SóProvas


ID
2784103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue o item a seguir, com relação aos traços gerais da organização e da formação do espaço geográfico brasileiro na época da incorporação do Brasil ao império português.


No âmbito do império português, a associação entre monocultura da cana-de-açúcar, trabalho escravo e grande propriedade surgiu no Nordeste brasileiro, com o custeamento da coroa.

Alternativas
Comentários
  • Custeado pelos Capitães Hereditários. Gabarito: E
  • A primeira parte da questão está correta, já a parte final está errada visto que a coroa se beneficiava, e muito, dessas monoculturas (açúcar, café, tabaco, etc.).

  • Principais características da econômica açucareira:

     

    *Cultivo da cana-de-açúcar nos engenhos com o objetivo de produzir açúcar para, principalmente, vender no mercado europeu.

     

    *Uso, principalmente, de mão de obra escrava de origem africana. Havia também trabalhadores livres remunerados nos engenhos, porém, em menor quantidade.

     

    *Estabelecimento dos engenhos em grandes propriedades rurais (latifúndios), que eram propriedades dos senhores de engenho.

     

    *Poder econômico concentrado nas mãos dos senhores de engenho (formação da aristocracia rural).

     

    *Transporte e comercialização do açúcar no mercado europeu realizados pelos holandeses.

     

    *Neste período, o tráfico negreiro também gerou elevados lucros para os comerciantes de escravos. Esta atividade também era fonte de renda, através de impostos, da coroa portuguesa.

     

    *Sistema econômico da colônia definido e fiscalizado pela Coroa Portuguesa.

     

    *Existência do Pacto Colônia, fazendo que todo comércio da colônia fosse praticado somente com a Metrópole (Portugal). Desta forma, os produtos manufaturados não eram produzidos no Brasil, mas sim importados da metrópole.

     

    GAB: E

     

  • Ora, se éramos uma "colônia de exploração" como então conceber uma exploração "custeada"?

    Impossível !


    A riqueza SAÍA daqui e não o contrário !

  • Era o sistema conhecido como "plantation" que perdurou por vários nos no Brasil. Contudo os donatários das capitanias hereditárias dividiam ou exploravam a terra a seu critério. Havia capitanias com diversas fazendas utilizando o sistema de produção das "plantations".

  • Sistema de produção "plantation" 

    Donatários das capitanias hereditárias dividiam ou exploravam a terra a seu critério.

  • ERRADO


    Uma palava muda TUDO. Reescrevendo a assertiva, temos:


    No âmbito do império português, a associação entre monocultura da cana-de-açúcar, trabalho escravo e grande propriedade surgiu no Nordeste brasileiro, para o custeamento da coroa.



  • ERRADO


    Uma palava muda TUDO. Reescrevendo a assertiva, temos:


    No âmbito do império português, a associação entre monocultura da cana-de-açúcar, trabalho escravo e grande propriedade surgiu no Nordeste brasileiro, para o custeamento da coroa.



  • Acredito que existem dois erros na questão:

    Um já foi explicado em vários comentários, mas o principal erro está em afirmar que esse sistema de monocultura, trabalho escravo e grande propriedade (plantation) nasceu no Nordeste, isso NÃO é verdade. Portugal já tinha experiência nesse tipo de produção nas Antiilhas bem antes de começar a implantar esse sistema no Nordeste brasileiro.

  • Sistema Plantation

     

    Características:

    1) mão de obra escrava

    2) monocultura

    3) Exportação

    4) Latifundios

  • Erro da questão: "com o custeamento da coroa".

