GAB: LETRA E
Complementando!
Fonte: Celso Natale - Estratégia
O monopolista produzirá a quantidade na qual sua receita marginal e seu custo marginal se igualam, portanto “E” é nosso gabarito.
A alternativa “C” pode parecer tentadora, mas observe que de nada adianta cobrar o maior preço possível, se o custo estiver também muito alto. O mesmo pode ser dito da alternativa “A”.
A alternativa “B”, por fim, ignora a quantidade produzida.
=-=-=
PRA AJUDAR!
(2012/VUNESP/SEFAZ SP/Agente Fiscal de Rendas) Com relação à curva da demanda dirigida à firma monopolista, pode-se afirmar que será negativamente inclinada, se assim o for a demanda do mercado. (CERTO)
R: Basta lembrarmos que o monopolista é o mercado. Naturalmente sua curva de demanda será igual a curva de demanda do mercado. Se a curva de demanda de mercado for decrescente– como costuma ser –, assim será a curva de demanda com a qual se depara o monopólio.
=-=-=
(2002/CEBRASPE-CESPE/SENADO FEDERAL/Consultor Legislativo - Economia) O fato de as companhias aéreas reduzirem o preço das passagens quando da compra antecipada constitui exemplo de discriminação de preço, porque a demanda desses viajantes é mais inelástica em relação ao preço. (ERRADO)
R: Realmente, a cobrança de preços maiores para compras de passagens “em cima da hora” constitui uma discriminação de preços (de terceiro grau, para sermos mais precisos), mas é possível porque esses viajantes são inelásticos em relação ao preço, afinal, precisam viajar logo!
Os viajantes que compram antecipadamente são mais elásticos, ou seja, como podem se planejar com mais calma, reagem com maior rejeição a preços mais altos.
=-=-=
(2010/CEBRASPE-CESPE/SEFAZ ES/Consultor do Executivo) Os descontos dados pelas empresas de turismo para pessoas de terceira idade que viajam na baixa estação são consistentes com o comportamento de um monopolista discriminador de preços. (CERTO)
R: Sim, de fato descontos são formas de discriminação de preços. Podemos ser ainda mais específicos: são discriminações de terceiro grau.
=-=-=
(2010/CEBRASPE-CESPE/MPU/Analista - Economia) Uma empresa monopolista que discrimina preços de acordo com a quantidade consumida da mesma mercadoria/serviço pratica discriminação perfeita de preço de primeiro grau. (ERRADO)
R: A prática descrita na questão é uma discriminação de segundo grau. A discriminação perfeita (primeiro grau) consiste em cobrar exatamente o preço máximo que cada consumidor está disposto a pagar pelo produto.
=-=-=
(2010/CEBRASPE-CESPE/2010/MPU - Analista (Economia) Caso a elasticidade da demanda seja grande, é correto afirmar que o poder de monopólio da empresa será pequeno. (CERTO)
R: O poder de monopólio, mensurado pelo índice de Lerner, será menor quanto maior for a elasticidade-preço da demanda. Consumidores muito sensíveis às mudanças de preços não permitem que o monopolista fixe preços muito altos.