SóProvas


ID
2782588
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A toxicidade que resulta de exposições contínuas e se estende por períodos de dias, meses ou anos, causando danos para a pele ou membrana mucosa, é classificada como

Alternativas
Comentários
  • por longo tempo = crônico

     

    em algum específico = local

  • Aguda: este termo é empregado no senso médico para significar “de curta duração”. Quando aplicada para materiais que podem ser inalados ou absorvidos através da pele, será referida como uma simples exposição de duração medida em segundos, minutos ou horas. Quando aplicada para materiais que são ingeridos, será referida comumente como uma pequena quantidade ou dose.

    Crônica: este termo será usado em contraste com aguda, e significa de longa duração. Quando aplicada para materiais que podem ser inalados ou absorvidos através da pele, será referida como períodos prolongados ou repetitivos de exposição de duração medida em dias, meses ou anos. Quando aplicada para materiais que são ingeridos, será referida como doses repetitivas com períodos de dias, meses ou anos. O termo “crônico” não se refere ao grau (mais severo) dos sintomas, mas se importará com a implicação de exposições ou doses que podem ser relativamente perigosas, a não ser quando estendidas ou repetidas após longos períodos de tempo (dias, meses ou anos). Neste trabalho o termo crônico inclui exposições que podem também ser chamadas de “sub-agudas”, como por exemplo, algum ponto entre aguda e crônica.

    Local: este termo se refere ao ponto de ação de um agente e significa que a ação ocorre no ponto ou área de contato. O ponto pode ser a pele, membranas mucosas, membranas dos olhos, nariz, boca, traquéia, ou qualquer parte ao longo dos sistemas respiratório ou gastrintestinal. A absorção não ocorre necessariamente. Sistêmica: este termo se refere a um ponto de ação diferente do ponto de contato e pressupõe que ocorreu absorção. É possível, entretanto, para agentes tóxicos serem absorvidos através de canal (pele, pulmões ou canal gastrintestinal) e produzirem manifestações posteriores num daqueles canais que não são um resultado do contato direto original. Desta maneira é possível que alguns agentes produzam efeitos perigosos num simples órgão ou tecido como resultado de ambas as ações local e sistêmica.

    Absorção: um material é dito ter sido absorvido somente quando tenha alcançado entrada no fluxo sangüíneo e conseqüentemente poder ser carregado para todas as partes do corpo. A absorção necessita que a substância passe através da pele, membrana mucosa, ou através dos alvéolos pulmonares (sáculos de ar dos pulmões). Também pode ser produzida através de uma agulha (subcutânea, intravenosa, etc...), mas esta não é de muita importância em Higiene Industrial.


  • cutânea, quando superficial


    sistêmica quando for atingido os órgãos internos.

  • Local aguda Efeitos sobre a pele, as membranas mucosas e os olhos após exposição que varia de segundos a horas.

    Sistêmica aguda - Efeitos nos diversos sistemas orgânicos após absorção da substância pelas diversas vias. A exposição varia de segundos a horas.

    Local crônica - Efeitos sobre a pele e os olhos após repetidas exposições durante meses e anos.

    Sistêmica crônica - Efeitos nos sistemas orgânicos após repetidas exposições pelas diversas vias de penetração durante um longo período de tempo.