     

     

    Explicando de forma bem simples, com as minhas palavras, o que rolou foi o seguinte:

     

    O Brasil em 1534, pouco tempo após seu descobrimento pelos portugas, foi dividido territorialmente nas chamadas "capitanias hereditárias". Se não me engano eram 14. Os beneficiários que recebiam as terras eram individuos da nobreza lusitana - chamados de donatários. Os Donatários, donos da terra, implementaram o sistema da "Sesmaria" que nada mais era do que dividir a terra destinada ao plantio agrícola para os "sesmeiros" que, por sua vez, produziam a cana de açucar. Com a adoção do sistema de sesmaria, a Coroa Portuguesa pretendia cultivar as terras de sua colônia na América e povoar o novo território recém-conhecido. 

     

    RESUMO: Os sesmeiros, com seus próprios meios ou com ajuda do donatário, produziam e vendiam a cana de açucar (ou qualquer outro produto que fosse produzido) e parte da produção ou rendimento ia pra coroa portuguesa. A coroa não financiava o cultivo das terras da colônia, APENAS "ARRENDAVA A TERRA".

  • > Pacto Colônia: o comércio da colônia é praticado somente com a colonizadora (Portugal).

    Ou seja, os produtos manufaturados não eram produzidos no Brasil, mas sim importados da metrópole. LOGO, não era "com o custeamento da coroa" , mas sim "Custeado Para a Coroa"

  • GAB: Errado

    Foi custeado pelas capitanias hereditárias. Os donatários.

  • Plantation nome dado a um modelo de organização econômica em que se destacam quatro aspectos principais: latifúndio, monocultura, mão-de-obra escrava e produção voltada para o mercado externo.

  • Não era custeado pela Coroa. A Coroa Portuguesa transferiu os gastos da colonização para os particulares(de classe média alta), por meio da Carta de doação e a Carta de Foral, no período das Capitanias Hereditárias - primeiro descentralização administrativa instalado no Brasil. Como um todo não obteve sucesso, somente São Vicente e Pernambuco). Muitos Donatários nem chegaram a vir para o Brasil, por falta de recursos, ataques indígenas, entre outros problemas

  • Custo da coroa deixa a questão errada.

    A revolução pernambucana é reflexo da exploração da Família Real contra os nordestinos, isso serve de exemplo para mostrar o erro da questão.

    PM AL 2021

  • A associação de monocultura, trabalho escravo e grande propriedade já tinha sido testado com sucesso em outras colônias, portanto, não surgiu no nordeste brasileiro, mas lá foi introduzido.

  • com o custeamento da coroa não ... PARA o custeamento da coroa kkk

    Um abraço do Relâmpago amarelo de Konoha.

  • era financiado por particulares

  • Pessoal, as capitânias eram financiadas pelos Donatários(designados pela coroa portuguesa)!

    Fé!!

  • Custeado pelos Capitães Hereditários com s emprestimos pegos dos holandeses !! kkk e la na frente vamos ter as invasões holandesas ... pense num labafero..

  • capitanias

    pmal21

  • Era custeado pelos donatários e sesmeiros, a coroa só cedia a posse da terra. (ERRADO)
  • A coroa portuguesa estava igual eu me encontro, sem um real no bolso. kkkkkk

  • Não estou confiando mais nos gab. do professor de geografia do estratégia o cara só dá gabarito errado

  • portugal tava era "F#dico economicamente. Quem bancou tudo foi a iniciativa privada, (capitães donatários) posteriormente a Holanda emprestou grana. Gabarito errado
  • PLANTATION: MONOCULTURA, ESCRAVIDÃO,LATIFÚNDIO, EXPORTAÇÃO

    O erro da questão e afirmar que a coroa custeava essa atividade

  • ERRADA.

    O erro da questão é afirmar que a associação entre monocultura da cana-de-açúcar, trabalho escravo e grande propriedade surgiu no Nordeste brasileiro, com o custeamento da coroa. Sabe-se que os custos eram financiados pelas capitanias hereditárias, ou seja pelos donatários, uma vez que a Coroa Portuguesa transferiu os custos da colonização para os particulares.

