SóProvas



Questões de Tipologia


ID
198067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando que o governo federal edita normas e manuais de
procedimentos para instruir normativamente as ações de
comunicação social, julgue os itens a seguir.

São permitidas alterações de tamanho e estilo na aplicação da identidade visual do governo federal em ações de comunicação, apesar da existência de manual de identidade visual.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Um manual de identidade visual serve justamente para vincular suas instruções no uso correto da marca e em quais veículos, portanto deve ser seguido à risca, ao contrário da afirmação errônea da questão.
  • Não há uma flexibilidade?

  • Acho que alterações de tamanho (proporcionalmente falando) são possíveis mas de estilo nunca. Mudar a cor, a fonte, as proporções de uma logomarca, por exemplo, qualquer uma dessas alterações descaracteriza a identidade visual.  

  • Estranho, porque já vi que pode-se, por exemplo, usar a marca em preto e branco, por exemplo. Isso, na minha opinião, seria mudança de estilo, seguindo o manual de identidade visual. 

  • Mudar para preto e branco ainda não muda a identidade visual. Muitos manuais já trazem a versão colorida e a preta e branca. É normal !

  • APESAR não.

    DE CORDO COM os padrões definidos pelo Manual de Identidade Visual. Ele deve ser flexível para as mais variadas situações de aplicação da marca.

  • Apenas pra registro: Que classificação estúpida essa do ítem "I".


ID
323197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca da imprensa escrita e seus gêneros.

Tipologia é o repertório de caracteres selecionado pela diagramação para determinado trabalho gráfico, seja em mídia impressa, seja em rádio ou TV.

Alternativas
Comentários
  • Tipologia significa o estudo sistemático de tipos. Na seleção da diagramação, o designer elege as fontes que irá utilizar. 
  • A  escolha da fonte não afeta o RADIO. Claro!

  • A banca trouxe o conceito de Rabaça e Barbosa, encontrado no Dicionário Essencial de Comunicação. A tipologia, para os autores pode ser, ainda, o estudo sistemático dos diversos caracteres tipográficos, quanto à sua forma, classificação, criação, desenvolvimento, evolução histórica, utilização, aplicações, etc; e também o estudo dos componentes tipográficos da impressão e sua relação com os processos gráficos. No conceito em discussão, o erro está em envolver o rádio, visto que ele é um meio que não está relacionado ao trabalho gráfico.


ID
396526
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base nos preceitos gerais da produção gráfica, julgue os
próximos itens.

Para produzir um bloco de texto mais harmônico, os designers utilizam normalmente o kerning, que realiza a mesma função do espacejamento entre letras.

Alternativas
Comentários
  • Traking

    Trata-se de um processo de adicionar ou remover espaço em um bloco de texto, ou seja, mexe-se no espaçamento existente em todo o conjunto de letras, seja uma única palavra, frase, parágrafo inteiro.

    Kerning

    É um processo de adicionar ou remover espaço entre pares de caracteres, ou seja, mexe-se no espaçamento existente apenas entre uma ou outra letra, não em tudo.



     

  • KER NING

    T R A C K I N G

    Desenhei pra vc entender melhor rsrs

    Bons estudos.
  • Geraldo Lopes deu a explicação de um designer. Perfeito! Conciso e direto. :-)


ID
396538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base nos preceitos gerais da produção gráfica, julgue os
próximos itens.

O dispositivo tipográfico comumente empregado para unir letras e números denomina-se ligatura.

Alternativas
Comentários
  • Ligatura:
    Nas artes gráficas, caracter que junta duas ou mais letras em um único sinal gráfico.
    O caractere "@" é ligatura da palavra latina "ad".
    O caractere "&" é ligatura da palavra latina "et".

    Fonte: Wiki
  • Errado
    Ligadura (ou ligatura) une apenas letras e não números como afirma o item. Exemplo de uma ligadura muito comum: Æ, æ (lê-se aésc), letra latina utilizada em palavras como enciclopædia. Não existe sua forma no português.

ID
396556
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes a fundamentos do design.

Em leiautes tipográficos, o fundamento linha pode ser usado de forma subentendida nos alinhamentos das colunas de texto.

Alternativas

ID
397021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de comunicação interna e externa, julgue os itens seguintes.

A construção de uma identidade visual é fundamental para as grandes corporações; por isso, é necessária a realização de um trabalho interno, por meio da uniformização de cartazes, avisos e vestuário, e externo, mediante a fixação de logomarca e conceito.

Alternativas
Comentários
  • Correto. A definição da logomarca é um trunfo que a organização utiliza para ser reconhecida e comunicar uma série de atributos de forma compacta. Lembre-se de todo investimento de imagem da Nike em sua logomarca para disseminar sua “alma” em produtos “construídos” com o trabalho de diversos parceiros comerciais. É um exemplo da força que a identidade visual tem na disseminação de conteúdos que virão a se consolidar enquanto imagem na mente do consumidor e da opinião pública. Assim como são estrategicamente desenvolvidas as embalagens (que influenciarão o consumo), também devem ser tomadas providencias em relação à sinalização do ambiente de trabalho, ao desenvolvimento de fardamentos que reflitam para os funcionários, seus familiares e pessoas de acesso próximo os conceitos pelos quais a empresa deseja ser percebida. A construção da imagem começa com o público interno e “contamina” toda a sociedade.
    Prof.Cintia Moreno e Janaina Carvalho  www.pontodosconcursos.com.br  8

  • Só eu tenho aflição quando o Cespe usa o termo logomarca? Percebi que eles não consideram incorreto. Então, segundo o próprio Cespe: Logomarca pode ser corretamente definido como um conjunto de elementos gráficos e(ou) visuais simbólicos e representativos de uma marca, os quais, eventualmente, incluem letras.


ID
543250
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

São elementos básicos que compõem a identidade visual Corporativa:

Alternativas
Comentários
  • Identidade visual é uma representação gráfica da identidade corporativa, dos conceitos e valores da empresa. Pode parecer simples, mas a criação de uma identidade visual é um processo complicado onde há diversos fatores envolvidos, como a cultura da empresa, seu posicionamento no mercado, a imagem perante o público, objetivos, foco, missão, etc.

    Entende-se que o processo criativo é gerado com base nas experiência vividas, conceitos absorvidos e imagens vistas.

    Temos um fator importante chamado de saturação informativa, que é a dificuldade na criação original e na diferenciação da identidade em torno de um mercado saturado. Há muitas identidades boas, ruins, diferentes, criativas. É preciso um cuidado especial para que a sua criação se diferencie das já existentes no mercado.

    Os elementos básicos que compõem a Identidade Visual Corporativa são: logotipo, símbolo, cores e tipologia-padrão.

    Portanto letra B



ID
550963
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Eventos corporativos necessitam de materiais de divulgação e promoção, geralmente em grande quantidade. Dentre esses, os mais comuns são camisetas, folders e cartazes. Cada um desses materiais é produzido através de processos de impressão diferente. Relacione as peças gráficas apresentadas na coluna da esquerda com o respectivo processo de impressão, indicados na coluna da direita.
I - Camisetas P - Offset
II - Folders e cartazes Q - Serigrafia
III - Banners R - Litografia
S - Impressão digital
Estão corretas as associações

Alternativas
Comentários
  • litografia

    substantivo feminino

    ARTES GRÁFICAS

    1.

    processo de reprodução que consiste em imprimir sobre papel, por meio de prensa, um escrito ou um desenho executado com tinta graxenta sobre uma superfície calcária ou uma placa metálica, ger. de zinco ou alumínio.

    2.

    o escrito ou o desenho reproduzido por este processo; litogravura. dicionário


ID
593407
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Das atividades mencionadas qual faz parte da função do diagramador?

Alternativas
Comentários
  • Não estariam certas a letra A, B e D? Por que estão erradas as demais?

  • Criação de layout e definição de fontes são papel do designer. O diagramador, até pelo volume de trabalho que sempre será à toque de caixa (devido ao fechamento do material), apenas executa o projeto gráfico já estabelecido.


ID
696601
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A escolha da tipologia para composição gráfica depende de vários critérios. Entre eles o público. Um dos grandes jornais brasileiros, por exemplo, usava tipos da família lapidária para personalizar os títulos de seu caderno de esportes. O exemplo que é composto com tipos da família lapidária é:

Alternativas
Comentários
  • Correta A
    Lapidária ou Sem Serifa -
    É uma tipologia criada na Alemanha no século XIX. Possui caracteres com poucas variações em suas hastes, cujos arremates não possuem serifas. É desaconselhável para textos longos impressos, uma vez que torna a leitura cansativa.
    Apenas com o conhecimento de que a fontes desta família não possuem serifa já seria possível descartar as alternativas B, C e D. A última não possui serifa, mas está mais próxima de uma fonte fantasia, casual, e também poderia ser descartada. 
    Bom estudo ;)

ID
696628
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere:

I. Apêndice: Texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.

II. Anexo: Texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho.

III. Colofão: Indicação, no final do livro ou folheto, do nome do impressor, local e data da impressão e, eventualmente, outras características tipográficas da obra.

IV. Epígrafe: Texto em que o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.

V. Posfácio: Matéria informativa ou explicativa, posterior à conclusão do texto que, de alguma forma, altere ou confirme seu conteúdo.

De acordo com as normas da ABNT para livros e folhetos, estão corretas APENAS as definições:

Alternativas
Comentários
  • Anexos e Apêndices

    Anexos são partes integrantes do texto, mas destacados deste para evitar descontinuidade na sequência lógica das idéias. Constituem suportes elucidativos e ilustrativos para a compreensão do texto.

    Apêndices constituem suportes elucidativos e ilustrativos, porém não essenciais à compreensão do texto.

    Quando existe a necessidade, no trabalho, de vários anexos ou apêndices, cada um deles deve ter no alto da página a indicação em letras maiúsculas , seguido do número correspondente em algarismo arábico. No texto devem ser citados entre parênteses.
  • Apêndice - complemento elaborado pelo autor com o objetivo de elucidar o leitor/ público acerca do assunto tratado na obra;

    Anexo - é incorporado à publicação a fim de oferecer informações suplementares, mas não é elaborado pelo seu autor.

  • Texto de teor explicativo que, acrescentado no final de livro (depois de sua finalização), adverte ou explica o que for conveniente.mencionar.
    (Etm. pos + fácio)

  • A banca inverteu os conceitos de apêndice e anexo.

    I - ANEXO

    II - APÊNDICE


ID
787285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere a procedimentos gráficos de publicação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A letra E tb é correta. No formato EPS tudo é salvo como vetor, exceto imagens em bitmap (jpg, gif, bmp, etc) que ficam em um layer de abstração separado e coordenado quanto ao posicionamento ao layer vetorial. Salvar uma imagem bitmap em EPS não a converte em vetor automaticamente....

  • Alguém pode postar conteúdo sobre o assunto?

