SóProvas


ID
2784466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

    A visualização da informação e os infográficos são recursos amplamente utilizados na mídia impressa, visando-se à diminuição das barreiras de entendimento do conteúdo. Tal recurso mostra-se útil para tratar de tipografia, uma das áreas de conhecimento base da comunicação e do design visual que está relacionada tanto com o projeto quanto com o uso consciente de símbolos alfabéticos na construção da mensagem.


Uriá Fassina Firmino. A infografia como recurso comunicacional no processo de aquisição de informação e compreensão de tipografia. Internet: <www.uel.br> (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsecutivo, relativo a propriedades de um projeto gráfico editorial.

Os três gêneros de comportamento para a tipografia são texto, informação e imagem, os quais apresentam em comum a legibilidade como fator crítico, uma vez que se relacionam igualmente à legibilidade de conteúdo e à intencionalidade da comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Não sei se eu compreendi a questão, mas o que eu encontrei sobre o tema foi isso:


    Ao longo do tempo foram realizados diversos estudos que auxiliam na escolha dos tipos mais apropriados ao produto gráfico-editorial. Assim, previamente, deve-se considerar o tipo de produto impresso ou digital que será projetado, suas características gerais e, especialmente, a finalidade da mensagem e as peculiaridades dos componentes do público ou dos públicos previstos como seus receptores preferenciais.

    Há diferentes produtos gráfico- editoriais que, também de maneiras diversas, são dirigidos ao público infantil, infanto-juvenil ou adulto, podendo ser ainda destinado prioritariamente aos homens ou às mulheres, aos estudantes universitários ou aos militares, entre outras possibilidades.

    Há o livro Pensando com Tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes (LUPTON, 2006), cujo título sintetiza a necessidade de se considerar o projeto tipográfico como um problema conceitual e comunicativo, que requer planejamento de maneira contextualizada com as características culturais do produto, da mensagem e do público. Inclusive, também há uma tradição de estudos ergonômicos que resultaram em critérios, normatizações e tabelas, sobre a usabilidade dos tipos e dos formatos gráfico-editoriais e de outros elementos do projeto gráfico -editorial.

    Fonte: A TIPOGRAFIA COMO BASE DO PROJETO GRÁFICO- EDITORIAL: Luciano Patrício Souza de Castro e Richard Perassi Luiz de Sousa

  • Cespe e suas questões de Comunicação Social polêmicas, para não dizer mal elaboradas. Qual seria o erro dessa, alguém descobriu?

  • Seria o caso de não "se relacionam igualmente quanto à legibilidade de conteúdo e à intencionalidade da comunicação", mas sim as terem como finalidade?

    To espremendo uma justificativa para que seja errada. Essas questões de Comunicação da Cespe me matam.

  • A tipografia enquanto imagem pode não se preocupar com a legibilidade. Maior prova disso: aquelas logomarcas de bandas de metal

  • Vamos analisar a questão:

    A construção de uma publicação está associada aos aspectos conceituais do conteúdo (informação), à força visual das imagens e da tipografia, e aos detalhes da leitura (texto). Apesar de não haver hierarquia entre eles, eles agem em níveis diferentes e influenciam de modos diversos o produto final, tanto na legibilidade quanto na intencionalidade.


    RESPOSTA: ERRADO


    Fonte:

    - Tabak, Tatiana. Manual de Diagramação. PUC-Rio. 2014.

    - Justo, Thiago Cesar Teixeira. Diagramação: Fundamentos e técnicas. SESI SENAI Editora. 2017.