SóProvas


ID
2784106
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Julgue o item a seguir, com relação aos traços gerais da organização e da formação do espaço geográfico brasileiro na época da incorporação do Brasil ao império português.


Nesse período, a produção dos espaços geográficos teve por base a formação de sucessivas áreas de atração e repulsão.

Alternativas
Comentários
  • O desenvolvimento de aglomerações urbanas, com sua consequente oferta de empregos, facilidades e etc., atrairam pessoas de diversos locais, por consequência, regiões do país começaram a perdem moradores. Tal situação foi provocada no período em questão.



    Áreas de repulsão populacional: são as áreas que perdem população por diversos fatores, como: carência de mercado de trabalho, atividades econômicas com dificuldades em atrair e conservar as populações locais, baixa qualidade de vida, desestruturação demográfica e familiar. Um exemplo de área de repulsão populacional é a Região Nordeste. 

    Áreas de atração populacional: são as áreas atraem as populações de outras áreas. Os principais fatores atrativos são: numerosas oportunidades de emprego, melhor qualidade de vida, condições climáticas favoráveis. Um exemplo de área de repulsão populacional é a Região Sudeste. 


    Fonte: https://www.colegioweb.com.br/movimentos-migratorios/migracoes-internas.html

  • capitanias hereditárias, são Vicente e Pernambuco tração, o resto repulsão

  • Áreas de repulsão são as áreas que perdem população por diversos fatores, como:

    – Excesso populacional, que causou um desequilíbrio entre a mão-de-obra livre e as oportunidades de emprego. 

    – o problema das secas, inundações e geadas. 

    – carência de instituições de ensino e assistência médico-social. 

    – problemas do solo erosão e esgotamento. 

    – baixa remuneração trabalhista. 

    – mecanização da agricultura. 


    Um exemplo de área de repulsão é o meu nordeste.


    Áreas de atração são as áreas que atraem populações de outras áreas e os principais fatores atrativos são:

    Empregos

    – Escolas

    Moradia

    Assistência médico-hospitalar

    Profissionalização. 

    – Condições climáticas favoráveis


    #percenteremos




  • QUESTÃO CORRETA 

     Na época da incorporação do Brasil ao império português.

     

    Nesse período, a produção dos espaços geográficos teve por base a formação de sucessivas áreas de atração e repulsão.

    E segue o baile!! PRF 2019!!!!

  • capitanias hereditárias atrativas 2, repulsivas 11

  • Com relação aos traços gerais da organização e da formação do espaço geográfico brasileiro na época da incorporação do Brasil ao império português

    GABARITO : CERTO

    Observa-se que nesse período, realmente , tivemos muitas fases de repulsão e atração, uma vez que os portugueses buscavam por riquezas de forma incessante.Um exemplo disso foi quando surgiram notícias de que havia ouro na cidade de Paranaguá ( PARANÁ) e muita gente foi pra lá no intuito de buscar ouro, ou seja, temos aí um aspecto de ATRAÇÃO . Contudo , depois de um tempo, os portugueses não viram muita prosperidade em Paranaguá e ficaram sabendo que havia bastante ouro em Minas Gerais. Então o que acontece ? Paranaguá se torna um fator de REPULSÃO , pois essa cidade não tem o que essas pessoas querem e agora quem se torna ATRAÇÃO é a cidade de Minas Gerais ... E isso aconteceu muito ao longo do tempo .

  • Questão com entendimento de HISTÓRIA.

    GAB : C

  • Raiva dessa prova de analista

  • CERTA.

    É fato que a produção dos espaços geográficos teve por base a formação de sucessivas áreas de atração e repulsão. Áreas de atração são aquelas que atraem populações por fatores diversos como: estrutura, emprego e renda, educação, moradia, condições climáticas favoráveis, etc. Já as áreas de repulsão são as que perdem população por fatores como: carência de estruturas e serviços básicos, como emprego, moradia, entre outras.

    Um exemplo de área de atração é o Sudeste brasileiro, principalmente devido a oferta de emprego e renda, enquanto a região Nordeste é um exemplo de área de repulsão, principalmente devido a uma maior carência de mercado de trabalho e por suas condições climáticas consideradas desfavoráveis.

  • GAB:CERTO

    podemos relacionar isso com o êxodo rural, com os Nordestinos indo para são Paulo em busca de trabalho....

  • Alguns comentários equivocados comparando o Brasil Império com o Período Colonial. Cuidado galera!

  • A questão acima pede para o candidato julgar uma afirmativa sobre o processo de formação do espaço geográfico brasileiro no período da colonização portuguesa aqui no país. 
    Na afirmação é questionado se o processo de produção de espaços geográficos teve como base a formação de áreas a partir de fatores atrativos e repulsivos da urbanização aqui no país.
    Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato saiba como ocorreu o processo de ocupação portuguesa aqui no Brasil, e entender as características dos fatores atrativos e repulsivos da urbanização.
    Primeiramente, é pertinente explicar o que são os fatores atrativos e os fatores repulsivos da urbanização. Os fatores atrativos ocorrem quando a população atraída pelas ótimas condições econômicas, financeiras, educacionais e de saúde migram para uma determinada localidade em busca de oportunidades e de uma melhor qualidade de vida. 
    Já os fatores repulsivos ocorrem quando a população abandona sua região em busca de melhores condições de vida, que geralmente são ocasionadas pela falta de empregos, pela dificuldade econômica, a dificuldade em sobreviver na região, entre outros fatores.
    Analisando o período colonial, nota-se que essa ocupação econômica dos portugueses aqui no Brasil baseou-se em um recíproco processo entre fatores atrativos e repulsivos. 
    Duas capitanias foram fortes áreas de atração: o de Pernambuco e a de São Vicente (atual Estado de São Paulo). Como fatores de atração podemos destacar a produção de cana-de-açúcar, que na época na Europa, era um produto muito apreciado e valorizado por lá. Por conta das favoráveis condições de plantio, muitos portugueses atraídos pelas condições climáticas das regiões ocuparam essas capitanias para explorarem esse recurso. 
    Além disso, podemos citar o período da mineração, ocorrido no século XVIII, em Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e em algumas áreas da Bahia e de São Paulo, em que muitos portugueses atraídos pela grande quantidade de ouro existente ali, criaram vilas e arraiais nessas regiões para explorar esse recurso, que também era muito valorizado no Velho Continente.
    Levando-se em conta os fatores repulsivos, o próprio período da mineração passou por essas condições, levando ao abandono e vazio demográfico das regiões citadas acima. Isso ocorreu por conta do esgotamento das jazidas que gerou uma grande queda na arrecadação de impostos e na falta de diversificação econômica nessas áreas. Por conta disso, essas vilas e arraiais foram abandonadas em razão das dificuldades econômicas causadas pela falta do ouro nessas localidades, o que gerou a ida de portugueses e populações nativas a migrarem para outras áreas do país.
    Portanto, como podemos ver, a produção do espaço geográfico brasileiro se deu a partir de áreas de atração e repulsão.
    Gabarito do Professor: CERTO.