SóProvas


ID
2782471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação às boas práticas de preservação e de conservação de documentos de arquivo e às técnicas de acondicionamento e armazenamento de documentos de arquivo, julgue o item seguinte.


Toda instituição arquivística deve observar o princípio da integridade, conforme o qual a informação e os documentos devem estar sempre protegidos de ameaças físicas, internas ou externas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

     

    E-ARQ

    Integridade (=princípio da indivisibilidade) - este princípio, derivado do princípio da proveniência, se refere ao estado dos documentos que se encontram completos e não sofreram nenhum tipo de corrupção ou alteração não autorizada nem documentada, OU SEJA, os documentos de um arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida, a fim de preservar seus valores de prova e informação;

     

    DTA

    Integridade - princípio decorrente do princípio da proveniência que consiste em resguardar um fundo de misturas com outros, de parcelamentos e de eliminações indiscriminadas. Também chamado integridade do fundo;

     

    (FUNCAB/MPOG/2015) O objetivo decorrente do princípio da proveniência que consiste em resguardar um fundo para que ele não se misture a outros, não ocorra parcelamentos e nem eliminações indiscriminadas, denomina-se: INTEGRIDADE ARQUIVÍSTICA;

    (CONSULPLAN/TSE/2012) A garantia à integridade administrativa do produtor do acervo arquivístico exige, como referência, numa hierarquização de prioridades, a(s) PROVENIÊNCIA;

  • Gab.: CERTO

     

    Princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística


    Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida, a fim de preservar seus valores de prova e informação. Este princípio é derivado do princípio da proveniência”.


    A observância ao princípio da integridade arquivística contribui para a manutenção da inter-relação entre os documentos de arquivo, tendo em vista que a mutilação de um fundo arquivístico compromete o nexo existente entre o conjunto, prejudicando a análise e compreensão das funções e atividades desenvolvidas pela instituição.

  • Princípios: Os princípios arquivísticos constituem o marco principal da diferença entre a arquivística e as outras “ciências” documentárias. São eles:

    Princípio da Proveniência: Fixa a identidade do documento, relativamente a seu produtor. Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos. Arquivos originários de uma instituição ou de uma pessoa devem manter a respectiva individualidade, dentro de seu contexto orgânico de produção, não devendo ser mesclados a outros de origem distinta.

    Princípio da Organicidade: As relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.

    Princípio da Unicidade: Não obstante, forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos.

    Princípio da Indivisibilidade ou integridade: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

    Princípio da Cumulatividade: O arquivo é uma formação progressiva, natural e orgânica.

    Fonte: Colegas do Qc

  • Princípio da Indivisibilidade ou integridade:  Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.

  • O Princípio da Integridade propõe que os documentos de um arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida, com o objetivo de preservar as provas e as informações neles contidas.

     Essas ameaças físicas, internas ou externas, são as mutilações, alienações, destruições não autorizadas e adições de informações indevidas. 

    Resposta: certa  

  • GABARITO: CERTO

    Princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística: os fundos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou acréscimo indevido.

    FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4a Edição VALENTINI,RENATO.

  • Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, integridade arquivística "é objetivo decorrente do princípio da proveniência que consiste em resguardar um fundo de misturas com outros, de parcelamentos e de eliminações  indiscriminadas. Também chamado integridade do fundo."

    Esse é um princípio que visa proteger documentos de possíveis perdas de informação, por isso é tão importante que as instituições o respeitem e o apliquem no desenvolvimento de suas atividades.

    Gabarito do Professor: certo
  • Gab. C

    Para que os documentos não sejam mutilados, alienados, destruídos, em observância ao princípio da integridade, é necessário que sejam sempre protegidos de ameaças físicas, internas ou externas.

  • Indivisibilidade (integridade): os documentos devem ser preservados sem dispersão (separação).

  • A título de revisão das práticas de preservação e de conservação de documentos: Alguém sabe se realmente tem diferença entre ameaça física interna ou externa?

  • Cara.. não associei de acordo com o material que o princípio da integridade se referia também a ameaças físicas e biológicas...

    Resumo: Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida;

    Deve estar implícito na destruição/mutilação;

    Que nossa senhora concurseira nos ajude!

  • Indivisibilidade / Integridade

    ✏Os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida, a fim de preservar seus valores de prova e informação.

    Este princípio alinha-se ao princípio da ordem original e da cumulatividade.

    ✏Segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística (2005), define-se por Integridade Arquivístiva ou integridade do fundo o objetivo decorrente do princípio da proveniência que consiste em resguardar um fundo de misturas com outros, de parcelamentos e de eliminações indiscriminadas.

    Fonte: Alfacon

  • Não seja um café com leite nos concursos e estude redação. 10% dos aprovados na prova objetiva REPROVARAM na redação no último concurso da PF

    _______________________________________________________________

    Eai concurseiro!?

    Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!?

    Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens.

    https://go.hotmart.com/W44743476R

  • Na aula o professor passa 10 princípios, chego nas questões e encontro 9600@14!320