  • Anatomia dos tipos:

    Os tipos são compostos por um conjunto de elementos:bojo, haste, barra, perna, serifa, oco, cauda, terminal, ombro, vértice, ligação, orelha, gancho, junção, espora, incisão, abertura, espinha e braço.

    Veja imagem ilustrativa em: https://www.chiefofdesign.com.br/tipografia/


ID
850228
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O conceito de família tipográfica inclui fontes com o mesmo desenho e variações de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C: peso, largura e inclinação.

    Bons estudos!

  • kerning: ajuste do espaço usual entre dois caracteres tipográficos, que confere equilíbrio e legibilidade ao texto, do ponto de vista do design gráfico; ajuste de espaço.

    Kerning é o processo de adicionar ou remover espaços entre letras adjacentes, com o objetivo de melhorar o visual e, consequentemente, a legibilidade de um texto. É um conhecimento necessário de um bom diagramador.

    É importante entender que o procedimento pode ser útil somente entre um caracter e outro, mas não em uma palavra como um todo.

  • Letra C.

    As variações de fontes presentes em uma mesma família tipográfica estão relacionadas às alterações de peso, largura e inclinação dos caracteres (como versões em itálico e em negrito, por exemplo).

    Fonte: prof. Julia Branco - Estratégia


ID
1044904
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de redação publicitária e planejamento editorial e de mídia, julgue os itens a seguir.

Para conferir mais vivacidade à leitura, é aconselhável utilizar a combinação de, ao menos, quatro fontes tipográficas em um projeto gráfico.

Alternativas
Comentários
  • Ao contrário. O ideal é ater-se ao mínimo possível de fontes tipográficas e fazer as variações de estilo dentro das famílias escolhidas.

  • "Ao menos" quatro fontes tipográficas é demais.

  • Errado.

    O ideal, em uma arte gráfica, é usar uma variedade reduzida de fontes para não confundir o leitor e permitir a compreensão das informações com facilidade.

    Fonte: Prof. Julia Branco - Estratégia

  • 2 fontes é o ideal (no máximo). Menos é mais no Design, senão gera poluição visual (= desarmonia)

  • O exagero do uso de fontes tipográficas prejudica o equilíbrio. Não é recomendável, na maioria dos casos.


ID
1200031
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito de logotipos e logomarca.

Alternativas
Comentários
  • "LOGOMARCA"?

    Logo(Latim) - idéia | markas (Germânico) - ideologia

  • Outra questão bizarra... Desde quando Logotipo é a idealização de uma fonte? SOCORROOO!


ID
1200043
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As peças de uma campanha publicitária, ao serem produzidas de acordo com o tema, não podem deixar algumas regras básicas. Dadas as afirmativas abaixo,

I. O programador visual tem total liberdade de desenvolver o assunto que remete ao consumidor.

II. O programador visual não pode abdicar de sua criação, desde que remeta ao tema da campanha.

III. O programador visual define formato, forma e cores do layout.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Prova para Programador Visual feita por programador visual. Só pode. Desde quando programador visual tem tanto poder? Só se for na UFAL.


ID
1200103
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à editoração de revistas, jornais e impressos em geral.

Alternativas
Comentários
  • Só se equivalentes estiver significando isso: que tem a mesma distribuição num contexto (diz-se de uma unidade linguística).

  • O gabarito deveria ser a letra A.

  • A letra A é tão óbvia que parece até uma acaciada.

    A letra D, se é a correta, está mal escrita. A banca parece ter querido dizer "Títulos, textos e fotos devem ter tamanhos proporcionais". Se os tamanhos fossem equivalentes, teríamos um título ocupando o mesmo espaço da foto que o acompanha e o espaço igual ao do texto referente à matéria, o que seria uma diagramação estapafúrdia.


ID
1200112
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Falleiros (2003) conceitua editoração eletrônica como o ramo da computação gráfica voltado para a produção de peças gráficas e editoriais, tais como jornais, livros, revistas, catálogos e malas diretas. A tarefa de editorar não é nenhuma novidade, pois, pelos anos 700 d.C., os chineses e os coreanos já produziam peças. Depois, no século XVI, Johann Gutenberg criou os tipos móveis. Ottmar Megenthaler, em 1886, criou o linotipo, um equipamento que produzia páginas inteiras em metal reaproveitável. Evoluindo no tempo, chegamos ao século XX, quando foram utilizadas as técnicas de fotocomposição. Com o advento dos computadores na indústria, na década de 80, surgiu a editoração eletrônica, trazendo consigo novos equipamentos e, consequentemente, novas técnicas. Assinale a alternativa que define tecnicamente a fotocomposição.

Alternativas
Comentários
  • Fotocomposição é a composição tipográfica feita por projecção de caracteres sobre papel (ou película de filme) fotossensível.

     

    Esta tecnologia foi introduzida em 1944, mas só se impos nos primeiros anos do decénio de 1950. As duas primeiras fotocompositoras foram o aparelho francês Photon e o Fotosetter da empresa Intertype.

    A fotocompositora da Intertype ainda usava peças derivadas da Linotipia.

    Para as máquinas fotocompositoras mais evoluídas, os typeface masters eram uma película transparente. Uma luz focada projectava uma imagem destes glifos sobre papel fotográfico. Um sistema óptico ajustava o tamanho, escalando a fonte ao corpo pretendido.

    Se bem que a tecnologia da fotocomposição já tivesse sido introduzida em 1944, só nos primeiros anos do decénio de 1950 é que se impôs. Para estas máquinas, os typeface masters já não eram peças de metal, eram filmes, películas transparentes. Com luz devidamente focada, era projectada uma imagem dos glifos dispostos nesses masters ("font disc") sobre um papel fotográfico.

    Em poucos anos, a fotocomposição fez desaparecer as máquinas de composição (Linotype, Monotype, Intertype).

     

    Fonte: http://www.tipografos.net/tecnologias/fotocomposicao.html


ID
1200118
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à definição de diagramação.

Alternativas
Comentários
  • Diagramação - Arte de dispor grafismo e contra-grafismo como fundos, textos, letras e imagens que compõem a estética de um layout.

    Produção Gráfica: arte e técnica da mídia impressa, Antonio Celso Collaro, p. 147


ID
1222573
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em um planejamento de campanha, ficou decidido que as mídias utilizadas seriam: televisão, rádio, mídia volante, busdoor, outdoor e Internet. Assinale a alternativa que apresenta mídias cujos conteúdos são elaborados prioritariamente pelo designer gráfico e estão acompanhadas dos processos indicados para a sua produção.

Alternativas

ID
1715374
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à elaboração de identidades visuais, banners e folhetos informativos, julgue o item subsecutivo.

Recomenda-se o uso de fontes maiúsculas e minúsculas para textos longos, visto que a utilização de textos somente em caixa-alta torna a leitura cansativa e desagradável.

Alternativas

ID
1715377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à elaboração de identidades visuais, banners e folhetos informativos, julgue o item subsecutivo.

A identidade visual é um conjunto sistematizado de elementos gráficos que identificam uma instituição ou produto, é composta por logotipo, símbolo, padrão cromático e tipográfico.


Alternativas

ID
1715380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à elaboração de identidades visuais, banners e folhetos informativos, julgue o item subsecutivo.

A tipografia é fundamental na elaboração de peças gráficas, pois influencia efetivamente na transmissão de informações.


Alternativas
Comentários
  • Gab.: Certo.

    Esta tipografia dos comentários do QConcurso, por exemplo, é "sem serifa". Essas são mais adequadas p/ publicações em meios digitais. Dessa forma, a tipografia influencia na transmissão da informação.


ID
1715383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne à elaboração de identidades visuais, banners e folhetos informativos, julgue o item subsecutivo.

O símbolo, utilizado como parte integrante de uma identidade visual, é um desenho característico que pode ser abstrato ou figurativo.


Alternativas
Comentários
  • Sim. O símbolo pode ser abstrato e revelar características da marca, integrando-se à identidade visual como um todo.


ID
2113411
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de criação, redação, direção de arte, produção gráfica e design na publicidade, julgue o item seguinte.

Na publicidade, o design gráfico corresponde à representação visual de uma ideia ou mensagem por meio de elementos como ilustrações, cores, tipografia e diagramação.

Alternativas

ID
2150524
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

"Certos recursos utilizados como elementos adicionais de acabamento são, em realidade, processos de impressão. Seja porque têm um custo muito alto ou porque seu efeito é demasiado marcante, eles acabam por ser utilizados apenas em determinados elementos do layout, conferindo-lhes destaque no conjunto."

VILLAS-BOAS, André. Produção gráfica para designers. Rio de janeiro: 2AB, 2010 (3ª edição) - p. 162.

I- Processo relevográfico no qual é utilizado um clichê de metal ou em fotopolímero que é pressionado contra o suporte em alta temperatura. A tinta utilizada se liquefaz e adere por pressão ao papel ou outro suporte. Sua aplicação tende a conferir um aspecto nobre e requintado, sendo possível, por exemplo, obter o efeito de uma impressão em metal (ouro, prata e outras tonalidades).

II- Impressão tipográfica cujo resultado produz uma textura espessa, com efeito tátil. Esse resultado é obtido imediatamente após a impressão comum, pela adição de pó resinoso à tinta ainda úmida. Em seguida, o impresso é submetido ao efeito térmico, em estufa, resultando na dilatação da resina misturada à tinta. Seu custo não é baixo.

Assinale a alternativa que nomeia corretamente os processos descritos acima:

Alternativas

ID
2150530
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Feita diretamente a partir da chapa. É importante no caso de impressos paginados. Ela indica principalmente se a ordem das páginas está correta e se os fotolitos foram devidamente alinhados na montagem da chapa. No entanto, este tipo de prova só permite a verificação de erros grosseiros.

A descrição acima refere-se de forma mais adequada à

Alternativas
Comentários
  • Heliográfica

    Prova de estado e revisão, possui cor azulada (cianográfica). É obtida por processo fotossensível, a partir dos fotolitos, e revelada por exposição a vapores de amônia.

    https://www.printi.com.br/glossario/heliografica


ID
2213248
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Qual a diferença entre logotipo e logomarca na identificação de uma empresa, produto ou indivíduo?

Alternativas
Comentários
  • Um logotipo, logótipo, logomarca ou simplesmente logo é um conjunto formado por duas ou mais letras fundidas em um só tipo, compondo uma sigla. Essa peça de design identifica ou representa uma entidade (marca de produto ou serviço). Se no logotipo há a presença de elementos tipográficos, no logo a imagem pode ser composta exclusivamente por elementos gráficos (figurativos ou não-figurativos). Existem ainda símbolos híbridos como, por exemplo, a logo da Wikipédia, que conta com a imagem de um globo a ser montado e tipos.

