-
GABARITO: CERTO
"Na época colonial, a organização do espaço brasileiro esteve muito condicionada à evolução de seu sistema produtivo. Este, por sua vez, num contexto de espaço subordinado, sempre se estabeleceu para atender demandas externas, as necessidades de um espaço subordinante."
FONTE:http://umaliberdadevirtual.blogspot.com/2010/04/producao-do-espaco-geografico.html
-
Pode-se dizer que, economicamente, o Brasil era formado por “ilhas” (espaço subordinado) desarticuladas entre si e voltadas para o exterior (espaço subordinante). Assim ocorria com a cana-de-açúcar no Nordeste e a mineração no Sudeste.
-
uma relação espacial de exploração? brasil distante de Portugal , ham....
-
Em 1759 foi organizadas as Capitanias da Coroa, divididas em geral e em subordinadas. A geral era administrada pelo Governador, e sob ela estava o RS e SC (áreas em disputa). Já as subordinadas ficaram sob a administração dos donatários, que tinham função administrativa e proteção militar das fronteiras.
-
Espaço Subordinado: Brasil.
Espaço Subordinante: Portugal.
Na verdade nem existia Brasil nessa época. O Brasil nasceu em 1822 com a proclamação da independência, antes disso o que se tinha na região onde hoje chamamos de Brasil era uma extensão de Portugal.
-
Muitas delas baseadas no sistema Plantation
Características:
1) mão de obra escrava
2) monocultura
3) Exportação
4) Latifundios
-
Pacto Colonial = Capital/Portugal (Lucrava) - Colônia (Explorada)
-
Não acredito que ele agiu em legítima defesa, uma vez que o açogueiro estava caído, no chão, quando recebeu o golpe fatal. Acertou região vital, causando a morte. Ele poderia ter atingido a perna ou outra região não letal (cheguei a esta conclusão pq ele deu um golpe certeiro q causou a morte). Ele teve tempo para idealizar a localização do golpe. Correto, para mim, o gabarito.
-
A questão não adentrou a excludente de ilicitude, cingiu-se a tratar da imputabilidade.
-
Essa prova de analista estava chatinha, hien!?
-
A questão acima pede para que o candidato julgue a afirmação acima que trata sobre o período da colonização brasileira junto com o sistema produtivo implantado no país naquela época.
Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato saiba como foi a colonização aqui no Brasil, e qual a relação que o nosso país teve, enquanto colônia, com o país dominante, no caso Portugal.
No século XVI, em pleno período das grandes navegações, portugueses e espanhóis se lançaram ao mar em busca de novas terras no sentido de aumentar suas riquezas.
Ao invadirem o Brasil em 1500, os portugueses por meio de expedições, iniciaram o processo de exploração do vasto território brasileiro, em busca de informações sobre riquezas naturais, climas, povos nativos, relevo, vegetação e o solo do país.
Após vários estudos e expedições, os portugueses passaram a colonizar o território brasileiro explorando as riquezas que aqui tinha. Pau-brasil, cana-de-açúcar, ouro, foram os principais produtos pilhados pelos colonos europeus que levavam esses recursos para o Velho Continente para intensificar o seu comércio, gerando então uma acumulação de riquezas em cima da sua colônia.
Nesse caso, a relação era: colônia (Brasil), que podemos também chamar de espaço subordinado que fornecia as matérias-primas extraídas por meio do trabalho escravo; e metrópole (Portugal) que também podendo ser chamado de espaço subordinante que extraía esses recursos naturais e os exportava para outros países.
Portanto, a afirmativa está CERTA.
Gabarito do Professor: CERTO.