SóProvas


ID
2784940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca dos mecanismos governamentais para preservação da priorização do interesse público na gestão pública brasileira, julgue o item que segue.


A governança pública é um mecanismo para evitar conflitos de agência entre cidadãos (principais) e servidores públicos (agentes).

Alternativas
Comentários
  • A governança pública é um mecanismo para evitar conflitos de agência entre cidadãos (principais) e servidores públicos (agentes). Resposta: Certo.

     

    Comentário: a governança pública (capacidade de gestão) pode evitar conflitos na medida em que os objetivos organizacionais são claros aos servidores públicos para um melhor atendimento ao cidadão, que percebe uma boa prestação de serviços.

  • Não seria Governabilidade?

  • Tenho anotado no meu caderno que "governança está relacionada à forma como o governo se organiza, gerencia os serviços públicos e se relaciona com a sociedade civil". Ou seja, boa governança = boa relação entre cidadãos e agentes públicos

     

     

    Não sei a fonte mas acredito que seja das aulas do prof José Wesley. Essa ideia fundamenta no gabarito correto dado pela banca.

  • Governabilidade: Refere-se ao poder político em si, que deve ser legítimo e contar com o apoio da população e de seus representantes. No dizer de Bresser-Pereira (1998), significa capacidade política de governar: "governabilidade é uma capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade.

     

    Governança: Na gestão pública, é compreendida como a capacidade de governar, capacidade de decidir e implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população, preservado o equilíbrio de poder e interesses entre governo, Administração Pública e sociedade/cidadãos.

     

    Accountability: Inclui a obrigação de prestar contas, a utilização de boas práticas de gestão e a responsabilização pelos atos e resultados decorrentes da utilização dos recursos públicos.

     

    Fonte: Administração Geral e Pública para Auditor-Fiscal da Receita Federale Auditor-Fiscal do Trabalho. Augustinho Paludo, 3ª ed.

  • Governabilidade: Refere-se ao poder político em si, que deve ser legítimo e contar com o apoio da população e de seus representantes. No dizer de Bresser-Pereira (1998), significa capacidade política de governar: "governabilidade é uma capacidade política de governar derivada da relação de legitimidade do Estado e do seu governo com a sociedade.

     

    Governança: Na gestão pública, é compreendida como a capacidade de governar, capacidade de decidir e implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população, preservado o equilíbrio de poder e interesses entre governo, Administração Pública e sociedade/cidadãos.

     

    Accountability: Inclui a obrigação de prestar contas, a utilização de boas práticas de gestão e a responsabilização pelos atos e resultados decorrentes da utilização dos recursos públicos.

  • Como seria legal um bom professor de Administração nesse QC.

     

    50% de erro

    50% de acerto

     

    Putz... Fico no meio, nem sei o que marcar.

  • A governança, no âmbito da administração pública e em conceito resumido, pode também ser conceituada como a capacidade de implantar as políticas públicas.

     

    Pela lógica do conceito, julguei o item como CERTO.

     

  • Pela logica do própria Cesp.

    Liderança, estratégia e controle são considerados exemplos de mecanismos de governança. Gab. certo.

    Desta maneira, uma ótima liderança pode sim ser um mecanismo para evitar conflitos.

  • Pessoal, o Cespe agora está com esa mania (pelo menos em Administração Pública) de fazer questões baseadas em artigos, anais, publicações acadêmicas. Leiam pelo menos o Resumo desse artigo que vcs vão ver:

    http://dvl.ccn.ufsc.br/congresso_internacional/anais/6CCF/81_16.pdf

    Esse artigo explica inclusive a tal "Teoria da Agência",  que aparece nessa questão no trecho "conflitos de agência", do qual nunca tinha ouvido falar....rsrsrsr

  • Questão CERTA! Governança está relacionada com a capacidade de gestão. Logo, se o interesse público está sendo alcançado, eu evito conflitos entre gestores e clientes(cidadão). Gerir a máquina pública nada mais é do que administrar os recursos para alcançar metas e objetivos que beneficiem a sociedade, ou seja alcançar o interesse da coletividade. A Profa Giovanna Carranza me explicou essa questão e apenas estou compartilhando com vocês!

     

    Créditos à Einstein da Administração para concursos, Giovanna Carranza

     

    Bons estudos, senhores!

  • CESPE fazendo novos conceitos...

  • Senhores , conflito de agência nada mais é que a soma dos conflitos de interesses com os conflitos de informação.  Conflitos de interesse é gerado pela diferença de interesses entre o agente e o principal. Já o conflito de informação é gerado pela assimetria de informações entre o agente e o principal.

     

    Lembremos que na esfera pública o principal é a sociedade e os agentes são os próprios agentes públicos.  Como fazer então para que os agentes públicos atuem conforme os interesses dos principais ?   REDES DE GOVERNANÇA!

