-
Alguém poderia cometar?
A migração dos meios de comunicação para as plataformas digitais é um processo irreversível: as produções de jornalismo, televisão, rádio, publicidade e marketing operam majoritariamente em meio digital, (ATÉ AQUI CONCORDO) dispensando?? bases analógicas e lineares.
RELENDO, PRIMEIRAMENTE PENSEI SOBRE A QUESTÃO DA MIGRAÇÃO...POIS, APESAR DE ESTAREM NAS PLATAFORMAS DIGITAIS, AINDA POSSUEM BASES ANALÓGICAS E LINEARES, COMO O JORNAL IMPRESSO, POR EXEMPLO. (ELE INCLUSIVE FALA EM "MAJORITARIAMENTE", OU SEJA, NÃO EXCLUI AS OUTRAS FORMAS).
MAS ACREDITO QUE O QUE A ASSERTIVA TROUXE É PARTINDO DO PRESSUPOSTO QUE A MIGRAÇÃO JÁ OCORREU (IRREVERSÍVEL)...SENDO ASSIM, NAS PLATAFORMAS DIGITAIS, DISPENSA-SE AS BASES ANALÓGICAS E LINEARES
NO MEIO DIGITAL NÃO HÁ QUE SE FALAR EM LINEARIDADE.
SERÁ QUE É ISSO?
-
Acho que caberia recurso. O trecho "dispensando bases analógicas e lineares", da forma como está escrito, não faz referência apenas ao meio digital. Refere-se às produções. E as produções de algumas áreas citadas ainda usam bastante os meios analógicos, principalmente o jornalismo e a publicidade.
A migração dos meios de comunicação para as plataformas digitais é um processo irreversível: as produções de jornalismo, televisão, rádio, publicidade e marketingoperam majoritariamente em meio digital, dispensando bases analógicas e lineares.
Legenda:
certo
errado
-
Ou eu não entendi a pergunta ou o gabarito está errado ou fiquei maluco. Que argumento sustenta essa resposta 'certa'? Alguém, por favor.
-
essa afirmação ficou muito taxativa mesmo
-
Após refazer a questão, e errar novamente, creio que entendi a enorme pegadinha da banca. Veja que a Cespe jogou, sem dar qualquer importância, o termo produções. Ora, se considerarmos produções como o ato de fazer jornalismo, ou seja, produzi-lo, teríamos sim bases de produção majoritariamente digitais, pois hoje tudo é feito no computador.
Como cheguei a essa conclusão? Questões antigas sobre produção radiofônica e de TV que falam sobre a quebra de linearidade no processo de produção, já que antes dos computadores era preciso passar toda a fita magnética para a decupagem e cortes.
Deixo meu comentário antigo a título de curiosidade:
A televisão sozinha ainda detém 33% de toda a publicidade global, segundo o link abaixo. De acordo com o estudo a mídia tradicional ainda é responsável pela maioria dos anúncios, mas com forte tendência a reduzir sua participação e chegar próxima a mídia digital em 2021.
Apesar do título da matéria os dados abaixo mostram que a mídia tradicional ainda detém a maior parcela publicitária.
Fonte: http://www.centraldeoutdoor.com.br/ooh-supera-as-midias-tradicionais-atraves-do-globo/
-
Vou fazer essa questão 132549 vezes e errar a mesma quantidade de vezes
-
Apenas para inserir o número do julgado: STJ RHC 41.053/MS
Obrigado.
-
A migração dos meios de comunicação para as plataformas digitais é um processo irreversível: as produções de jornalismo, televisão, rádio, publicidade e marketing operam majoritariamente em meio digital, dispensando bases analógicas e lineares. É A TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO FACILITANDO A PRODUÇÃO DA NÓTÍCIA, INDEPENDENTE DO VEÍCULO RELACIONADO.