SóProvas


ID
2784136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nas últimas décadas, as cidades têm representado uma grande conquista do homem moderno. Hoje em dia são elas que dirigem e organizam o mundo, pois concentram os grandes centros de decisões político-econômicas e científico-tecnológicas. Acerca do processo de urbanização brasileiro, julgue o item que segue.


O processo de urbanização no Brasil constitui uma urbanização terciária, com crescimento de atividades terciárias qualitativamente pouco especializadas e de baixo valor agregado, inclusive as que fazem parte da economia formal.

Alternativas
Comentários
  • O Processo de intensa urbanização é recente, ocorrendo, sobretudo após-segunda guerra mundial. Urbanização terciária, ou seja, grande parte da população atraída para a cidade foi absorvida no setor terciário, pouco especializado

     

    GAB: CERTO

     

     

  • Matei da seguinte, a cespe como uma banca bem fdp, fala demais, e muito formal, para dizer o seguinte: Quem são os tops da sociedade? médicos, advogados, empresários etc, 2 escalão: aquela galera que estudou mais ta ai batendo cabeça, terceiro escalão: imagina o cara que vem da roça ou da periferia, eles pode até trabalharem de carteira assinada, ser empregados de empresas sérias, mas são os peões.


    Acho que grosseiramente a questão falou isso.

  • 4 - Características da urbanização do Brasil:

     

    O Processo de intensa urbanização é recente, ocorrendo, sobretudo após-segunda guerra mundial.

    Urbanização terciária, ou seja, grande parte da população atraída para a cidade foi absorvida no setor terciário.

    Intenso processo de metropolização, ou seja, os fluxos migratórios se direcionaram para as grandes cidades que cresceram de maneira acelerada, criando uma série de problemas urbanos. Tais problemas são resultado de umfenômeno urbano característico de muitos paísessubdesenvolvidos: a macrocefalia urbana. O crescimentorápido de algumas cidades, que acaba culminando no fenômeno da metropolização, é resultado da incapacidade de criação de empregos, seja na zona rural, seja em cidades pequenas e médias, o que força o deslocamento de milhões de pessoaspara as cidades que polarizam a economia de cada país.

     

    5 - Algumas características Recentes na Urbanização Brasileira:

    Apesar do continuo processo de metropolização, assiste-se hoje também na região sudeste brasileira o processo de Desmetropolização ou Involução Metropolitana , que consiste na redução do ritmo de crescimento de algumas metrópoles, a exemplo de São Paulo que passa a apresentar um ritmo de crescimento mais lento em relação a algumas cidades médias do interior

    Crescimento de cidades medias em função da desconcentração dos investimentos produtivos (desconcentração industrial), além da migração da populaçãodas grandes metrópoles que buscam qualidade de vida emcidades médias.

    Com resultado da descontração industrial de São Paulo,ocorre uma redução do setor secundário e o crescimento dosetor terciário, o que vai refletir na paisagem urbana, com a tendência da diminuição no número das chaminés no centro das metrópoles nacionais e o crescimento de prédios inteligentes,bolsas de valores, shopping Center, etc.

    Redução da população rural e aumento da população agrícola.


    Fonte: https://www.mundovestibular.com.br/articles/7203/1/Processo-de-Urbanizacao-Brasileira/Paacutegina1.html

  • (C)
     

    Setor terciário (também conhecido como setor de serviços) é aquele que engloba as atividades de serviços e comércio de produtos. É um dos três setores da economia, os outros sendo o Setor Primário (agricultura, extração mineral, etc.) e o Setor Secundário (industrialização). Os serviços são definidos na literatura econômica moderna como “bens intangíveis”.

    O Setor Terciário envolve as provisões de serviços tanto para outros negócios como para consumidores finais. Estes podem estar envolvidos como transportes, vendas e distribuição de bens dos produtores aos consumidores; podem ser também de outros serviços não-ligados diretamente ao produto final, como controle de pragas e entretenimento. Os bens podem ser transformados também, como acontece em um restaurante ou em uma eletrônica. Assim, o foco esta na interação entre pessoas, proporcionando um produto ou serviço que satisfaça os anseios de quem o(s) demandou.


    Fonte: https://www.infoescola.com/economia/setor-terciario/

  • O setor de maior destaque na economia e também responsável pela urbanização é o terciario, marcado pela baixa qualidade da mão-de-obra (barata!) e, por baixa utilização de tecnologias, resulta em baixo valor agregado. Este é justamente um dos pontos para entrave do nosso PIB.

  • coisa que não tem valor é com nois memo

  • Setores da Economia


    Setor Primário 

     O setor primário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação. 


    Secundário

     É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc.). 


    Setor Terciário

     É o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não meterias em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como atividades econômicas deste setor econômicos, podemos citar: comércio, educação, saúde e telecomunicações.

    Este setor é marcante nos países de alto grau de desenvolvimento econômico. Quanto mais rica é uma região, maior é a presença de atividades do setor terciário. Com o processo de globalização, iniciado no século XX, o terciário foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo.


