-
É isso aí, o importante é comentar.
-
CERTA.
Princípios Básicos
Transparência - Consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos. Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que condizem à preservação e à otimização do valor da organização.
Equidade/Ética - Caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.
Prestação de Contas (accountability) - Os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papeis.
Responsabilidade Corporativa - Os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional, etc.) no curto, médio e longo prazos.
"Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado."
-
Só pra lembrar:
Governança, em uma de suas acepções, representa o modo como as organizações são administradas e controladas e como interagem com as partes interessadas.
Governabilidade refere-se às condições substantivas do exercício do poder e legitimidade do governo, derivada da relação com a sociedade.
governan Ç a= administra Ç ão das organiza Ç ões.
governabil IDADE= legitim IDADE do governo devido a relação positiva com a soci EDADE.
aCCOUNTA bility= prestação de CONTAS.
(Fonte: comentários de usuários do QC)
-
Parabéns Karla.
-
O termo Governança,em sentido amplo,pode ser definido como um processo complexo de tomada de decisão que antecipa e ultrapassa o governo.
Uma boa Governança pública,á semelhança da corporativa,está apoiada em 4 princípios;
-relações éticas
-conformidade,em todas as suas dimensões;
-transparências;e
-prestação responsável de contas.
FONTE;CASA DO CONCURSEIRO.
-
Acertei aqui, mas acho que na prova erraria por achar que seria accountability.
-
governança não é sinônimo de accountability, e o "os" é restritivo...to tentando ver esta questão como certa e não consigo.
-
Segundo o Decreto 9.203/2017, que dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional:
Art. 2º Para os efeitos do disposto neste Decreto, considera-se:
I - governança pública - conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade;
(...)
Art. 3º São princípios da governança pública:
I - capacidade de resposta;
II - integridade;
III - confiabilidade;
IV - melhoria regulatória;
V - prestação de contas e responsabilidade;
VI - transparência.
-
Alguém aí sabe por que não é Accountability?
-
Mário, o accountability tem tudo a ver com os princípios mencionados pela questão, especialmente transparência e ética.
Ele envolve no dever de prestar contas os conceitos de uma gestão transparente, com ética pelos agentes e com responsabilidade social (responsabilidade na administração dos recursos públicos perante a sociedade, garantida pela prestação de contas de sua gestão).
GAB) C
-
-
Gente, mas quando o Cespe fala "...são os princípios...", eles estão restringindo. Isso torna a questão errada. Estaria certa se eles colocassem "...são princípios...". Não é mimimi, é português. É complicado você errar questão porque sabe mais português (mesmo sendo básico no caso, diga-se de passagem) do que o examinador...
-
GAB: CERTO
Complementando!
Fonte: REFERENCIAL BÁSICO de GOVERNANÇA Aplicável a Órgãos e Entidades da Administração Pública (pg 33)
Link: https://portal.tcu.gov.br/biblioteca-digital/referencial-basico-de-governanca-2a-versao.htm
Conforme sugerido pelo Banco Mundial, são princípios da boa governança: a legitimidade, a equidade, a responsabilidade, a eficiência, a probidade, a transparência e a accountability.
-
Cabe accountavility na resposta hehehe . Essas questões são engraçadas , pq o cespe pode escolher o gabarito kkk
-
Ué, não seria accountability?!
-
É complicado mesmo gente, concordo que cabe Accontability, mas tbm não podemos dizer que esses princípios não regem a Governança. Às vezes precisamos pensar fora da caixa, principalmente com Cespe.
-
Refazendo a questão.
A gente se prende aos conceitos , mas na adm e tudo dinâmico, os conceitos apresentados cabem a governança pois eles fazem parte de um bom governo.
Por outro lado, eles tbm cabem em accountability , até pq ter uma boa governança requer accountability.
Acho que essa e a justificativa da banca , todavia, acho que deveria ser anulada.
-
Gab: CERTO
Galera, o conceito básico e primordial da Governança Pública é o de GERIR, EXECUTAR, EXERCER, MONITORAR ou IMPLEMENTAR ações nas políticas públicas que resultem na eficiência, na eficácia e na efetividade. Sendo assim, para que a pessoa legalmente investida nessa atribuição exerça com dignidade e coerência sua função ela DEVERÁ, SIM, respeitar os princípios! E esses princípios incluem a ÉTICA (regras morais), a TRANSPARÊNCIA (prestar contas do exercício) e a RESPONSABILIDADE SOCIAL (compromisso com o cliente-cidadão).
- É importante tirarmos essa associação FIEL de termos e conceitos a apenas uma teoria de forma que se aparecer uma palavra contrária a gente já a julgue como errada justamente por não estar conforme o "script". Tudo nessas matérias possuem interligação, se você estiver estudando com antolhos e de forma fragmentada, certamente encontrará muita dificuldade nesse tipo de questão! Cuidado.
-
vajamos, o Decreto 9203 de 22/11/2017 - Dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
Art. 3º São princípios da governança pública:
I - capacidade de resposta;
II - integridade;
III - confiabilidade;
IV - melhoria regulatória;
V - prestação de contas e responsabilidade; e
VI - transparência.
Cespe sendo cespe.
vida que segue; um dia de cada vez para aguentar a pressão.
-
Pra mim a questão deveria ser anulada, pois entendo que esse conceitos citados se referem exatamente à BOA GOVERNANÇA, e não a GOVERNANÇA simplesmente. A questão se baseou nos princípios da boa governança elencados por Matias-Pereira: Relações éticas, Conformidade, Transparência e Prestação de Contas Responsável.
Alguns conceitos de GOVERNANÇA:
Governança no setor Público é um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.
Governança em políticas públicas se refere aos arranjos institucionais que condicionam a forma pela qual as políticas são formuladas, implementadas e avaliadas, em benefício da sociedade.