua normatização passado a ser mais efetiva a partir do início da década de 90 do século passado. No que se refere à política de acesso aos documentos de arquivo, julgue o item que se segue.


Recomenda-se que os documentos de acesso restrito que integram um acervo arquivístico sejam alocados no mesmo espaço físico onde estejam documentos de acesso livre.

Alternativas
Comentários
  • Acesso restrito: Apenas pessoas autorizadas têm acesso. ( EXEMPLO: em um setor para fins administrativos - balanço contábio)
    Acesso Livre: pessoas autorizadas e demais interessados ( EXEMPLO: documento armazenado apenas com valor informativo - estatuto da instituição)

     

    Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: ANP Prova: Analista Administrativo - Área  

    Os documentos correntes são de acesso restrito e devem ficar próximos aos servidores que são seus usuários diretos. CERTO

  • ERRADO.

     

    Quanto à NATUREZA DO ASSUNTO, os documentos podem ser classificados em:

    1. SIGILOSOS: acesso restrito + cuidados especiais na sua custódia e armazenamento.

    2. OSTENSIVOS: arquivos de acesso geral.

     

    Ainda em relação ao SIGILO, existem 3 graus de sigilo!

     

    1. RESERVADO: 5 anos sob custódia.

    2. SECRETO: 15 anos sob custódia.

    3. ULTRASSECRETO: 20 anos sob custódia.

     

    FONTE: Gran Cursos Online. 

  • Cada um no seu quadrado .
  • ACESSO RESTRITO  - SIGILO 

    ACESSO LIVRE - NAO TEM RESTRIÇÕES

    LOGO, NÃO POSSUEM A MESMA DINÂMICA.

     

    FERE O PRINCIPIO DA PROVENIÊNCIA

     

    KISS

  • DEC. 7.845/12

    Art. 42.  As áreas e instalações que contenham documento com informação classificada em qualquer grau de sigilo, ou que, por sua utilização ou finalidade, demandarem proteção, terão seu acesso restrito às pessoas autorizadas pelo órgão ou entidade.

  • retificando o que Rodliz disse, sobre o prazo, restante está ok.

    Ainda em relação ao SIGILO, existem 3 graus de sigilo!

     

    1. RESERVADO: 5 anos sob custódia.

    2. SECRETO: 15 anos sob custódia.

    3. ULTRASSECRETO: 25 anos sob custódia.

  • RESERVA5 . SECRETA15 . ULTRA20

  • os documentos de acesso restrito são aqueles que não devem ser acessados por qualquer pessoa, portanto, a recomendação é que eles fiquem armazenados em locais físicos diferentes dos reservados para documentos de acesso livre. É uma questão de segurança e controle do acesso à informação de forma indiscriminada.

    Resposta: errada

  • Os acervos documentais são compostos de documentos ostensivos e sigilosos. Os ostensivos possuem acesso livre, e os sigilosos terão o seu acesso restrito pelo tempo pré-definido pelo nível de sigilo aplicado. A restrição implica o impedimento do acesso. 

    Caso os documentos ostensivos fiquem no mesmo local que os documentos sigilosos, é possível que o acesso indevido aconteça, portanto, os documentos devem ficar em locais separados a fim de cumprir com a restrição de acesso. 

    Gabarito do professor: errado
  • Pra não zerar

  • 19 A manutenção dos documentos restritos numa área separada reduz a probabilidade de eles serem inadvertidamente usados em serviço de referência. Para documentos em papel ou audiovisuais, esta pode ser uma sala ou uma área separada dentro de um depósito comum; neste caso, a área pode ser cercada ou receber estantes deslizantes trancadas para prevenir o acesso não autorizado. Para documentos digitais, isso exige firewalls e depósito ou espaço de segurança separado.

    Fonte: Princípios de Acesso aos Arquivos: orientação técnica para gestão de arquivos com restrições