SóProvas


ID
2784865
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Durante a elaboração do projeto básico de uma edificação pública, o responsável pelo orçamento adotou a pesquisa de mercado para definir alguns preços de serviços. Além disso, inseriu no BDI a taxa de administração local, tendo em vista o vulto da obra a ser licitada.


Acerca da situação hipotética apresentada, julgue o seguinte item, de acordo com o disposto no Decreto n.º 7.983/2013.


No projeto básico elaborado, deverá constar a anotação ou o registro de responsabilidade técnica do responsável pela planilha orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Correto, pois se for um engenheiro responsável pelo orçamento devera emitir uma ART (Anotação de reposabilidade tecnica) caso seja um arquiteto deverá emitir uma RRT ( Registro de responsabilidade técnica).

    GAB= CORRETO

    OBSERVAÇÃO SOBRE O TEXTO :Durante a elaboração do projeto básico de uma edificação pública, o responsável pelo orçamento adotou a pesquisa de mercado para definir alguns preços de serviços. Além disso, inseriu no BDI a taxa de administração local, tendo em vista o vulto da obra a ser licitada.

    O correto nao deveria ser administração central?Uma vez que, adm local faz parde dos custos diretos e nao faz parte da composisão do BDI. ALGUÉM PODERIA TIRAR ESSA DÚVIDA??

  • Simon, acredito que haja muitas divergências entre os autores dos livros de orçamento e o entendimento dos órgãos públicos, mas sigo o entendimento do autor Aldo Mattos, porque já vi questões em que a administração local é considerada no custo direto e já vi outras que é considerada no custo indireto. Então fica difícil decorar uma lista de itens que integram o custo indireto e acertar todas as questões.

    Se a questão estiver pedindo claramente a respeito do Decreto 7983, sigo a letra da lei, já que há um rol mínimo de itens do BDI e nele não se inclui a adm loca. Caso seja uma questão mais analítica, caso hipotético, sigo o entendimento do autor, é claro que estou aplicando isso ainda, sempre confundo todos esses conceitos, mas espero que pensar dessa forma me renda mais itens.


    Sobre o autor, ele explica que não importa, para o preço de venda, se o item está no custo direto ou no custo indireto, diz que o importante é que ele seja computado, uma vez que isso não alterará o preço de venda, mas terá impacto no BDI. Ele divide orçamento em Custos (direto, indireto e acessórios), Lucro e impostos que incidem sobre o preço de venda.

    Apesar disso, ele considera que se deve colocar o máximo de itens na planilha dos custos diretos, então quando ele lista os custos indiretos ele coloca uma ressalva para adm local, porque ela pode vir nos custos diretos ou indiretos, isso vai depender do nível de precisão da quantificação desse custo, se for de fácil mensuração, melhor que ele integre os custos diretos, dessa forma, desonera-se o BDI e a planilha orçamentária fica mais completa.


    A Resolução 114 do CNJ, no parágrafo único, art. 15, mostra como a Administração Pública prefere que se coloque a Adm local no custo direto: "Parágrafo único. Despesas relativas à administração local de obras, mobilização e desmobilização e instalação e manutenção do canteiro deverão ser incluídas na planilha orçamentária da obra como custo direto, salvo em condições excepcionais devidamente justificadas."


    Ou seja, ela pode estar no custo direto ou no custo indireto, depende da referência.. agora saber o que cada banca segue né.

    Aldo Mattos → coloca adm local no BDI

    Órgãos federais → não coloca no BDI

    Maçahico Tisaka → não coloca no BDI

    DNIT (exceção) → coloca no BDI

  • Obrigado Corbusiana :)