     

     

  • Teoria da agência - À medida que as empresas crescem, os donos e acionistas (cidadãos) precisam delegar a administração a um terceiro, a um agente. Esse agente administrará o negócio. O problema é que o agente pode estar interessado em atender aos seus interesses, deixando de lado os interesses dos acionistas. Esse é o problema do agency (agência).

  • No livro do Paludo (página 176) tem esta parte: " Autores destacam a Governança como necessidade oriunda da "Teoria da Agência" em que os proprietários-principal são pessoas diferentes dos agentes (corpo administrativo: diretores e gerentes), e os agentes nem sempre agem segundo os interesses dos proprietários-principal, que, não dispondo de todas as informações relevantes detidas pelos agentes, não conseguem controlar adequadamente suas ações. No meio público a "Teoria da Agência" trata da relação principal-agente entre: sociedade/cidadãos e governos, políticos e burocratas/gestores públicos."

  • Correta

     

    A questão deve ser respondida com o conhecido em relação à governança corporativa aplicada ao setor público

     

    QUESTÃO CORRETA CESPE: “No setor público, a governança corporativa refere-se à administração das agências do setor público mediante a aplicação dos princípios de governança corporativa do setor privado.''

     

    Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgão de fiscalização e controle e demais partes interessadas

     

    O conflito de agência é o confronto de interesses entre os acionistas de uma empresa e o seus administradores.

    Este conflito dificilmente pode ser evitado, mas pode (através da governança corporativa) chegar a níveis aceitáveis!

     

    Daí isso tudo pode ser aplicado ao setor público, no entanto no lugar dos acionistas, um dos polos da relação de conflito, agora temos o CIDADÃO!

  • CERTO

    Governança = como o governo se organiza para prestar serviços/ como implementa políticas públicas que atendam às necessidades da população.

    Exemplo clássico de instituição com governança nota zero: INSS....Longas filas, serviços demorados e atendentes impacientes.Se essa autarquia reformulasse seus processos e preparasse seus servidores, o nível de governança aumentaria.

  • Conflito de agência ocorre quando o gestor (agente, nesse caso os servidores públicos) visa ao atendimento do próprio interesse, ou do interesse estrito da administração, deixando de observar as necessidades dos cidadão (principal).

    Para isso, a governança pública se baseia em princípios de capacidade de resposta, ética (integridade), confiabilidade, melhoria regulatória, prestação de contas, responsabilidade social e transparência.

     

    Segundo o Decreto 9.203/2017, que dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional:

     

    Art. 2º Para os efeitos do disposto neste Decreto, considera-se:

     

    I - governança pública - conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade;

  • Deveria ter Dislike aqui no QC né assim a pessoa via que não está agradando.. né Maria Vitória ?

  • Não cabe transparência tbm ? Heheheh
  • Exato.

    É a teoria da agência.

    Para minimizar este conflito de interesses, entre o principal e o agente, a governança nasce.

  • "Teoria do Agente

    Jensen e Mackling (1976) inspirados, entre outros, em Coase (1937, 1959 e 1960),

    Alchian e Kessel (1962), Monson e Downs (1965), Demsetz (1967), Alchian e Demsetz

    (1972), , Silver and Auster (1969), e McManus (1975), definem a relação Principal-

    Agente como um contrato em que uma das partes (o principal) engaja a outra parte (o

    agente) a desempenhar algum serviço em seu nome, e que envolve uma delegação de

    autoridade para o agente.

    Complementando, Posner (2000) ressalta que é um relacionamento, no qual um

    indivíduo, o principal, é beneficiado quando outro indivíduo, o agente, desempenha uma

    tarefa para o primeiro com empenho.

    Uma relação desse tipo pode ser vista em diversas situações, como por exemplo, na

    relação entre administradores (agente) e acionistas (principal) de uma empresa, ou numa

    relação entre corretores (agente) e investidores (principal), ou entre advogados (agente) e

    seus clientes (principal). São inúmeros os tipos de relação Principal-Agente identificados

    no dia a dia.

    Em uma relação de agência, geralmente verifica-se a existência de um claro

    conflito de interesses entre o principal e o agente. Jensen e Meckling (1976) salientam que

    quando dois indivíduos são maximizadores de utilidade, então existe uma boa razão para

    acreditar que os agentes não agirão na defesa do melhor interesse do principal."

    http://www.producao.uff.br/conteudo/rpep/volume102010/RelPesq_V10_2010_13.pdf

  • Gab: CERTO

    O conceito básico de Governança é justamente o GERIR a coisa pública, ou seja, quando o Estado (representado por seus servidores) gerencia as políticas públicas de forma eficaz, isto é, com execução que gere/ demonstre RESULTADOS para a sociedade (principais), a governança estará contribuindo para a evitação de conflitos entre esses atores. Com isso, gabarito certo!

    Acesse: Linktr.ee/soresumo