SóProvas


ID
2784364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à imprensa escrita, julgue o item seguinte.


Fonte oficiosa é aquela que, apesar de estar oficialmente ligada a determinada instituição, não está autorizada a emitir pronunciamento em seu nome.

Alternativas
Comentários
  • •As fontes oficiais são mantidas pelo Estado, por instituições ligadas ao Estado ou por empresas e organizações. No meio jornalístico, são tidas como as mais confiáveis. Lage chama a atenção para o fato de que as fontes oficiais podem falsear a realidade para preservar interesses estratégicos e políticas duvidosas, para beneficiar grupos dominantes, por corporativismo, militância, ou em função de lutas internas pelo poder. Exemplo de FONTE OFICIAL: Presidente do Banco do Brasil.

     

    •Na classificação definida por Lage (2001), estão as fontes oficiosas, ou seja, aquelas que são reconhecidamente ligadas a uma entidade ou indivíduo, mas não estão autorizadas a falar em nome dela ou dele. 

     

    •As fontes independentes são desvinculadas de uma relação de poder ou interesse específico. Exemplo de FONTE INDEPENDENTES: Dona de casa é parada na rua para falar sobre o aumento do pão.

     

    •As fontes primárias são aquelas em que o jornalista se baseia para colher o essencial de uma matéria. Fornecem fatos, versões, números. Exemplo de FONTE PRIMÁRIA: Nutricionista fala sobre obesidade.

     

    •As fontes secundárias são consultadas para a preparação de uma pauta ou construção das premissas genéricas. EXEMPLO DE FONTE SECUNDÁRIA: Algum médico, enfermeiro, enfim, alguém que forneça as informações para informar o jornalista, mas que não necessariamente esteja com o nome na matéria como uma fonte.

     

    •Quanto às fontes testemunhais, Lage (2001) recomenda que os jornalistas considerem que há o envolvimento da emoção, que pode modificar a perspectiva. Segundo o autor, o testemunho mais confiável é o imediato. Tem-se como princípio ouvir pelo menos três testemunhos e selecionar o mínimo comum aos três relatos. EXEMPLOS DE FONTE TESTEMUNHAL: Repórter presta depoimento à polícia sobre sequestro.

    •As fontes experts são, geralmente, fontes secundárias que o jornalista procura em busca de versões ou interpretações de eventos. EXEMPLO DE FONTE EXPERT: Um neurologista fala sobre problemas de dores de cabeça.

    •Segundo a perspectiva do newsmaking, um jornalista escolhe as fontes considerando a oportunidade antecipadamente revelada, a produtividade, a credibilidade, a garantia e a respeitabilidade (WOLF : 1987, 200). Do ponto de vista dos procedimentos jornalísticos, as fontes institucionais prevalecem porque são as que melhor atendem a esses fatores.

    https://robertascheibe.wordpress.com/2011/05/19/fontes-jornalisticas/

  • Questão extraída do livro A Reportagem - Teoria e Técnica da Entrevista e Pesquisa Jornalística, do prof. Nilson Lage. Na pág. 63, ensina:

     

    Fontes oficiosas são aquelas que, reconhecidamente ligadas a uma entidade ou indivíduo, não estão, porém, autorizadas a falar em nome dela ou dele, o que significa que o que disserem poderá ser desmentido.

     

    Ver Q917115

  • Fontes

    Oficiais: mantidas pelo Estado, por instituições ligadas ao Estado ou por empresas e organizações.

    Oficiosas: reconhecidamente ligadas a uma entidade, mas não autorizadas a falar em seu nome.

    Independentes: desvinculadas de qualquer relação de poder ou interesse específico.