    Logotipo é uma assinatura institucional, a representação gráfica de uma marca. Por isso ela geralmente está presente nas peças gráficas e digitais de uma empresa. Como toda a assinatura, o logotipo segue um padrão visual que o torna reconhecido. O uso correto do logotipo é uma ação que pode reforçar a imagem de uma empresa. A Sony, exibe sua marca por meio do logotipo, prescindindo da utilização de qualquer outro elemento gráfico adicional (símbolo). Ao contrário da Sony, a Wikipédia, utiliza simultaneamente um símbolo (um quebra-cabeças em formato de globo) e um logotipo (caracterizado pela própria palavra "Wikipédia" escrita com a fonte Linux Libertine). O símbolo e o logotipo são formas de grafar a marca, de torná-la visualmente tangível.

    No sentido lato, o termo pode ser usado como o conjunto formado pela representação gráfica do nome de determinada marca, em letras de traçado específico, fixo e característico (logotipo) e seu símbolo visual (figurativo ou emblemático), o que, por extensão de sentido, pode ser entendido como a representação visual de qualquer marca. Há quem considere o neologismo logomarca um termo que não possui a necessária precisão, mas a aceitação do significado, pelos dicionários e sua ampla utilização entre os profissionais e organizações, transcende os limites da pura reflexão acadêmica. A palavra logos, do grego, significa conhecimento e também palavra. Embora a etimologia coloque como correlato mais apurado de logos, em português, os termos estudo ou lógica, "logomarca" acaba assumindo o significado de "palavra-marca" o que, num estudo linguístico, pode não fazer sentido. Parte dos designers e profissionais da área, usam o termo "logomarca" por seu suposto caráter mais abrangente.


ID
2213251
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Newton César, como se chama o projeto gráfico que precisa ter capa, introdução, conceito, formas de utilização do logotipo, adequações, controle de cores, área de influência, diagrama de construção, tipologia, aplicações em papelaria, aplicação em veículos e aplicação em brindes?

Alternativas

ID
2213260
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quais são os princípios da criação do logotipo/logomarca, segundo Newton César?

Alternativas

ID
2213305
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Rabaça e Barbosa, como é denominado o conjunto de tarefas relacionadas à preparação de originais para publicação, incluindo digitação, formatação, além da edição visual, paginação, artes finais e outros detalhes da produção gráfica anteriores à impressão?

Alternativas

ID
2213335
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Antonio Celso Collaro, o motivo da capa de uma revista deve condensar o conteúdo jornalístico mais importante, que formará a pauta da publicação.

Para tornar o visual da capa mais atraente, deve-se utilizar tipos

Alternativas

ID
2295685
Banca
IADES
Órgão
CRC-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de layout e planejamento visual gráfico, é incorreto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a preparação de elementos visuais como fotografia, infográficos, ilustrações é considerada tarefa de segunda relevância e não pertence às atribuições do profissional de planejamento visual gráfico.





  • Os erros estão em vermelho.


    A - planejamento visual gráfico é a tarefa de organizar todos os elementos visuais gráficos de uma página, de maneira a tornar a mensagem mais legível e agradável. 


    B - diagramar uma página não é simplesmente distribuir os elementos gráficos que compõem a página em sua área útil. Diagramar é, antes, de tudo hierarquizar informações.


    C - a preparação de elementos visuais como fotografia, infográficos, ilustrações é considerada tarefa de segunda relevância e não pertence às atribuições do profissional de planejamento visual gráfico. 

    Errado. Todos a preparação (rough, planejamento, boneco, etc.) dos elementos visuais, incluindo fotografia, infográficos e ilustrações são responsabilidade do profissional de planejamento gráfico visual. Essa não é uma tarefa de segunda relevância.


    D - um bom planejamento visual gráfico precisa deixar a mensagem clara de ser compreendida e agradável de ser percebida. 


    E - os espaços em branco são fundamentais para o respiro da página e permitem que ela não fique toda igual, propiciando um melhor resultado na hierarquia da informação. 


    Gabarito: C


ID
2304412
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Ao definir um texto publicitário a ser incluído em um anúncio, deve-se obrigatoriamente atentar-se para:
I. Espacejamento entre linhas.
II. Espacejamento entre palavras.
III. Comprimento da linha.
Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
2370220
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O off‐set é largamente usado na produção de peças publicitárias. Sobre esse processo de impressão, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O processo de impressão indireta mais usado na indústria gráfica é o offset, um método derivado da litografia. A imagem a ser impressa é gravada em uma chapa de metal flexível, por meio da repulsão entre água e gordura. Esse metal é feito especialmente para ser capaz de envolver um cilindro intermediário revestido de borracha, chamado de blanqueta. Por fim, a imagem da blanqueta é transferida para o papel.

    Fonte: pdf do estratégica

  •  a)Sua aplicação se dá em uma tela de finíssimos fios sintéticos na qual é aplicada uma cor de cada vez. ERRADASERIGRAFIA

     b)Os textos são rodados em chapas metálicas e com papel de bobina aplicado em embalagens. ERRADA. TAMPOGRAFIA

     c)Realiza‐se através da utilização de chapas metálicas flexíveis e em máquinas planas ou rotativas. CERTA

     d)Usa caracteres de metal em alto relevo, como um carimbo metalizado. ERRADA. FLEXOGRAFIA

     e)Usa chapas metálicas em baixo‐relevo e uma tinta especial que deve ser retirada com raspadeira. ERRADA. ROTOGRAVURA


ID
2370235
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A principal característica do meio outdoor é

Alternativas

ID
2370241
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O padrão cromático dos arquivos finalizados para serem impressos em gráficas, deve ser

Alternativas
Comentários
  • a) Grayscale = escala de cinza

    b) Duotone = sobreposição de uma cor contrastante em relação a uma outra cor

    c) Pantone = sistema de cores (padrão na indústria gráfica e têxtil)

    d) CMYK = método de cores utilizado para produção de materiais impressos

    e) RGB = método de cores utilizado nos monitores

    Sugestão de leitura: https://www.printi.com.br/blog/o-que-sao-rgb-e-cmyk


ID
2407492
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em tipologia, de acordo com Williams (2008), há seis principais grupos de tipos. Assinale a opção que NÃO apresenta um desses grupos.

Alternativas

ID
2407519
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em tipologia, segundo Williams(2008), assinale a opção que apresenta somente princípios utilizados para contrastes de tipos.

Alternativas
Comentários
  • Forma, estrutura, peso e tamanho.


ID
2407801
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na direção de arte em propaganda, segundo Cesar (2013), devemos ter alguns cuidados ao definir a fonte a ser utilizada num site. Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

( ) Para textos corridos, o mais correto é usar as fontes padrão .

( ) Para textos muito pequenos, dê preferência às fontes serifadas.

( ) Evite usar fontes itálicas, pois podem prejudicar a leitura.

( ) Trabalhe os títulos, as capitulares, os subtítulos e as partes do texto que você deseja diferenciar como se fossem imagens.

( ) Utilize uma fonte na qual o sistema permita que a fonte escolhida seja anexada ao código HTML da página.

Alternativas

ID
2492704
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em tipologia, segundo César (2013), a fonte pode enriquecer ou destruir um layout. Assinale a opção que apresenta a orientação correta com relação à combinação e à escolha de fontes.

Alternativas

ID
2625916
Banca
CETAP
Órgão
AL-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base nas técnicas de produção gráfica e editoração, aponte a alternativa ERRADA:

Alternativas
Comentários
  • Get out!

  • Haste: O traço principal vertical ou diagonal de uma letra.

    Travessa: O traço horizontal em A, H, T, e, f e t. Às vezes é chamado de trave. Uma travessa cruza uma única haste.

    Ápice: Ponto formado na parte superior de um caractere, como A, onde o traço da direita e o da esquerda se encontram.

    Serifa: Pequeno traço no final de um traço principal vertical ou horizontal.

    __________________________________________________________

    Cor vermelha significa paixãoenergia e excitação. É uma cor quente. Está associada ao poder, à guerra, ao perigo e à violência. O vermelho é a cor do elemento fogo, do sangue e do coração humano. Simboliza a chama que mantém vivo o desejo, a excitação sexual e representa os sentimentos de amor e paixão.

    Cor preta consiste na cor mais escura de todo o espectro das cores e simboliza respeitomorteisolamentomedosolidão. A cor preta também significa tristeza e reverência e por esse motivo pessoas que estão em luto muitas vezes vestem roupa preta, sendo uma cor preponderante em muitos funerais ocidentais. Além disso, também pode significar elegânciadignidadeluxo e sofisticação.

    Cor azul significa tranquilidadeserenidade e harmonia, mas também está associada à frieza, monotonia e depressão. Simboliza a água, o céu e o infinito.

    Cor verde significa esperançaliberdade, saúde e vitalidade. O verde simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude. É cor da natureza viva. Está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude.

    Cor amarela significa luzcalor, descontração, otimismo e alegria. O amarelo simboliza o solo verão, a prosperidade e a felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio.

    ___________________________________________________________

    Tamanho de papel: A4 210 × 297 - A3 297 × 420


ID
2736184
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com Sant’Anna, Rocha Júnior e Garcia (2015), como regra, deve-se dar preferência aos caracteres tipográficos, evitando o uso de caracteres desenhados. Porém, existem situações em que a tipografia diferenciada não somente é adequada, mas pode se tornar um dos grandes diferenciais da peça, e a legibilidade dessas tipografias depende de cinco fatores. Sendo assim, assinale a opção que apresenta esses fatores.

Alternativas

ID
2743783
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação às tipologias, assinale a opção que apresenta a família de letras sem serifa.

Alternativas
Comentários
  • https://producaograficadesign.wordpress.com/2012/06/16/tipos-de-fontes/

  • letra A

    Fontes Lapidárias

    Os desenhos da fonte não possuem serifa e é uniforme sendo indicada no uso dos textos publicitários e de embalagens. Não são recomendados para textos longos.

  • A família tipográfica faz parte de um conjunto de critérios técnicos que contribuem para a alta legibilidade (reconhecimento dos caracteres) e melhor leiturabilidade (comportamento da forma dos caracteres): uso de tipos (com ou sem serifa), altura da caixa -alta e caixa -baixa, hastes ascendentes e descendentes, e contraste entre traços finos e grossos.

    Serifa é o pequeno traço ou filete que remata os terminais de certas letras. Sua existência é justificada pela necessidade de maior clareza nos limites do traço e alinhamento dos caracteres. Ideal para ser utilizada em cartilhas, a serifa propicia melhor leitura, pois auxilia no agrupamento das letras das palavras, pois forma blocos coesos e cria um corredor horizontal com as letras, o que contribui para que os olhos se movam suave e rapidamente de um grupo de palavras para outro e de uma linha de texto para outra.

    O uso de tipos sem serifas é mais adequado para textos curtos e outros elementos gráfico-editoriais, como títulos, entretítulos, linhas de apoio, etc.

    Dentre as alternativas, a única opção que apresenta a família de letras sem serifa é a lapidária.

    Gabarito do professor: Letra A.

    Fonte:

    - de Sousa, Richard Perassi Luiz e de Castro, Luciano Patrício Souza. Estruturação de Projetos Gráficos: A Tipografia como Base do Planejamento. Editora Appris. 2020.