    Fonte: https://www.suapesquisa.com/geografia/setores_economia.htm

  • Complementando o colega "Eu PRF", a não-valorização do terceiro setor é um resquício forte da cultura escravista, onde valorizamos um apartamento de 1,5 milhões, mas achamos ruim quando o pintor cobra 5 mil para pintar o mesmo.

  • Complementando o colega "Eu PRF", a não-valorização do terceiro setor é um resquício forte da cultura escravista, onde valorizamos um apartamento de 1,5 milhões, mas achamos ruim quando o pintor cobra 5 mil para pintar o mesmo.

  • Gabarito: Certo

    Setor Terciário = Serviços

  • Não se pode confundir o conceito de terciário do item com a teoria de urbanização terciária desenvolvida pelo professor Miton Santos.

  • SETOR TERCIÁRIO : 

     

    - BAIXA QUALIDADE DE MÃO DE OBRA

    - POUCO ESPECIALIZADO 

    -BAIXO VALOR AGREGADO 

  • O processo de urbanização em qualquer lugar do mundo traz consigo o aumento das atividades do setor terciário (setor de comércio e serviços). Com o crescimento das cidades, aumentam a demanda por serviços e a prática do comércio.

    Comparado com a indústria, o setor terciário é menos desenvolvido tecnologicamente, em geral, com atividades pouco especializadas e de baixo valor agregado, inclusive as da economia formal.

    Estratégia.

  • Na verdade, atualmente a maior parte das vagas de emprego em muitas cidades estão nas atividades de comércio e prestação de serviços. Com isso, aumenta urbanização terciária – ou seja, ligada ao setor terciário da economia.

  • O processo de urbanização no Brasil constitui uma urbanização terciária, com crescimento de atividades terciárias qualitativamente pouco especializadas e de baixo valor agregado, inclusive as que fazem parte da economia formal.

  • Urbanização terciária, ou seja, grande parte da população atraída para a cidade foi absorvida no setor terciário. Intenso processo de metropolização, ou seja, os fluxos migratórios se direcionaram para as grandes cidades que cresceram de maneira acelerada, criando uma série de problemas urbanos.

  • Urbanização terciária, ou seja, grande parte da população atraída para a cidade foi absorvida no setor terciário. Intenso processo de metropolização, ou seja, os fluxos migratórios se direcionaram para as grandes cidades que cresceram de maneira acelerada, criando uma série de problemas urbanos.

  • Antes de mais nada, precisamos saber quais são os setores:

    PRIMÁRIO: Agropecuária;

    SECUNDÁRIO: Indústria;

    TERCIÁRIO: Serviços Econômicos.

    "Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem sucedidos"

    • Provérbios 16:3.
  • CERTA.

    Atualmente, as cidades recebem e guardam toda a complexidade do mundo globalizado, são os grandes centros de decisões, tecnologias e, consequentemente, de poder.

    Nesse contexto, a Urbanização é o processo no qual a população urbana passa a crescer de maneira acelerada.

    Em meio ao processo de urbanização brasileira, grande parte da população atraída para a cidade foi absorvida pelas fontes de emprego no setor terciário: serviços diversos e comércio, a chamada URBANIZAÇÃO TERCIÁRIA.

    Como a alternativa esclarece, a ocupação de boa parte dos cidadãos no setor terciário da economia, no geral, forma uma classe de trabalhadores urbanos pouco especializados, vivendo do subemprego ou de forma autônoma com pouca estabilidade.

  • PRIMÁRIO: Agropecuária;

    SECUNDÁRIO: Indústria;

    TERCIÁRIO: Serviços Econômicos.

  • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmativa sobre o processo de urbanização no Brasil junto com as suas características econômicas no território brasileiro.
    Para responder a questão é importante que o candidato tenha conhecimento do processo de urbanização que ocorreu no Brasil, e em qual setor econômico se fortaleceu com o crescimento da população urbana aqui no país.
    É importante destacar que no Brasil o processo de urbanização foi bastante acelerado e sem qualquer tipo de planejamento para receber essa grande quantidade de pessoas nas grandes cidades. Entre as causas desse processo podemos citar a industrialização brasileira, que intensifica a oferta de empregos nas cidades e aumenta a procura de pessoas por esses espaços. Além da grande oferta de oportunidades nos espaços urbanos, essa grande procura se deve também a mecanização do campo - que causou o desemprego estrutural - e a concentração fundiária, fatores repulsivos que "forçaram" a ida dos trabalhadores rurais em direção às cidades.
    Com a urbanização acelerada, uma série de infraestruturas foram criadas para absorver a demanda de consumo da população, sendo assim, supermercados, açougues, farmácias, hospitais, mecânica, hotéis, escolas e faculdades, serviços de transporte entre outros estabelecimentos comerciais e de serviços pertencentes ao setor terciário da economia foram criados a partir do crescimento das cidades.
    Sendo assim, podemos dizer a urbanização no Brasil teve uma forte presença do setor terciário na economia. Segundo dados do IBGE, 70% dos empregos oferecidos nas cidades brasileiras estão vinculadas a atividades comerciais e de serviços, processo que podemos chamar de urbanização terciária.
    Portanto, a afirmativa está CERTA.


    Gabarito do Professor: CERTO.