-
Principais características da Nova Administração Pública/Administração Gerencial:
- Maior autonomia e flexibilidade;
- Incentivo à inovação e foco na qualidade;
- Descentralização e preocupação com os clientes;
- Definição clara de quais serão os objetivos;
- Competitividade interna e externa;
- Transparência (Accountability).
Gabarito: Certo
-
Gabarito: Certo
Na administração pública gerencial a estratégia volta-se
(1) para a definição precisa dos objetivos que o administrador público deverá atingir em sua unidade,
(2) para a garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros que lhe forem colocados à disposição para que possa atingir os objetivos contratados, e
(3) para o controle ou cobrança a posteriori dos resultados.
Adicionalmente, pratica-se a competição administrada no interior do próprio Estado, quando há a possibilidade de estabelecer concorrência entre unidades internas.
No plano da estrutura organizacional, a descentralização e a redução dos níveis hierárquicos tornam-se essenciais. Em suma, afirma-se que a administração pública deve ser permeável à maior participação dos agentes privados e/ou das organizações da sociedade civil e deslocar a ênfase dos procedimentos (meios) para os resultados (fins).
O paradigma gerencial contemporâneo, fundamentado nos princípios da confiança e da descentralização da decisão, exige formas flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas, descentralização de funções, incentivos à criatividade. Contrapõe-se à ideologia do formalismo e do rigor técnico da burocracia tradicional. À avaliação sistemática, à recompensa pelo desempenho, e à capacitação permanente, que já eram características da boa administração burocrática, acrescentam-se os princípios da orientação para o cidadão-cliente, do controle por resultados, e da competição administrada.
Fonte: Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado
-
Gabarito Correto
Algumas características da NAP:
♠ Flexibilidade;
♠ Transparência;
♠ Competitividade;
♠ Descentralização.
PARABÉNS PARA A MOÇA QUE COPIOU O MEU COMENTÁRIO!
RESUMOS: https://goo.gl/92FN88
-
Competição??!! Não entendi!!
Não seria "Competitividade"??
-
TARCISIO,
A competição INTERNA é incentivada de modo melhorar a eficiência entre os vários atores que compõem a Administração a fim de melhorar os resultados entregados por cada. Seria um tipo de competição saudável entre eles e não àquela que visa o extermínio do rival. Claro, isso se torna difícil na medida que tal competição pode causar justamente o desatendimento do usuário, pois uma área pode estar mais envolvida com a competição do que com o usuário. Mas, na teoria, isso não deveria acontecer.
Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.
@bizuadm
Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.
(Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)
-
De acordo com Augustinho Paludo,
"Pratica-se a competição administrada no interior do próprio Estado, quando há possibilidade de estabelecer concorrência entre unidades internas."
- Administração Pública. Augustinho Paludo. 7ª ed. 2018, pág. 97. Editora Método.
-
Algumas características da NAP:
Flexibilidade;
Transparência;
Competitividade;
Descentralização.
-
Lembrando: desde a aprovação da Emenda Constitucional da "Reforma Administrativa" (EC nº 19, de 4/6/1998), muito se tem ouvido falar em "Nova Administração Pública" = "Administração Gerencial".
-
prova de analista = nova administração pública
prova de tecnico= modelo gerencial
-
A reforma da gestão pública de 1995 instituiu na administração pública brasileira a dimensão gestão, a qual permitiu maior autonomia e introdução de novas formas de responsabilização para os gestores, como a administração por resultados, a competição administrada por excelência e o controle social. CERTO.
Ações voltadas para o fomento ao empreendedorismo governamental devem privilegiar a competição entre os prestadores de serviço e dar poder aos cidadãos, transferindo, assim, o controle das atividades à comunidade.Parte superior do formulário CERTO
GAB CERTO.
-
CERTO
Características da Nova Administração Pública:
-gestão por resultados;
-busca pela qualidade;
-definição clara de objetivos;
-descentralização;
-autonomia;
-competição administrada;
-inspiração: administração de empresas privadas;
-cidadão cliente.
PALUDO 2013.
-
-
A questão fala de princípios e na verdade quer as caracteristicas