    - Araújo, Emanuel. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. LEXIKON Editora. 2019.

ID
2784466
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

    A visualização da informação e os infográficos são recursos amplamente utilizados na mídia impressa, visando-se à diminuição das barreiras de entendimento do conteúdo. Tal recurso mostra-se útil para tratar de tipografia, uma das áreas de conhecimento base da comunicação e do design visual que está relacionada tanto com o projeto quanto com o uso consciente de símbolos alfabéticos na construção da mensagem.


Uriá Fassina Firmino. A infografia como recurso comunicacional no processo de aquisição de informação e compreensão de tipografia. Internet: <www.uel.br> (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsecutivo, relativo a propriedades de um projeto gráfico editorial.

Os três gêneros de comportamento para a tipografia são texto, informação e imagem, os quais apresentam em comum a legibilidade como fator crítico, uma vez que se relacionam igualmente à legibilidade de conteúdo e à intencionalidade da comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Não sei se eu compreendi a questão, mas o que eu encontrei sobre o tema foi isso:


    Ao longo do tempo foram realizados diversos estudos que auxiliam na escolha dos tipos mais apropriados ao produto gráfico-editorial. Assim, previamente, deve-se considerar o tipo de produto impresso ou digital que será projetado, suas características gerais e, especialmente, a finalidade da mensagem e as peculiaridades dos componentes do público ou dos públicos previstos como seus receptores preferenciais.

    Há diferentes produtos gráfico- editoriais que, também de maneiras diversas, são dirigidos ao público infantil, infanto-juvenil ou adulto, podendo ser ainda destinado prioritariamente aos homens ou às mulheres, aos estudantes universitários ou aos militares, entre outras possibilidades.

    Há o livro Pensando com Tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes (LUPTON, 2006), cujo título sintetiza a necessidade de se considerar o projeto tipográfico como um problema conceitual e comunicativo, que requer planejamento de maneira contextualizada com as características culturais do produto, da mensagem e do público. Inclusive, também há uma tradição de estudos ergonômicos que resultaram em critérios, normatizações e tabelas, sobre a usabilidade dos tipos e dos formatos gráfico-editoriais e de outros elementos do projeto gráfico -editorial.

    Fonte: A TIPOGRAFIA COMO BASE DO PROJETO GRÁFICO- EDITORIAL: Luciano Patrício Souza de Castro e Richard Perassi Luiz de Sousa

  • Cespe e suas questões de Comunicação Social polêmicas, para não dizer mal elaboradas. Qual seria o erro dessa, alguém descobriu?

  • Seria o caso de não "se relacionam igualmente quanto à legibilidade de conteúdo e à intencionalidade da comunicação", mas sim as terem como finalidade?

    To espremendo uma justificativa para que seja errada. Essas questões de Comunicação da Cespe me matam.

  • A tipografia enquanto imagem pode não se preocupar com a legibilidade. Maior prova disso: aquelas logomarcas de bandas de metal

  • Vamos analisar a questão:

    A construção de uma publicação está associada aos aspectos conceituais do conteúdo (informação), à força visual das imagens e da tipografia, e aos detalhes da leitura (texto). Apesar de não haver hierarquia entre eles, eles agem em níveis diferentes e influenciam de modos diversos o produto final, tanto na legibilidade quanto na intencionalidade.


    RESPOSTA: ERRADO


    Fonte:

    - Tabak, Tatiana. Manual de Diagramação. PUC-Rio. 2014.

    - Justo, Thiago Cesar Teixeira. Diagramação: Fundamentos e técnicas. SESI SENAI Editora. 2017.

ID
2784472
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

    A visualização da informação e os infográficos são recursos amplamente utilizados na mídia impressa, visando-se à diminuição das barreiras de entendimento do conteúdo. Tal recurso mostra-se útil para tratar de tipografia, uma das áreas de conhecimento base da comunicação e do design visual que está relacionada tanto com o projeto quanto com o uso consciente de símbolos alfabéticos na construção da mensagem.


Uriá Fassina Firmino. A infografia como recurso comunicacional no processo de aquisição de informação e compreensão de tipografia. Internet: <www.uel.br> (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsecutivo, relativo a propriedades de um projeto gráfico editorial.


A família tipográfica é o conjunto de caracteres que possuem as mesmas características de desenho, independentemente de suas variações de peso, inclinação e corpo.

Alternativas
Comentários
  • Uma família tipográfica é um conjunto de fontes tipográficas com as mesmas características estilísticas fundamentais, porém apresentadas com variações de espessura, largura, altura e outros detalhes. Algumas destas variações são mais frequentes nas famílias tipográficas e recebem nomes que se tornaram conhecidos pelo público em geral, tais como bold (negrito), light (claro), regular, itálico, versalete, dentre outros.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Família_tipográfica

  • Não confundir Família Tipográfica com Fonte Tipográfica, essa sim mais restrita. Gabarito: Certo

  • Vamos analisar a questão:

    A família tipográfica faz parte de um conjunto de critérios técnicos que contribuem para a alta legibilidade (reconhecimento dos caracteres) e melhor leiturabilidade (comportamento da forma dos caracteres): uso de tipos (com ou sem serifa), altura da caixa-alta e caixa-baixa, hastes ascendentes e descendentes, e contraste entre traços finos e grossos.

    A família tipográfica, conforme afirmado no anúncio, apresenta algumas variações nos caracteres que contrastam com o estilo normal ou regular (bold ou itálico, por exemplo), mas permanecem com as mesmas características de desenho.


    RESPOSTA: CERTO


    Fonte:

    - de Sousa, Richard Perassi Luiz e de Castro, Luciano Patrício Souza. Estruturação de Projetos Gráficos: A Tipografia como Base do Planejamento. Editora Appris. 2020.


ID
2795185
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre a importância do planejamento gráfico nos periódicos, leia o texto a seguir.

O planejamento gráfico, ao conformar a materialidade do periódico, atua como _____________, estruturando a organização e hierarquia dos elementos informativos, segundo critérios de edição. A base do projeto é o (a) ____________, que no jornalismo impresso tem algumas medidas principais. O espaço gráfico é organizado segundo um grid ou ___________, que é um conjunto de linhas de marcação invisíveis para quem não participa do processo de diagramação. Sua função é organizar conteúdos em relação ao espaço da página, estabelecendo o número de colunas, o espaço entre elas e as margens da página, para que se mantenha a (o)____________do periódico. Outro elemento fundamental para manter as características da publicação é a escolha dos tipos. Uma fonte é um alfabeto completo, com letras maiúsculas e minúsculas, números e sinais de pontuação, de um determinado tipo, que seguem um mesmo padrão de ______________.

Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • O planejamento gráfico, ao conformar a materialidade do periódico, atua como mediador, estruturando a organização e hierarquia dos elementos informativos, segundo critérios de edição. A base do projeto é o formato, que no jornalismo impresso tem três medidas principais.


    O standard (broadsheet), utilizado por várias décadas por publicações de todo o mundo e associado a ideia de periódico tradicional, rigoroso e sério; o tablóide, aproximadamente a metade do standard, e que começou a ser usado com os jornais sensacionalistas, o que por muito tempo associou a esse tamanho um caráter negativo; e o berliner, dimensão intermediária entre ambos e que não carrega a conotação pejorativa do tablóide.


    O espaço gráfico é organizado segundo um grid ou diagrama, que é um conjunto de linhas de marcação invisíveis para quem não participa do processo de diagramação. Sua função é organizar conteúdos em relação ao espaço da página, estabelecendo o número de colunas, o espaço entre elas e as margens da página. Ele é responsável pela unidade das diferentes edições da publicação, de forma que, mesmo que o conteúdo varie bastante de uma para outra, mantenha-se a identidade do periódico.


    Fonte: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-1030-1.pdf


ID
2828470
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Atente ao que se diz a seguir sobre comunicação visual e design gráfico, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso:

( ) Reticulagem é o nome dado ao processo de criação de uma rede de linhas contínuas que irão compor a imagem em uma folha de papel após a sua impressão.

( ) Ápice, haste e pé são elementos presentes em todos os caracteres tipográficos baseados no alfabeto romano, ao contrário das serifas e das traves.

( ) CMYK e RGB são processos de descrição de cores aditivos e de mesma finalidade na indústria gráfica.
( ) Os pictogramas podem ser usados num dado projeto gráfico e cabe ao profissional da área analisar se é melhor usar os tradicionais ou projetá-los para fins específicos.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • As incorretas:


    RETICULAGEM - mini pontinhos imperceptíveis a olho nu presentes em materiais impressos.


    O padrão CMYK é mais usado para impressão em papel, onde 4 cores de tinta Cyan (Ciano), Magenta (Magenta), Yellow (Amarelo) e blacK (Preto)geram uma qualidade final melhor do que apenas 3.


     RGB corresponde às iniciais das 3 cores Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul). Este padão é utilizado para exibição em monitores de computador e televisores em geral.


  • Um pictograma ou pictógrafo é um símbolo que representa um objeto ou conceito por meio de desenhos figurativos. Pictografia é a forma de escrita pela qual ideias e objetivos são transmitidos através de desenhos.Wikipédia

  • Ápice: Ponto formado na parte superior de um caractere, como A, onde o traço da direita e o da esquerda se encontram.

    Haste: O traço principal vertical ou diagonal de uma letra.

    https://clubedodesign.com/2015/tipografia-basica-5-a-anatomia-dos-tipos/

  • ( ) Reticulagem é o nome dado ao processo de criação de uma rede de linhas contínuas que irão compor a imagem em uma folha de papel após a sua impressão. 

    Falso. São pontos, não linhas contínuas.


    ( ) Ápice, haste e pé são elementos presentes em todos os caracteres tipográficos baseados no alfabeto romano, ao contrário das serifas e das traves. 

    Verdadeiro.


    ( ) CMYK e RGB são processos de descrição de cores aditivos e de mesma finalidade na indústria gráfica.

    Falso. CMYK é utilizado para impressão e RGB, para imagem virtual.


    ( ) Os pictogramas podem ser usados num dado projeto gráfico e cabe ao profissional da área analisar se é melhor usar os tradicionais ou projetá-los para fins específicos. 

    Verdadeiro.


    Gabarito: D

  • Eu sempre erro essa questão porque entendi que a trave une duas hastes, por exemplo, nas letras A e H, ou seja, a trave, portanto, só tem em algumas letras, e não em todos os caracteres do alfabeto romano. Pronto, acho que não erro mais ;)

    Bons estudos!

