SóProvas


ID
2784133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nas últimas décadas, as cidades têm representado uma grande conquista do homem moderno. Hoje em dia são elas que dirigem e organizam o mundo, pois concentram os grandes centros de decisões político-econômicas e científico-tecnológicas. Acerca do processo de urbanização brasileiro, julgue o item que segue.


A urbanização brasileira ocorreu, inicialmente, em áreas isoladas, como verdadeiras ilhas, generalizando-se somente a partir do século XX.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo


    As raízes da urbanização brasileira são decorrentes da história, os primeiros centros urbanos surgiram no século XVI, ao longo do litoral em razão da produção do açúcar, nos séculos XVII e XVIII, a descoberta de ouro fez surgir vários núcleos urbanos e no século XIX a produção de café foi importante no processo de urbanização, em 1872 a população urbana era restrita a 6% do total de habitantes.


    Posteriormente, no início de século XX, a indústria foi um instrumento de povoamento, a partir da década de 1930, o país começou a industrializar-se, como o trabalho no campo era duro e a mecanização já provocava perda de postos de trabalho, grande parte dos trabalhadores rurais foram atraídos para as cidades com intuito de trabalhar no mercado industrial que crescia. Esse êxodo rural elevou de forma significativa o número de pessoas nos centros urbanos. Atualmente 80% da população brasileira vive nas cidades, apesar disso o Brasil é um país urbano, industrial e agrícola.


    fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/urbanizacao-brasileira.htm

  • De fato, a urbanização foi ocorrer massivamente a partir da industrialização, o que ocasionou um movimento de repulsão sobretudo na região nordeste e, consequentemente, urbanizando o sudeste. Gabarito "C".


    "A repetição, com correção, até a exaustão leva à perfeição."

  • CORRETO

     

    Até a primeira metade do século XX, o território brasileiro era desarticulado entre si, com "arquipélagos econômicos" que não se integravam economicamente.

     

    Existiam ciclos de monoculturas que não integravam o território nacional:

     

    *Açúcar nos séculos XVI e XVII, no litoral nordestino, com utilização de mão-de-obra escrava.

     

    *Ouro no fim do século XVII e no início do século XVIII, em Minas Gerais.

     

    *Café nos séculos XIX e XX, no Sudeste. Transformou o sul do país e assegurou a suadecolagem econômica

     

    *Borracha no final do século XIX e início do século XX, na Amazônia.
     

  • Paulo Parente, essa espécie de ''linha do tempo'' que você fez ficou excelente. Parabéns!

  • Generalizando-se... então quer dizer que a região norte, abrangido pela Amazônia legal passou por um processo de urbanização generalizada.

  • Muito bom ai Paulo Parente !

    São esses resumos dos alunos que fazem a diferença no QC... Po excelente ! #Printei

  •  

    Copiando um excelente comentário, com o fim de revisá-lo posteriormente...

     

    Até a primeira metade do século XX, o território brasileiro era desarticulado entre si, com "arquipélagos econômicos" que não se integravam economicamente.

     

    Existiam ciclos de monoculturas que não integravam o território nacional:

     

    *Açúcar nos séculos XVI e XVII, no litoral nordestino, com utilização de mão-de-obra escrava.

     

    *Ouro no fim do século XVII e no início do século XVIII, em Minas Gerais.

     

    *Café nos séculos XIX e XX, no Sudeste. Transformou o sul do país e assegurou a suadecolagem econômica

     

    *Borracha no final do século XIX e início do século XX, na Amazônia.

  • "Até 1950 o Brasil era um país de população, predominantemente, rural. As principais atividades econômicas estavam associadas à exportação de produtos agrícolas, dentre eles o café. A partir do início do processo industrial, em 1930, começou a se criar no país condições específicas para o aumento do êxodo rural. Além da industrialização, também esteve associado a esse deslocamento campo-cidade, dois outros fatores, como a concentração fundiária e a mecanização do campo."

    http://educacao.globo.com/geografia/assunto/urbanizacao/urbanizacao-brasileira.html

  • Gabarito: Certo

    Comentário: O processo de urbanização é recentíssimo, se deu no século XX. Até o ano de 1950 o Brasil ainda tinha como maior parte da população em áreas rurais.

