SóProvas


ID
2784388
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca do jornalismo institucional, julgue o item subsequente.


O assessor de imprensa deve, sempre que possível, assumir o papel de porta-voz da empresa por ele assessorada, em razão do seu vasto conhecimento a respeito da empresa e de técnicas de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • O assessor pode substituir o porta-voz da empresa em situações específicas, mas essa não é a regra. 

  • O que é um porta-voz?

    Por Marianne Mitsui

    Toda empresa está sujeita a uma intensa exposição na mídia, rodeada por diversos tipos de veículos de comunicação. Para saber como lidar com a imprensa apropriadamente, as organizações precisam de um porta-voz que fale por elas, a fim de transmitir mensagens adequadas e transparentes. Trata-se de um profissional hábil para explicar assuntos complexos de forma clara e, portanto, atender a mídia de modo eficaz. 

    O porta-voz entende o funcionamento de todo o processo jornalístico, sabe como se portar diante de câmeras, em entrevistas ou eventos e reconhece a importância da mídia e da assessoria de imprensa. Para que esses profissionais estejam preparados para lidar com a empresa, muitas vezes é importante que ele passe por um media training.

    O media training é uma estratégia fundamental para a agência antes da realização de ações. A capacitação é aplicada de diferentes maneiras, seja através de workshops, palestras ou simulação de entrevistas.


    FONTE: https://www.racecomunicacao.com.br/

  • Errado

    Porta voz: fontes indicadas para dar entrevistas em nome da empresa. A preferência é por um executivo, com habilidade para atender a imprensa, boa presença no vídeo e com conteúdo para passar ao público. Logo, deve ser uma pessoa treinada para o relacionamento com a mídia, pois é uma função que não comporta improviso. Alguns especialistas recomendam que as organizações deveriam possuir dois porta-vozes, no caso de impedimento de um ou sobrecarga. Consultor, advogado e assessor de imprensa não são os mais recomendados para porta-vozes.

  • A comunicação com alguns públicos específicos demanda a existência de um profissional que compreenda plenamente os aspectos mais relevantes da organização e do mercado de atuação, que saiba transmitir informações de modo claro e com segurança, e que represente a empresa em várias situações. Chamamos esse representante de porta-voz.

    Além de saber se comunicar bem, o porta-voz tem poder e grande influência sobre os processos internos da organização. Suas declarações são tidas como posição oficial da empresa. Suas palavras e ações têm peso. Por esses motivos, na maioria das vezes, o cargo é ocupado pelo presidente ou CEO, mas também pode ser ocupado por diretores.

    O assessor de imprensa não deve ser, sempre que possível, o porta-voz da empresa. Por atuar como staff (ou apoio da direção), ele pode ter vasto conhecimento a respeito da empresa. Ele também pode dominar as técnicas de comunicação. Mas seu poder de atuação é limitado e sua figura geralmente é menos conhecida e respeitada como é a do presidente ou dos diretores de uma organização.

    Com base nessa explicação, podemos afirmar que a questão está errada.

    Gabarito do professor: Errado.

    Bibliografia:

    - Lucas, Luciane. Media Training. Editora Summus. 1ª. edição. 2007.