    #resistiratépassar #lutaratévencer


ID
2828482
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No âmbito da indústria gráfica, quando se fala em fechamento de um arquivo ou de uma arte final, está-se referindo ao ato de

Alternativas
Comentários
  •  PDF/X-1a é projetado para tornar arquivos pesados em mais leves fazendo com que a entrega seja mais rápida e segura. Isso requer que a cor de todos os objetos sejam impressos em CMYK ou local. Elementos em RGB e espaços de cor Lab ou marcados com perfis ICC não são recomendados para impressão. Ele também exige que todas as fontes usadas no trabalho sejam incorporadas no arquivo e não permite o uso de transparência e camadas. [...] Para arquivos que serão impressos, fechá-lo em PDF/X-1a é a melhor opção, garantindo que o arquivo fique livre de erros, poupando tempo e dinheiro. Você pode criar seus arquivos em programas como Adobe Creative Suite: llustrator, InDesign, Photoshop ou Corel Draw. https://www.printi.com.br/blog/o-que-e-pdfx1a


ID
2867338
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativos à produção gráfica de edições.

O editor deve realizar a escolha do tipo de fonte textual mais adequado à publicação, tarefa que faz parte da definição do projeto gráfico.

Alternativas
Comentários
  • O editor de publicações é um profissional encarregado da organização, seleção, normalização, revisão e supervisão dos originais de uma obra. Ele aperfeiçoa e faz as devidas adequações no texto e no projeto gráfico para torná-los interessantes ao maior número de leitores.

    Projeto gráfico é o plano inicial que contém as indicações de uma peça de design gráfico no que diz respeito ao texto, às imagens, à tipografia, aos títulos, olhos, boxes e demais elementos que devem ser posicionados adequadamente para atender à demanda editorial.

    Tipografia é a seleção de caracteres tipográficos utilizados num projeto gráfico com base no objetivo da publicação e perfil do leitor. Tem como propósito tornar a leitura atraente, legível, e clara, além de facilitar a concentração nos aspectos mais importantes do conteúdo.

    O editor, portanto, como responsável pelo projeto gráfico, também responde pela seleção da tipografia.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a questão está correta.

    Gabarito do professor: Certo.

    Bibliografia:

    - Araújo, Emanuel. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1986.

  • O editor na produção gráfica precisa saber qual fonte se adequa melhor à mensagem que vai ser transmitida pelo texto e pela diagramação, pois tudo é complementar nesse contexto do produto informativo.


ID
2867392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativos à classificação dos tipos nos projetos gráficos.

A facilidade na leitura está mais associada à forma da letra que se está acostumado a ler, embora haja estudos que apontem o tipo serifa como o mais fácil para a leitura

Alternativas
Comentários
  • É um senso comum que as serifas facilitam a leitura. O texto torna-se contínuo aos olhos do leitor. Também é historicamente mais conhecida, por isso, é mais comum ser facilmente aceita. Aqui está um infográfico que explica as diferenças entre as fontes serifadas e sem serifa (sans-serif). Você vai aprender quando usar uma das duas, bem como exemplos e usos na internet.

    Fonte: http://tutano.trampos.co/12742-infografico-tipografia-serifa/

  • A leiturabilidade, ou facilidade de leitura, é um aspecto importante a ser considerado em projetos gráficos. É determinada pelo número de frases por parágrafos, número de sílabas das orações, extensão das sentenças, conhecimento das palavras, estilo de redação e composição tipográfica. É afetada por fatores ambientais, como o nível de iluminação e o grau de contraste entra a letra e o suporte, e por fatores pessoais, como o nível de fadiga do leitor.

    Clair & Busic-Snyder (2009) afirmam que a familiaridade do leitor com o tipo de letra utilizado na publicação gera conforto na leitura e estimula sua prática. De acordo com as autoras, o uso da letra gótica, que era um padrão cultural muito utilizado no passado, tornaria a atividade de ler algo muito difícil para os leitores atuais.

    Vieira (2011), no entanto, afirma que a leitura de textos pode ser facilitada pelo uso de serifas, peso do traço, simplificação do contorno, espaço em branco e largura. A utilização de certos estilos (como o itálico) e de efeitos (como todas as letras maiúsculas) tornam a leitura significativamente mais lenta.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a afirmação da questão está certa. A facilidade na leitura está mais associada à forma da letra que se está acostumado a ler, embora haja estudos que apontem o tipo serifa como o mais fácil para a leitura.

    Gabarito do Professor: CERTO.

    Bibliografia:

    - Vieira, Rosâne Maria da Silva. Um estudo sobre o design de livros para a terceira idade. Disponível em https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/38950/000823433.pdf. Acesso: Julho de 2021. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2011.

    - Clair, Kate & Busic-Snyder, Cynthia. Manual de tipografia: a história, a técnica e a arte. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

ID
2867395
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativos à classificação dos tipos nos projetos gráficos.

A maioria das pessoas consegue distinguir entre duas fontes semelhantes, mas não percebe uma mudança de meio ponto (0,175 mm) no tamanho de uma letra, embora isso não afete a legibilidade do texto.

Alternativas
Comentários
  • pode afetar a legibilidade da fonte sim.

  • Legibilidade diz respeito à facilidade e precisão com a qual o leitor percebe os textos impressos. Pode ser verificada com base na velocidade de percepção, movimento do olho, perceptibilidade a distância, perceptibilidade na visão periférica, visibilidade, velocidade de trabalho e fadiga na leitura.

    O grau de legibilidade depende não somente de como uma fonte é usada – como na organização dos espaços entre palavras e linhas, tamanho do corpo, contraste tonal entre a letra impressa e o suporte; as características do leitor, como sua capacidade de leitura e suas preferências estéticas, bem como o ambiente onde se encontra, também afetam a legibilidade.

    No quesito fonte, mesmo pequenas alterações no tamanho fazem a diferença. De acordo com Hendel (2003), a maioria das pessoas não consegue distinguir entre duas fontes semelhantes; no entanto, uma mudança de meio ponto (0,175 mm) nas dimensões de uma letra, como a Garamond, tem um efeito significativo sobre sua legibilidade.

    Com base nessa explicação, podemos concluir que a afirmação da questão está errada.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Bibliografia:

    - Hendel, Richard. O Design do Livro. Atelie Editorial, 2003

    - Vieira, Rosâne Maria da Silva. Um estudo sobre o design de livros para a terceira idade. Disponível em https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/38950/000823433.pdf. Acesso: Julho de 2021. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2011.

    - Clair, Kate & Busic-Snyder, Cynthia. Manual de tipografia: a história, a técnica e a arte. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.

ID
2867398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativos à classificação dos tipos nos projetos gráficos.

Apesar de sua breve duração, o tipo de fonte criado por Gutenberg, classificado como gótico, que cedeu lugar ao tipo old style, ainda hoje é utilizado quando se pretende ressaltar os valores tradicionais.

Alternativas
Comentários
  • O que chamamos de “letra gótica” foi um estilo de escrita caligráfica que surgiu na Europa, a partir do século XI na baixa Idade Média, como desdobramento do estilo artístico e arquitetônico surgido no norte da França e notabilizado sobretudo pelas imensas catedrais. Os tipos móveis utilizados no primeiro livro impresso ("B-42, a Bíblia de 42 linhas e duas colunas) por Gutenberg eram góticos.

    Fonte: http://www.tiposeletras.com.br/tag/johannes-gutenberg/

  • GUTENBERG NÃO CRIOU ELE USOU. BOM , DEVERIA SER ANULADA.

  • Johanes Gutenberg inventou, em meados do século XV, um sistema de impressão por tipos móveis inspirados nos manuscritos medievais. Seus primeiros trabalhos buscavam imitar a forma da escrita comum na Europa da época: as letras góticas. De acordo com Meggs (2009), “os traços verticais desse tipo eram feitos primeiro e depois os outros elementos que formavam as letras eram traçados, uniformizando e acelerando bastante o processo de reprodução dos manuscritos". São divididos em quatro subclasses: texturados, rotundos, bastardos e Fraktur.

    O tipo Old Style, ou estilo antigo, data do século XV e é caracterizado pela passagem moderada de traços grossos para finos. Esse tipo clássico e elegante possui serifa e ênfase diagonal, o que possibilita excelente legibilidade. Temos como exemplos a Garamond, Bookman e Goudy.

    O tipo Gótico, por ser mais complexo, deve ser utilizado com cautela e em poucos casos, como em rotulagem e títulos, quando se pretende dar ênfase aos valores tradicionais.

     

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a questão está correta.

    Gabarito do professor: Certo.

    Bibliografia:

    - Pereira, Aldemar A. Tipos – Utilização de Letras no Projeto Tipográfico. Quartet, 2004

    - Meggs, Philip B. História do design gráfico. 4. ed. norte-americana. Tradução: Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

ID
2867401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativos à classificação dos tipos nos projetos gráficos.

Em geral uma fonte completa — um conjunto ou uma família de caracteres — inclui cerca de 250 caracteres, que representam uma fração de todo o trabalho, o qual pode abranger diversas versões, como: redondo, itálico, versalete, números, ligaduras, frações, acentos, signos e símbolos.

Alternativas
Comentários
  • Se tiver apenas 1 comentário, pule, pois provavelmente será Solitário (porque de Solidário não tem nada).


ID
2867419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de editoração e design de livros, julgue o item seguinte.

Os primeiros livros impressos utilizavam estilos de letras desenhados para imitar os livros escritos à mão que antecederam a invenção dos tipos móveis.

Alternativas

ID
2867488
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a elementos que possibilitam a legibilidade, julgue o item a seguir.

O uso da tipografia serifada é desejável, pois os tipos sem serifa prejudicam a legibilidade do texto, embora não o tornem necessariamente ilegível.

Alternativas
Comentários
  • É uma questão complicada, porque o tipo com serifa é melhor para leitura em impresso e o sem serifa é melhor para leitura em web.

  • Viagem total. Teria de especificar de qual plataforma estamos falando - digital ou impressa. Aliás, mesmo na impressa não dá para dizer que 'sem serifa' prejudica a leitura do texto.

  • A questão deveria ter sido anulada!

    O uso de fontes com serifa é recomendado apenas em determinados casos, como para materiais impressos.

    Para telas digitais, o ideal é utilizar fontes sem serifa para facilitar a leitura do conteúdo.

    Fonte: prof. Julia Branco - Estratégia

  • Questão estranha.

    Por exemplo: leia essa comentário. Ele está publicado com uma fonte "sem serifa". Isso porque o meio que esse texto é publicado é um ambiente digital, local em que ele se adequa melhor à leitura. Logo, a questão pecou por generalizar o ambiente da publicação.

  • Serifa é o pequeno traço ou filete que remata os terminais de certas letras. Sua existência é justificada pela necessidade de maior clareza nos limites do traço e alinhamento dos caracteres e é considerada um critério técnico quanto ao uso de tipos.

    Ideal para ser utilizada em cartilhas, a serifa propicia melhor leitura, pois auxilia no agrupamento das letras das palavras, pois forma blocos coesos e cria um corredor horizontal com as letras, o que contribui para que os olhos se movam suave e rapidamente de um grupo de palavras para outro e de uma linha de texto para outra.

    O uso de tipos sem serifas são mais adequados para textos curtos e outros elementos gráfico-editoriais, como títulos, entretítulos, linhas de apoio, etc.