  • É. Eu também achei que o "urbanização generalizada" muito forçado e fui pesquisar:

    Taxa de Urbanização das Regiões Brasileiras (IBGE - 2010) (%)

    BRASIL: 84,36

    Sudeste: 92,95

    Centro-Oeste: 88,8

    Sul: 84,93

    Norte: 73,53

    Nordeste: 73,13

    E não é que a gente é generalizadamente urbanizado mesmo? ¯\_(ツ)_/¯

  • A questão trata dos arquipélagos de exportação ou arquipélagos econômicos.

    Arquipélago econômico é um conjunto de espaços geográficos não determinados que são independentes do país e normalmente são polos industriais. Fabricam e exportam para o exterior, sem ter nenhuma relação nacional. Isso existe pelo fato de não conseguirem organizar seus próprios países, ou seja, arquipélago econômico significa grupo de cidades com economias isoladas.Podemos definir a economia brasileira no período colonial como um arquipélago econômico, pois só havia economia com Portugal.

    Os arquipélagos econômicos existem há anos, desde quando colônias faziam pacto colonial com seu colonizador, dessa forma mantinham um espécie de relação com o exterior, e afastada da nacional.

    Podemos citar como exemplos o nordeste açucareiro, o sudeste cafeeiro e a Amazônia na sua produção de borracha, até os anos de 1930.

    A falta de integração interna dos mercados regionais caracterizou o Brasil como o economia arquipélago.

    O dito fim dos arquipélagos econômicos veio com a integração nacional, construção de rodovias, que interligaram as "ilhas".

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquip%C3%A9lago_econ%C3%B4mico

  • A urbanização brasileira ocorreu, inicialmente, em áreas isoladas, como verdadeiras ilhas, generalizando-se somente a partir do século XX. CORRETO

    inicialmente, em áreas isoladas = No período colonial, no território brasileiro se tinha arquipélagos econômicos, alguns pontos do território distantes um do outro, exercendo alguma atividade econômica e consequentemente um povoamento nessas áreas. Essa característica ficou como herança para o nosso território até o séc XX.

    No séc XX vários aspectos que contribuíram para essa urbanização:

    1 - A politica relacionada a industrialização de Getúlio Vargas, JK e governos militares

    2 - A politica de integração nacional junto ao rodoviarismo de JK, habitação do centro oeste

    3 - estratégias de desconcentração com a criação de polos industriais em várias regiões do território implementada pelo governo militar ( o que ajudou a criar mais metrópoles )

    enfim, o processo de urbanização brasileira no séc XX, está totalmente relacionada com o processo de industrialização. Lembrando que na década de 70 o brasil deixa de ser RURAL e passa a ser URBANO ( mais da metade da população vivendo em áreas urbanas )

  • Desigualdades no ritmo da urbanizaçao refletem disparidades as econômicas regionais e a inserção diferenciada de cada região na economia nacional

  • A primeira etapa da urbanização brasileira se deu por meio de verdadeiras ilhas, já que havia pouca integração entre as diferentes regiões do país.

    Principalmente até a década de 1930, as migrações e o processo de urbanização orbitavam principalmente em escala regional, com as respectivas metrópoles funcionando como polos de atividades fabris e comerciais.

    Assim, observa-se que as atividades econômicas que impulsionaram a urbanização desenvolviam-se de forma independente e esparsa pelo território nacional. Havia um início de integração econômica entre São Paulo (região cafeeira), a Zona da Mata nordestina (cana-de-açúcar, cacau e tabaco), o Meio-Norte (algodão, pecuária e extrativismo vegetal) e a região Sul (Pecuária e policultura), mas esta ainda se mostrava bastante incipiente. Com a modernização da economia, no entanto, as regiões Sul e Sudeste formaram um mercado mais integrado que, posteriormente, incorporou o Nordeste e, em fase posterior, também o Norte e o Centro-Oeste.

