SóProvas


ID
2784661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

    O que constitui a nação é a transmissão, entre as gerações, de uma herança coletiva inalienável. A criação das identidades nacionais consistirá em inventariar esse patrimônio comum, isto é, de fato, em inventá-lo.


Anne-Marie Thiesse. Ficções criadoras: as identidades nacionais. Anos 90, v. 9, n.º 15, nov./2008. Internet: <www.seer.ufrgs.br> (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente.


O contato de povos ameríndios com agentes do Estado propicia a descoberta de uma etnicidade já estabelecida e que é sistematizada e protegida pelos indigenistas. 

Alternativas
Comentários
  • O termo ameríndio é usado para designar os nativos do continente americano, em substituição às palavras "índios", "indígenas" e outras consideradas preconceituosas.

     

    Indigenismo é uma doutrina, formulada inicialmente no México como parte do movimento intelectual nacionalista, caracterizada pela defesa e valorização das populações indígenas de um país, região, etc.

  • Nos estudos sobre etnicidade temos o conhecimento sobre processos variáveis e nunca terminados, onde está a identificação de indivíduos com aqueles que são somente seus iguais, a exclusão do outro na fronteira entre (nós/eles) e a fixação de símbolos identitários que são comuns a todos. Deste modo, incorreta a afirmação de que com o encontro entre povos e agentes do Estado é descoberta uma etnicidade já estabelecida. Não, essa etnicidade não está já estabelecida, é antes construída. A etnicidade é um processo variável e nunca terminado. Assim, os traços culturais que demarcam os limites do grupo podem mudar, e a cultura pode ser objeto de transformações, sem que isso implique o esvaziamento da solidariedade étnica.

    Poutignat & Streiff-Fenart (1998) concordam com a definição de Barth e completam:

    Há que convir com Barth, que a etnicidade é uma forma de organização social, baseada na atribuição categorial que classifica as pessoas em função de sua origem suposta, que se acha validada na interação social pela ativação de signos culturais socialmente diferenciadores. Esta definição mínima é suficiente para circunscrever o campo de pesquisa designado pelo conceito de etnicidade: aquele dos estudos dos processos variáveis e nunca terminados pelos quais os atores identificam-se e são identificados pelos outros na base de dicotomizações Nós/Eles, estabelecidas a partir de traços culturais que se supõe derivados de uma origem comum e realçados nas interações raciais.

    Portanto, gabarito ERRADO.