    Gabarito do professor: CERTO

    Fonte:

    - Araújo, Emanuel. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. LEXIKON Editora. 2019.

    - Sousa, Richard Perassi Luiz de, e Castro, Luciano Patrício Souza de. Estruturação de Projetos Gráficos: A Tipografia como Base do Planejamento. Editora Appris. 2020.

  • Tipos Serifados = Corpo do Texto (a serifa simula a letra cursiva/escrita, o que confere maior legibilidade e conforto visual na leitura)

    Tipos Lapidários (sem serifa) = Títulos, chamadas e textos bem curtinhos.

  • De qual suporte estamos falando?

  • Mesmo que o argumento estivesse correto, não faz sentido afirmar que uma fonte é desejável porque prejudica a leitura. Viagem total!


ID
2892952
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito da diagramação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Diagramação 

    A diagramação é a arte ou técnica de distribuir os elementos gráficos no espaço delimitado de uma página impressa ou veiculada em meios eletrônicos ou digitais.

    O trabalho de diagramação consiste em distribuir os elementos gráficos no espaço da página de acordo com uma hierarquia de informações estabelecidas pelos editores e diretores de arte da publicação.

    A finalidade do trabalho do diagramador ao distribuir os elementos gráficos na página, é encontrar o equilíbrio da forma para propiciar o maior índice de conforto visual para o leitor.

    http://www.abcdacomunicacao.com.br/dicionario-do-design-conceitos/

    GAB C

    Diagramação - Arte de dispor grafismo e contra-grafismo como fundos, textos, letras e imagens que compõem a estética de um layout.

    Produção Gráfica: arte e técnica da mídia impressa, Antonio Celso Collaro, p. 147

  • Gabarito: letra C

    Letra A - Pelo contrário, contrastes e simetrias podem ser utilizados como recursos para organizar visualmente as informações, desde que aplicados de forma apropriada para facilitar a compreensão do conteúdo por parte da audiência.

    Letra B - A diagramação não é um sinônimo de projeto gráfico, mas sim uma área que auxiliará na execução do projeto em si.

    Letra C - Essa é a definição adequada para a diagramação: a distribuição dos diversos elementos gráficos de uma página é feita tendo como referência a hierarquia das informações traçadas pelo editor.

    Letra D - Não será feito um projeto gráfico para cada edição, mas sim adaptações em relação ao conteúdo disponível para publicação sem perder as características visuais que identificam aquele produto como único no mercado.

    Letra E - A diagramação também acontece nos meios digitais, além dos materiais impressos.

    Fonte: Prof. Julia Branco - Estratégia


ID
2892955
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Dentro da editoração, existem diversas etapas, divididas entre vários profissionais. Assinale a alternativa correta a respeito desse processo.

Alternativas
Comentários
  • Marina Colasanti atuando como copidesque na redação do Jornal do Brasil. Fonte: .[/caption]

    Na prática, os copidesques fazem a limpeza inicial do texto. Buscam, além dos problemas de grafia, falhas de coesão e coerência, problemas no encadeamento de ideias, problemas de estrutura. Um copidesque geralmente tem mais liberdade para mexer no texto que um revisor.

    A herança do copidesque vem das antigas redações de jornais, onde havia um profissional que “arredondava” os textos dos outros jornalistas, adequando-os à linha editorial da publicação.

    Preparador de originais

    Não há critérios que separem o copidesque do preparador de originais. As editoras não têm um consenso sobre quem faz o quê. Como bem sabemos, também não temos nenhum tipo de regulamentação sobre nossas atividades, então cada empresa adota o nome que bem entende. Sendo assim, eu diria que preparador e copy podem ser a mesma pessoa e ter a mesma função.

    O revisor verifica se o sumário está de acordo com o “miolo”, capas, quebras de texto, a conformidade de todos os padrões, enfim, tudo o que se refere ao texto do material já diagramado. É ele quem faz a leitura do final do trabalho para certificar-se de que nenhum “pastel” foi deixado para trás.

    Ao revisor de texto cabem os ajustes finos do livro, no material já diagramado e geralmente impresso ou em PDF, ou seja, não é ele o responsável por problemas de coesão e coerência do texto, por exemplo.

    Ainda dentro do ofício de melhorar os textos para publicação, incluo aqui o cotejo com original (quando a obra é traduzida), que consiste em verificar, frase a frase, a existência de saltos de tradução, erros, inconsistências com o original etc.

    https://revisaoparaque.com/blog/diferentes-funcoes-mesma-profissao-os-tipos-de-revisor-de-texto/

  • Trocando em miúdos, o preparador de originais encarrega-se da conteúdo enquanto o revisor e o diagramador cuidam da forma.

  • Revisor de Textos é o profissional responsável por corrigir/ajustar as imperfeições encontradas em um texto, o que inclui estar atento aos elementos gramaticais, concordância etc.

    Um Diagramador faz o planejamento e organização dos elementos gráficos, sejam fotos, ilustrações ou textos.

    O Revisor de Originais é responsável pela estilística do texto. Cabe a ele verificar a clareza e coesão, assim como se as ideias do texto em uma ordem lógica nos parágrafos.


ID
2945506
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

David Bann (2010) aponta algumas ações abaixo relacionadas que gráficas, editoras, designers e outros envolvidos na cadeia de produção da impressão podem adotar para minimizar o impacto ambiental, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Fotolito é um filme transparente, uma espécie de meio plástico, feito de acetato revestido em uma das faces com uma emulsão sensível à luz, similar aos filmes fotográficos.


ID
2945533
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Modelo com layout provisório apresentado ao cliente para aprovação, por exemplo, do peso, tipo de papel, estilo de encadernação, posições das ilustrações e do texto:

Alternativas
Comentários
  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
2945545
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Cesar (2015), os tipos podem ser classificados em algumas das seguintes categorias, entre as quais NÃO se encontra:

Alternativas
Comentários
  • A tipografia é a “impressão dos tipos”, em outras palavras, fontes de letras. É o nome dado ao estudo, criação e aplicação de caracteres, estilos, formatos e disposição visual de palavras. São alguns exemplos de tipografia: Estilo Antigo, Moderno, Serifa, Sem Serifa, Decorativo e Manuscrito. GABARITO: LETRA C.


ID
2945548
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Alguns exemplos de tipos sem serifa estão abaixo relacionados, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Vou precisar decorar todos os tipos de fontes agora?

  • Serifa é o pequeno traço ou filete que remata os terminais de certas letras. Sua existência é justificada pela necessidade de maior clareza nos limites do traço e alinhamento dos caracteres. Ideal para ser utilizada em cartilhas, a serifa propicia melhor leitura, pois auxilia no agrupamento das letras das palavras, pois forma blocos coesos e cria um corredor horizontal com as letras, o que contribui para que os olhos se movam suave e rapidamente de um grupo de palavras para outro e de uma linha de texto para outra. O uso de tipos sem serifas é mais adequado para textos curtos e outros elementos gráfico-editoriais, como títulos, entretítulos, linhas de apoio, etc.

    Futura, Helvética, Univers e Frutiger são tipos que não apresentam serifa; Bodoni, sim.

    Com base nessa explicação, podemos afirmar que a alternativa B é a certa.

    Gabarito do professor: Letra B.

    Bibliografia:

    - De Sousa, Richard Perassi Luiz e de Castro, Luciano Patrício Souza. Estruturação de Projetos Gráficos: A Tipografia como Base do Planejamento. Editora Appris. 2020.

    - Araújo, Emanuel. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. LEXIKON Editora. 2019.

ID
2945563
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Cesar (2015), ao explicar o que é “layout”, menciona as leis da Gestalt, que se baseiam em alguns dos fundamentos abaixo relacionados, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Texto interessante sobre o assunto.

    https://blog.revendakwg.com.br/inspiracao-design/teoria-e-principais-leis-da-gestalt-um-estudo-da-forma/

  • Gab.: ítem "B".

    Lembrando que, na gestalt, pregnância tem relação com composição visual (de cor, forma, textura etc).


ID
2945578
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Strunk (2012) discorre sobre algumas definições para representações visuais relacionadas às marcas, abaixo discriminadas, EXCETO:

Alternativas

ID
2963698
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Classicamente existem quatro possibilidades de alinhamento com relação ao arranjo de colunas de texto. Apesar de já utilizado na tipografia clássica, por conta da facilitação da composição com os programas de editoração, tornou-se mais frequente atualmente o uso de textos que têm seu alinhamento determinado pelas bordas das imagens presentes na composição da página. Em todas essas possibilidades há defeitos que podem aparecer em função especificamente do tipo de alinhamento de texto empregado para a composição.
O aparecimento de grandes vazios entre as palavras é um defeito típico do seguinte tipo de alinhamento:

Alternativas
Comentários
  • Vazios conhecidos como caminhos de rato.

  • Letra A.

    Ao alinhar um texto de forma justificada, o conteúdo ocupará distâncias iguais em relação às duas margens (direita e esquerda). No entanto, como as linhas não possuem sempre o mesmo número de caracteres, será necessário alterar o espaçamento entre as palavras, o que pode causar o aparecimento de grandes vazios no meio do texto.

    Fonte: Prof. Julia Branco - Estratégia


ID
2963701
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os primeiros impressos foram produzidos com tipos góticos. O desenho desses tipos foi determinado pela busca de Guttenberg em estabelecer semelhanças com os manuscritos que a tipografia pretendia substituir. Desde então tipógrafos, calígrafos e outros profissionais desenharam toda uma infinidade de tipos.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. É comum que fontes levem os nomes de seus criadores como Garamond, Frutiger, Zapf e Lubalin.
II. Max Miedinger é o desenhista da tipologia Helvética, que originalmente se chamava Neue Haas Grotesk.
III. A tipologia Univers foi criada por Adrian Frutiger e originalmente possuía 21 variações diferenciadas por um sistema de numeração.
IV. A Sabon é uma lapidária criada por Jan Tschichold na década de 1960.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
2963710
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Jan Tschichold, um dos mais importantes estudiosos da tipografia, foi fortemente influenciado pelo pensamento da Bauhaus, e isso se reflete em seu clássico manual A nova tipografia, que busca atuar sobre o design de tipos de forma renovadora e impulsiona o uso de um conjunto de famílias tipográficas sem serifas.
O conjunto de famílias tipográficas no qual todas possuem essa característica é:

Alternativas

ID
2963713
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Até o século XVIII não havia sistemas para tipometria, cada casa impressora gerava seus tipos nos tamanhos que acreditava ser conveniente.
Sobre o surgimento e a consolidação dos sistemas de medição tipográfica, analise as afirmativas a seguir:
I. Todos os sistemas tipométricos clássicos utilizados no campo das artes gráficas são duodecimais.
II. As diferenças entre os sistemas Didot e Anglo-americano são motivadas pelas diferenças entre as polegadas francesa e inglesa.
III. O ponto é a unidade básica de todos, mas seu tamanho em milímetros varia em todos os três sistemas criados.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
2963716
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Diferentes formatos de fontes viabilizaram o uso de tipologias no meio digital. PostScript, True Type ou Open Type são diferentes formatos desenvolvidos por empresas e parcerias entre elas. Uma infinidade de problemas foi gerada pelas interfaces entre os tipos de fontes e os diferentes sistemas operacionais nos quais elas eram utilizadas.
Esse problema foi superado em grande parte pela adoção:

Alternativas

ID
2988895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que concerne aos impactos de aportes tecnológicos aplicados na preparação de originais e no processo gráfico em geral, julgue o item subsequente.