    Resposta: Certo

  • As raízes da urbanização brasileira são decorrentes da história, os primeiros centros urbanos surgiram no século XVI, ao longo do litoral em razão da produção do açúcar

    ➜ nos séculos XVII e XVIII, a descoberta de ouro fez surgir vários núcleos urbanos

    ➜ no século XIX a produção de café foi importante no processo de urbanização, em 1872 a população urbana era restrita a 6% do total de habitantes.

    ➜ Posteriormente, no início de século XX, a indústria foi um instrumento de povoamento, a partir da década de 1930, o país começou a industrializar-se, como o trabalho no campo era duro e a mecanização já provocava perda de postos de trabalho, grande parte dos trabalhadores rurais foram atraídos para as cidades com intuito de trabalhar no mercado industrial que crescia. Esse êxodo rural elevou de forma significativa o número de pessoas nos centros urbanos.

    Atualmente 80% da população brasileira vive nas cidades, apesar disso o Brasil é um país urbano, industrial e agrícola.

  • Certo.

    Do período colonial até o século XX, o território brasileiro era formado por “ilhas” de povoamento, como o enunciado propõe. Quer dizer que o povoamento e a formação dos núcleos urbanos eram dispersos em várias frações territoriais do Brasil, muitas delas pouco ou quase não conectadas em uma rede urbana.Com a industrialização brasileira, no século XX, o Brasil se urbanizou rapidamente. O território foi se integrando mais e a mancha urbana se espalhou largamente. Mesmo assim, ainda hoje, a maioria da população brasileira está concentrada em cidades próxima ao litoral e porções interiores das regiões Sul e Sudeste. O interior do país é pouco habitado.

    Estratégia.

  • A primeira etapa da urbanização brasileira se deu por meio de verdadeiras ilhas, já que havia pouca integração entre as diferentes regiões do país.

    Principalmente até a década de 1930, as migrações e o processo de urbanização orbitavam principalmente em escala regional, com as respectivas metrópoles funcionando como polos de atividades fabris e comerciais.

    Assim, observa-se que as atividades econômicas que impulsionaram a urbanização desenvolviam-se de forma independente e esparsa pelo território nacional. Havia um início de integração econômica entre São Paulo (região cafeeira), a Zona da Mata nordestina (cana-de-açúcar, cacau e tabaco), o Meio-Norte (algodão, pecuária e extrativismo vegetal) e a região Sul (Pecuária e policultura), mas esta ainda se mostrava bastante incipiente. Com a modernização da economia, no entanto, as regiões Sul e Sudeste formaram um mercado mais integrado que, posteriormente, incorporou o Nordeste e, em fase posterior, também o Norte e o Centro-Oeste.

    Resposta: Certo

  • a urbanização do Brasil não iniciou-se com uma característica litorânea?
  • A urbanização brasileira também foi essencialmente concentradora. Em 1950, o Brasil tinha três cidades de grande porte: apenas Rio de Janeiro, São Paulo e Recife abrigavam mais de 500 mil habitantes. Em 2000, nada menos que 31 cidades já tinham ultrapassado essa marca, número que chegou a 38 em 2010.

    No mapa a seguir, é possível observar que a população brasileira está concentrada em cidades da faixa litorânea e de porções das regiões Sudeste e Sul. A região central do Brasil e a Amazônia têm uma população esparsamente distribuída e com imensas áreas da baixa ocupação urbana. Em menor escala, isso ocorre também na porção semiárida do Nordeste e de Minas Gerais e na metade sul do Rio Grande do Sul.

  • A questão elaborada acima pede para que o candidato julgue uma afirmação sobre o processo de urbanização aqui no Brasil, que aponta que esse processo se generalizou aqui no Brasil somente a partir do século XX.

    Para responder a questão corretamente, é importante que candidato tenha compreensão dos fatores que intensificaram a urbanização aqui no Brasil e do período que isso aconteceu. 