    Ademais, tal transferência de custos realizou-se por meio da Carta de doação e Foral, no período das Capitanias Hereditárias que eram uma forma de administração territorial da América portuguesa por meio do qual a Coroa delegou a tarefa de colonização e exploração de determinadas áreas brasileiras que eram divididas em grandes faixas e entregues para a administração de particulares.

  • ERRADO

    SUSTENTO DA COROA E NÃO CUSTEAMENTO OK

  • A questão acima solicita para que o candidato julgue uma afirmação que tem como tema o ciclo da cana-de-açúcar aqui no Brasil, ocorrida inicialmente no século XVI na Região Nordeste.
    Para responder a questão corretamente, é importante que o candidato saiba quais foram as características do Ciclo do Açúcar aqui no Brasil e como ele foi sustentado quando nosso país era colônia de Portugal.
    O Ciclo do Açúcar foi um importante fator econômico, social e cultural no início da colonização brasileira, entre meados do século XVI e XVIII. O início desse ciclo econômico inicia-se quando o governo português, que na época não tinha condições econômicas necessárias para a exploração econômica do território brasileiro, começou a doar sesmarias para a administração de particulares, que consistiam em grandes porções de terras que deveriam ser utilizadas para a criação de atividades agrícolas que atendessem a demanda do mercado europeu.
    Como o açúcar era um produto bastante valorizado no mercado europeu, os donatários - que eram os agentes particulares que receberam as doações de terras por parte da coroa -, financiaram e começaram a produzir a cana-de-açúcar, o que trouxe um grande poder econômico e político para esses agentes no território brasileiro.
    Sendo assim, nota-se que a produção de cana-de-açúcar aqui no Brasil não teve custeamento da coroa, uma vez que seu ciclo econômico foi viabilizado e financiado pelos donatários que receberam essas terras do governo de Portugal que não tinham condições de explorar economicamente a colônia.
    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • A questão acima solicita para que o candidato julgue uma afirmação que tem como tema o ciclo da cana-de-açúcar aqui no Brasil, ocorrida inicialmente no século XVI na Região Nordeste.
    Para responder a questão corretamente, é importante que o candidato saiba quais foram as características do Ciclo do Açúcar aqui no Brasil e como ele foi sustentado quando nosso país era colônia de Portugal.
    O Ciclo do Açúcar foi um importante fator econômico, social e cultural no início da colonização brasileira, entre meados do século XVI e XVIII. O início desse ciclo econômico inicia-se quando o governo português, que na época não tinha condições econômicas necessárias para a exploração econômica do território brasileiro, começou a doar sesmarias para a administração de particulares, que consistiam em grandes porções de terras que deveriam ser utilizadas para a criação de atividades agrícolas que atendessem a demanda do mercado europeu.
    Como o açúcar era um produto bastante valorizado no mercado europeu, os donatários - que eram os agentes particulares que receberam as doações de terras por parte da coroa -, financiaram e começaram a produzir a cana-de-açúcar, o que trouxe um grande poder econômico e político para esses agentes no território brasileiro.
    Sendo assim, nota-se que a produção de cana-de-açúcar aqui no Brasil não teve custeamento da coroa, uma vez que seu ciclo econômico foi viabilizado e financiado pelos donatários que receberam essas terras do governo de Portugal que não tinham condições de explorar economicamente a colônia.
    Gabarito da questão: ERRADA.
  • 2 Erros:

    1. Não foi custeado pela coroa portuguesa

    2. A plantação de cana-de-açúcar e o trabalho escravo não surgiu no Nordeste brasileiro. (Já existia)

  • Quem primeiro investiu foram os holandeses ...

  • CAPITANIAS HEREDITÁRIAS

  • As capitanias eram custeadas pelos donatários e muitas vezes com financiamento holandês.

    GABARITO: ERRADO.

  • os chamados donatários que eram pessoas nobres de confiança do rei que arcava com todo o custo das terras, o famoso sistema plantation!!!
  • Ao substituir a preposição "com" pela preposição "para" manteria o sentindo gramatical da frase kkkkkk

    Errado!