Atualmente, as fontes gráficas são criadas exclusivamente em meio digital, o que torna inadequado o emprego da expressão tipografia digital, uma vez que o termo tipografia designa a disposição de tipos de chumbo em uma composição organizada em chapas metálicas.

Alternativas
Comentários
  • errada

    A transposição digital das antigas fontes e a criação de novas fontes já em meio digital deu origem a uma ampla tipologia, que, no contexto atual das artes gráficas proporciona a existência de uma tipografia digital que garante a riqueza e a velocidade em favor de um usuário. Este, de um momento para outro, pode selecionar determinada fonte que julgue mais apropriada aos seus objetivos. Assim, recorre-se à tipografia do mesmo modo que o antigo tipógrafo recorria aos caracteres de chumbo, só que, agora, digitalmente.

  • GABARITO ERRADO

    Fonte (vem do latim fundir). Técnica utilizada para fundir tipos de metal.

    Tipo e Fonte são sinônimos.

    Fonte: https://www.slideshare.net/aulasdejornalismo/aula-4-tipologia-32427242

    *Daí concluí que não é inadequado o emprego da expressão tipografia digital, pois se tipo e fonte são sinônimos não importa o meio no qual são criadas, pois trata-se de uma questão de semântica ou origem da palavra que está sendo usada para designar ou especificar um novo meio para criar as fontes, no caso da questão, o meio digital.

    * Comentário meu.

  • Tipografia é a arte e a técnica de compor e imprimir com uso de tipos. É o conjunto de procedimentos artísticos e técnicos que abrangem as diversas etapas da produção gráfica, desde a criação dos caracteres até a impressão e acabamento. É a escrita, mecanizada, informatizada e/ou digitalizada, que pode ser editorada, moldada, emendada e destinada a reproduzir-se por meios artificiais.

    O tipo digital permite "interletrar" e desenhar caracteres melhor e com maior fidelidade que o tipo metálico, visto que incorporou muitas melhorias, como aplicações de auto-edição e desenho, tecnologia laser, programação PostScript e o sistema de fontes TrueType.

    Em tese, as fontes gráficas são criadas exclusivamente em meio digital. Há aqueles que ainda utilizam o tipo metálico com o intuito de obter efeitos artísticos e retrô em seus trabalhos. A quantidade desses profissionais, no entanto, é insignificante em comparação com aqueles que usam o meio digital.

    O emprego da expressão tipografia digital não é inadequado. O digital define o tipo de tipo usado; nesse caso, o digital. As etapas dos processos da tipografia, de criar, escolher, imprimir e dar acabamento, continuam as mesmas.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    Fonte:

    - Tschichold, Jan. A forma do livro: ensaios sobre tipografia e estética do livro. Atelie Editorial. 2007.
  • Você quer saber mais sobre os conteúdos cobrados pelas bancas em concursos da área de Comunicação Social? Conheça o Jornalista Concurseiro.

     

    Canal no Youtube:

    https://www.youtube.com/channel/UCcsmvFXbLH3cY7JJ1Q-hffQ

    Instagram:

    https://www.instagram.com/jornalista.concurseiro/

    Facebook:

    https://www.facebook.com/jornalista.concurseiro

    Grupo no Telegram:

    https://t.me/jornalistaconcurseiro


ID
3007483
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com Sant'Anna (2015), a produção gráfica é uma das áreas que mais têm evoluído, em função dos novos softwares e das experiências em meios com linguagens diferenciadas, particularmente os interativos. Como regra, deve-se dar preferência aos caracteres tipográficos, evitando o uso de caracteres desenhados. Porém, existem situações em que a tipografia diferenciada não somente é adequada, mas pode se tornar um dos grandes diferenciais da peça. Sendo assim, a sua legibilidade depende de quais fatores?

Alternativas

ID
3007543
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre a utilização de fontes em produção gráfica, Bann (2012) afirma que:

Alternativas
Comentários
  • A letra "D" está com o significado invertido. Fontes de impressora são vetoriais e fontes de tela são arquivos bitmap.


ID
3008914
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O projeto gráfico dá forma ao projeto editorial. O projeto gráfico é constituído por um conjunto regras que têm a função primordial de conferir unidade e refletir a personalidade da publicação. Assinale a alternativa que NÃO faz parte de um projeto gráfico.

Alternativas
Comentários
  • Como que público-alvo não faz parte do projeto gráfico?

    Pensar num público A ou B vai diferenciar nas escolhas de formato, tipo de papel fontes tipográficas..

    Alguém explica?

  • Pois é, Astrid. Aqui não mede conhecimento, mas sim o quanto calejado em fazer prova você está para encontrar a resposta que a banca quer.


ID
3008920
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A leiturabilidade e a legibilidade são utilizadas como sinônimos para definir a facilidade com que alguns textos são mais fáceis ler do que outros. Na atividade da produção gráfica, vários fatores contribuem para a facilidade de leitura. Assinale a seguir a alternativa que NÃO tem relação com a leiturabilidade ou legibilidade.

Alternativas

ID
3008926
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFSM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em relação às famílias das fontes utilizadas em impresso, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Romana antiga é uma fonte inspirada na escrita monumental romana, proporciona ao leitor um descanso visual e facilidade de leitura devido às suas serifas arredondadas.

II. Romana moderna caracteriza-se pelas serifas grossas retangulares tanto na base quanto no ápice.

III. Lapidária não tem serifas, tem pouca variação na grossura de suas hastes e são mais uniformes.

IV. Egípcia é uma fonte que se caracteriza por ser uma evolução da romana antiga, cuja característica é a legibilidade proporcionada pelas serivas retas na base.

Alternativas

ID
3093283
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Mesa Diretora da Câmara analisou o layout do convite para a inauguração da nova sede do Legislativo Municipal e solicitou ao diagramador a mudança dos tipos usados no texto. O profissional de design entendeu que os vereadores pretendiam que o convite fosse composto com tipos cursivos e usou corretamente a seguinte tipografia:

Alternativas
Comentários
  • A utilização do recurso conhecido como "itálico" reproduz o efeito da letra cursiva, naturalmente escrita em diagonal nos países ocidentais.

  • Todas as famílias tipográficas possuem variações em seu design: corpo, caixa-alta x caixa-baixa, postura, eixo, espaço interno, peso e largura.

    O quesito “postura" diz respeito à tendência vertical ou inclinada de um carácter. Pode ser redonda (ou romana), itálica ou oblíqua (ou falso itálica).

    A postura “itálica" foi criada para reproduzir a escrita do Papa e imita o tipo cursivo. A inclinação do eixo das letras indica dinamismo e causa mudança da velocidade de leitura e do tom da voz. É muito usada em citações de palavras estrangeiras pouco conhecidas.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Não encontramos alteração dos tipos usados na frase do convite.

    B) Certo. Podemos observar que o diagramador usou a postura itálica, imitando o tipo cursivo.

    C) Errado. As alterações na fonte e no estilo da fonte (de regular para bold) não causaram o resultado desejado pela mesa diretora da Câmara: o convite ser feito com tipos cursivos.

    D) Errado. A alteração no estilo da fonte (de regular para bold) não causou o resultado desejado pela mesa diretora da Câmara: o convite ser feito com tipos cursivos.

    E) Errado. As alterações na fonte (sem serifa para uma com serifa) e no estilo da fonte (de regular para bold) não causaram o resultado desejado pela mesa diretora da Câmara: o convite ser feito com tipos cursivos.

    Com base nessas explicações podemos concluir que a alternativa correta é a B.

    Gabarito do professor: Letra B.

    Bibliografia:

    - Lessa, Joana. Tipografia – Anatomia do Tipo. Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve. 2012.

    - Radfahrer, Luli. Design/Web/Design:2. Disponível em http://www.luli.com.br/admin/wp-content/uploads/2008/04/dwd2.pdf. Acesso em Março de 2021.
  • Você quer saber mais sobre os conteúdos cobrados pelas bancas em concursos da área de Comunicação Social? Conheça o Jornalista Concurseiro.

     

    Canal no Youtube:

    https://www.youtube.com/channel/UCcsmvFXbLH3cY7JJ1Q-hffQ

    Instagram:

    https://www.instagram.com/jornalista.concurseiro/

    Facebook:

    https://www.facebook.com/jornalista.concurseiro


ID
3531718
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O primeiro passo para a produção de um livro é a preparação de um original, o qual pode ser definido como: “[...] todo material entregue pelo autor à editora que resultará no livro”. Nesse sentido, esse material pode ser criado de várias formas possíveis, mas deve seguir algumas regras mínimas em sua entrega à editora para que seu processo de revisão e editoração se dê da forma mais correta. Sabendo disso, considerando que Cláudia é responsável pela autoria de um livro que pretende publicar, assinale a alternativa que apresenta uma prática adequada de preparação e entrega do original para a editora que fará a revisão e a publicação desse livro.

Alternativas
Comentários
  • o texto original pode ser chamado também de "original" ou "manuscrito", mas isso não quer dizer que ele foi escrito à mão, mas sim que é a primeira versão, a ser analisada pelo editor.

    de fato, o material precisa ser digitalizado, indicando somente as laudas para orientação. como a edição, o layout, impressão, acabamentos e demais etapas do processo editorial são posteriores, não existe nenhuma necessidade de ter esse trabalho ao enviar um original para uma editora.


ID
3531721
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Ao se realizar a edição de um determinado texto, é importante seguir alguns princípios básicos de editoração para que o conteúdo seja melhor apresentado visualmente. Para tanto, algumas abordagens visuais, como padronização, hierarquização e realce, devem ser aplicadas. Considerando o exposto, são princípios básicos de editoração que o responsável pela fase de edição deve realizar ao editar uma publicação, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • o uso excessivo de famílias tipográficas diferentes pode causar desconforto visual e prejudicar a legibilidade da página.


ID
3531730
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assim como a revisão textual e ortográfica é de extrema importância para que uma publicação apresente padrões devidos de qualidade, uma ampla revisão dos aspectos tipográficos também é necessária. Em tal tipo de revisão, é empregada uma série de sinais utilizados diretamente no texto da prova. Sabendo que um profissional que trabalhe com editoração e publicação precisa dominar esse assunto, assinale a alternativa correta quanto ao real significado desses sinais.

Alternativas

ID
3642679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2003
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à composição tipográfica, julgue o item subsequente.