    É importante ressaltar que o Brasil até a década de 1950 era um país predominantemente rural, uma vez que sua economia ainda estava muito vinculada à agricultura e grande parte da sua população ainda morava nos campos - cerca de 64% -. Além disso, as grandes cidades urbanas daquela época eram isoladas e não tinham qualquer integração com municípios limítrofes.
    Com o ambicioso plano de metas de Juscelino Kubitscheck, que visava transformar e modernizar o país "50 anos em 5", a industrialização era um processo que estava em pauta por esse governo. Esse modelo desenvolvimentista proposto por JK, previa grandes investimentos na produção de alimentos, transporte, indústria de base, educação e energia.
    Com esse plano, JK e os governos seguintes começam a estimular a industrialização aqui no país. Como esse processo começa a se espacializar na região Sudeste, há a intensificação da urbanização por ali, uma vez que as indústrias se instalaram nas grandes cidades da região e atraíram muitos trabalhadores rurais, que interessados pela grande oferta de empregos e pelo crescimento das cidades, gera um intenso processo de êxodo rural no país, aumentando a quantidade de pessoas residentes em espaços urbanos e promovendo um maior crescimento dos mesmos.
    Portanto, é importante destacar que o processo de Industrialização promove o processo de Urbanização, uma vez que a indústria além de atrair pessoas para o espaço urbano, ainda estimula o crescimento das mesmas com o aumento da presença de infraestrutura, de comércio e de serviços.
    Além disso, em 1970 outros dois processos vão acelerar ainda mais a urbanização aqui no Brasil: a Desconcentração Industrial e a Revolução Verde.
    A Desconcentração Industrial foi um processo que levou filiais de indústrias estrangeiras para outras regiões do país, que antes estavam concentradas na região Sudeste. Isso leva a uma maior expansão do processo de urbanização no país, uma vez que ele se expande para outras regiões brasileiras. Entre os motivos para a Desconcentração Industrial podemos citar a saturação socioespacial das cidades do Sudeste brasileiro, a guerra fiscal entre municípios brasileiros que ofereciam vários benefícios fiscais (como isenção de impostos) para as indústrias, a mão-de-obra mais barata e a expansão das infraestruturas de transporte localizadas em outras áreas aqui no país. Isso acelera ainda mais a urbanização brasileira, uma vez que outras regiões passam a se urbanizar com a chegada de indústrias em seu interior.
    A Revolução Verde, iniciada no final da década de 1960, foi o processo que levou a uma maior modernização no campo com a chegada de tecnologias, no sentido de elevar a produtividade da agricultura aqui no Brasil. Entre essas tecnologias podemos citar a introdução da mecanização no campo (tratores, máquinas, colheitadeiras), a chegada de agrotóxicos, fertilizantes, insumos agrícolas e sementes transgênicas. Todas essas transformações causaram o intenso desemprego estrutural (o trabalhador rural substituído pelas máquinas) e a concentração de terras nas mãos de poucas pessoas (já que com as inovações tecnológicas, pequenos produtores se endividaram e acabaram vendendo suas terras para grandes latifundiários).
    Sem terras e sem emprego no campo, muitos trabalhadores impulsionados pelo processo de industrialização, que estava atingindo nível nacional, migraram em massa para as cidades em busca de novas oportunidades de vida. Sem qualquer planejamento, essas grandes cidades não receberam de forma eficiente essa grande quantidade de pessoas, ocasionando em vários problemas urbanos, como a favelização, o desemprego, a falta de serviços essenciais para todos (saúde, educação, transporte), e o aumento das redes metropolitanas, uma vez que a grande cidade já saturada, levava pessoas a irem para cidades vizinhas, intensificando o processo de migração pendular.
    Portanto, conforme já vimos, a partir da década de 1950, ou melhor dizendo na segunda metade do século XX, a ocorrência da Industrialização aqui no Brasil somada a Revolução Verde intensificou a generalização da urbanização aqui no país, em que atualmente esse processo já alcançou 85% da população brasileira.
    Sendo assim, a afirmação está CERTA.


    Gabarito do Professor: CERTO.

  • O processo brasileiro de urbanização está relacionado com o êxodo rural em consequência do processo de industrialização no séc XX.

    De acordo com o geógrafo Milton Santos, esse processo, no Brasil, INICIALMENTE (como pede a questão), se deu através de "ilhas"/arquipélagos econômicos. Historicamente, o *isolamento e a autonomia* eram características das devidas produções nos diferentes lugares do Brasil. ex: cana-de-açúcar no NE, ouro em MG, borracha na Amazônia, café no SE...