SóProvas


ID
2784427
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca do planejamento e da execução da comunicação nas organizações, julgue o item a seguir.


Em comunicação, um plano de gerenciamento de crises é um conjunto de medidas, posturas e consensos capazes de promover o sucesso de uma ação em um ambiente onde tenha ocorrido uma situação adversa.

Alternativas
Comentários
  • "Um plano de gerenciamento de crises, sob a ótica da comunicação, é um conjunto de medidas, posturas e consensos capazes de fazer com que o sucesso de uma ação no lugar onde ocorreu uma situação adversa possa ser captado como tal" (2004, p.71). ROSA, Mário.  A era do escândalo: lições, relatos e bastidores de quem viveu as grandes crises de imagem. 3.ed. São Paulo: Geração, 2004.

    Fonte: 

    www.rp-bahia.com.br/rpemrevista/edicao25/a_importancia_do_plano_de-gerenciamento_de_crises_em_empresas_prestadoras_de_servicos.pdf

  • Objetivos principais do gerenciamento de crise: combater a crise, reduzir, neutralizar ou controlar os prejuízos causados pela crise, manter as atividades da organização, preservar ou reconstruir a imagem da organização.

    Características do gerenciamento de crise: é emergencial (não é programado); é posterior ao gerenciamento de riscos, quando não for possível corresponder aos riscos.

  • Crise é um evento que pode ocorrer em praticamente todas as empresas, independentemente do seu tamanho, localidade ou gestor. É resultado de ocorrências inesperadas (catástrofe natural, a morte de uma pessoa de destaque na organização, etc) ou esperadas (negligência por parte de colaboradores, corrupção, etc). Para se sanar uma crise, é necessário elaborar um plano de contingenciamento que envolve medidas, posturas e consensos, a fim de trabalhar a comunicação de modo eficaz com todos os públicos envolvidos.

    Quando tratamos da comunicação com a mídia, é importante ressaltar a necessidade do diálogo aberto, constante e intempestivo, ou seja, os profissionais dos veículos de comunicação precisam obter informações confiáveis e atualizadas sobre o fato em si, os efeitos da crise e, principalmente, as soluções propostas. Dessa forma, as chances de surgirem especulações e mentiras prejudiciais diminuem, e a imagem da organização não sofre tanto com mais um problema para resolver.

    A comunicação com a mídia demanda a existência de um (ou mais) profissional(is) ciente(s) de todos os aspectos ligados à crise, que tenha(m) segurança ao transmitir informações sobre o evento, e que, de preferência, tenha(m) sido treinado(s) para responder às perguntas dos jornalistas de modo adequado. Chamamos esse(s) profissional(is) de porta-voz(es).

    Com base nessa explicação, podemos afirmar que a questão está correta.

    Gabarito do professor: CERTO.