Composição a quente é um tipo de composição que utiliza letras e(ou) linhas de metal fundido.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: Certo.

    Processo de impressão no qual linhas de tipo de metal são fundidas antes de serem preparadas para impressão. Esse sistema possibilitou a criação de grandes quantidades de texto a um custo relativamente baixo e foi muito utilizado pela indústria jornalística.

    Fonte: https://www.printi.com.br/glossario/composicao-a-quente#:~:text=Processo%20de%20impress%C3%A3o%20no%20qual,muito%20utilizado%20pela%20ind%C3%BAstria%20jornal%C3%ADstica.


ID
3858859
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa que não representa um elemento de diagramação de um jornal ou revista.

Alternativas
Comentários
  • Decupagem e transcrição são elementos do jornalismo televisivo e radiofônico.

  • letra e

    Decupagem

    Descrição do conteúdo gravado com marcação do tempo em que aparecem as imagens e falas. (TV)

    Decupagem em bins

    Nos processos de pós-produção de documentários, consiste em, a partir da seleção do diretor no roteiro, marcar (logar) os trechos que entrarão na edição do documentário. (TV)

  • Diagramação é a atividade relacionada à disposição da matéria no espaço gráfico. Baseia-se no melhor aproveitamento do texto, dos títulos e das imagens, e no destaque adequado para causar a devida atração, respeitando a forma e a estética e proporcionando uma relação saudável entre o conteúdo e a apresentação.

    São elementos da diagramação: texto, título, intertítulo, retranca, arte (fotografias, ilustrações, charges e infográficos), olho, caixa (ou box), fio, linha fina, cabeçalho, rodapé, anúncio, colunagem, legenda, créditos e tipografia.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção errada, que não apresenta um elemento de diagramação de um jornal ou revista:

    A) Certo. Texto é a redação corrida, geralmente na cor preta e com corpo de 9 a 12. Título é uma palavra ou frase situada em destaque na parte superior da matéria, geralmente em corpo maior que o restante do texto. A linha fina, ou subtítulo, situa-se abaixo do título, é escrita em letras menores e tem como objetivo complementar a informação e instigar a curiosidade. Intertítulo, ou entretítulo, é um título inserido no meio de um texto extenso usado para facilitar a leitura.

    B) Certo. Foto é um recurso visual usado para complementar o conteúdo escrito e envolver o público. Legenda é um texto breve, colocado embaixo ou ao lado de uma ilustração para explica-la ou ampliar seu significado. Crédito é a referência ao autor do produto (texto ou arte visual).

    C) Certo. Arte é um recurso visual usado para complementar ou ampliar o significado do conteúdo textual. Pode ser expressa em forma de infográficos (representação visual que une textos breves com figuras e esquemas a fim de explicar um conteúdo para o leitor), charge (desenho com crítica humorística de um fato específico) e ilustração (pintura ou desenho que acompanha um texto).

    D) Certo. Anúncio é o espaço voltado para a publicidade, com conteúdo não-editorial. Tipografia é a seleção de tipos para conferir ao texto legibilidade, hierarquia e clareza.

    E) Errado. Decupagem é a descrição do conteúdo gravado com marcação do tempo em que aparecem as imagens e falas. A transcrição é a reprodução escrita de um material produzido em formato de áudio ou vídeo.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa E apresenta a afirmação errada.

    Gabarito do professor: Alternativa E.

    Bibliografia:

    - Barbosa, Gustavo & Rabaça, Carlos Alberto. Dicionário de comunicação. Codecri. 1978.
  • Você quer saber mais sobre os conteúdos cobrados pelas bancas em concursos da área de Comunicação Social? Conheça o Jornalista Concurseiro.

     

    Canal no Youtube:

    https://www.youtube.com/channel/UCcsmvFXbLH3cY7JJ1Q-hffQ

    Instagram:

    https://www.instagram.com/jornalista.concurseiro/

    Facebook:

    https://www.facebook.com/jornalista.concurseiro

    Grupo no Telegram:

    https://t.me/jornalistaconcurseiro


ID
3858895
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a definição correta de “tipologia” no design gráfico.

Alternativas
Comentários
  • Tipologia é a ciência que estuda os tipos, sua caracterização e os métodos de dividi-los em categorias. Pode estar relacionada a praticamente qualquer área do conhecimento, desde teologia, arquitetura, arqueologia, psicologia até design gráfico.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Persona é uma tipologia ligada ao marketing. Consiste na criação de personagens fictícios, baseado em dados reais, e que representam o cliente ideal de um negócio. Contribui para estabelecer estratégias e ações mais precisas.

    B) Errado. Sistema de tipos de consumidores é um assunto ligado ao marketing. Está relacionado à classificação dos clientes segundo o momento em que este se encontra no processo de compra: iniciador, influenciador, decisor, comprador e usuário.

    C) Certo. Quando nos referimos ao design gráfico, a tipologia diz respeito à coleção de caracteres, desenho das fontes e famílias de tipos.

    D) Errado. Estrutura de tipos físicos de clientes é uma tipologia associada ao marketing. Diz respeito à classificação dos consumidores segundo aspectos geográfico, demográfico, comportamental e psicográfico.

    E) Errado. Estrutura de tipos de empresas é uma tipologia relacionado à administração de empresas. Classifica as organizações de acordo com tamanho e faturamento: Empresário Individual, MEI - Microempreendedor Individual, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI, Sociedade Empresária, Sociedade Simples e Sociedade Limitada Unipessoal.

    Com base nas explicações, podemos concluir que a alternativa C é a correta.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

    Bibliografia:

    - Curi, Rodrigo P. 5 Tipos de Consumidores que você deve analisar antes de vender. Data: Janeiro de 2018. Disponível em https://rockcontent.com/br/blog/tipos-de-consumidores/. Acesso em Março de 2021.

    - Quais são os tipos de empresas? Data: Janeiro de 2021. Disponível em https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/conteudo_uf/quais-sao-os-tipos-de-empresas,af3db28a582a0610VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em Março de 2021.

  • Tipologia é o estudo da formação dos tipos, mas a nomenclatura usada é tipografia tal como “fonte”, conhecida como família do tipo, é atualmente chamada de tipo. GABARITO: LETRA C.


ID
4891372
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A tipologia faz parte da composição gráfica e sua escolha depende de vários critérios. É um exemplo de fonte serifada:

Alternativas

ID
4934209
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Mandaguari - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Leia o texto a seguir sobre tipografia e relacione a primeira coluna com a segunda.


O conhecimento da anatomia tipográfica proporciona o fundamento para a comunicação concisa e consistente com o público. A capacidade de distinguir uma face, fonte ou família tipográfica é essencial para o desenvolvimento do senso estético de comunicadores e designers. À medida que o vocabulário tipográfico é dominado, torna-se mais fácil a escolha de um tipo de letra para comunicar significado e destacar a mensagem visual.

(Adaptado de CLAIR, K. e BUSIC-SNYDER, C. Manual de tipografia: a história, a técnica e a arte. Bookman, 2009, p. 151)


I – Serifa.

II – Tracking.

III – Kerning.

IV – Entrelinhamento.

V – Justificado.


A – Espacejamento entre as palavras, é utilizado para mudar a textura visual de um texto.

B – Também chamado de leading, refere-se ao espaço vertical entre as linhas e promove a fluidez do texto ao longo da página.

C – É o texto alinhado em ambos os lados, esquerdo e direito, da coluna, fazendo com que o parágrafo tenha o aspecto de bloco.

D – Aperto do espaço entre as letras, tem o objetivo de facilitar a leitura da palavra e de evitar que os tipos se toquem na impressão ou na tela.

E– Leve extensão no início e no fim do traço de uma letra, desenhada em ângulo reto ou obliquamente através do braço, haste ou cauda do caractere.


Alternativas
Comentários
  • I – Serifa- E– Leve extensão no início e no fim do traço de uma letra, desenhada em ângulo reto ou obliquamente através do braço, haste ou cauda do caractere.

    II – Tracking. A – Espacejamento entre as palavras, é utilizado para mudar a textura visual de um texto.

    III – Kerning- D – Aperto do espaço entre as letras, tem o objetivo de facilitar a leitura da palavra e de evitar que os tipos se toquem na impressão ou na tela.

    IV – Entrelinhamento- B – Também chamado de leading, refere-se ao espaço vertical entre as linhas e promove a fluidez do texto ao longo da página.

    V – Justificado- C – É o texto alinhado em ambos os lados, esquerdo e direito, da coluna, fazendo com que o parágrafo tenha o aspecto de bloco.

  • Ao elaborar um projeto gráfico, o comunicador e o designer precisam tomar várias decisões que dizem respeito ao texto, às imagens, à tipografia, aos títulos, olhos e boxes, e ao posicionamento adequado destes elementos para atender à demanda editorial.

    Família tipográfica faz parte de um conjunto de critérios técnicos que contribuem para a alta legibilidade (reconhecimento dos caracteres) e melhor leiturabilidade (comportamento da forma dos caracteres): uso de tipos (com ou sem serifa), altura da caixa-alta e caixa-baixa, hastes ascendentes e descendentes, e contraste entre traços finos e grossos.

    Vamos analisar as assertivas e fazer as devidas associações:

    I – Serifa: E – Leve extensão no início e no fim do traço de uma letra, desenhada em ângulo reto ou obliquamente através do braço, haste ou cauda do caractere. Sua existência é justificada pela necessidade de maior clareza nos limites do traço e alinhamento dos caracteres. Ideal para ser utilizada em cartilhas, a serifa propicia melhor leitura, pois auxilia no agrupamento das letras das palavras, pois forma blocos coesos e cria um corredor horizontal com as letras, o que contribui para que os olhos se movam suave e rapidamente de um grupo de palavras para outro e de uma linha de texto para outra.

    II – Tracking: A – Utilizado para mudar a textura visual de um texto, o espacejamento diz respeito aos espaços que há entre palavras ou blocos de textos. Aumentar o espacejamento entre palavras resulta em um corpo de texto mais branco ao passo que o recuo implica em uma aparência mais sólida.

    III – Kerning: D – Aperto ou adição de espaço entre pares de caracteres específicos, com o objetivo de facilitar a leitura da palavra e de evitar que os tipos se toquem na impressão ou na tela.

    IV – Entrelinhamento: B – Também chamado de leading, refere-se ao espaço vertical entre as linhas e promove a fluidez do texto ao longo da página.

    V – Justificado: C – É o texto alinhado em ambos os lados, esquerdo e direito, da coluna, fazendo com que o parágrafo tenha o aspecto de bloco.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa C é a certa (I-E, II-A, III-D, IV-B, V-C).

    Gabarito do professor: Alternativa C.

    Bibliografia:

    - Lupton, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. Thinking with type: a critical guide for designers, writers, editors & students. Tradução: André Stolarski. São Paulo: CosacNaify, 2006.

    - Clair, Kate & Busic-Snyder, Cynthia. Manual de tipografia: a história, a técnica e a arte. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.