SóProvas


ID
2784970
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca da gestão de pessoas em organizações, julgue o item a seguir.


Um dos desafios da gestão de pessoas é o gerenciamento do capital humano, o qual enfatiza o valor social que as competências e as capacidades humanas conferem às organizações.

Alternativas
Comentários
  • Capital humano é a capacidade de conhecimentos, competências e atributos de personalidade consagrada na capacidade de realizar trabalho de modo a produzir valor econômico. São os atributos adquiridos por um trabalhador por meio da educação e experiência. Muitas das primeiras teorias econômicas referem-se como simplesmente como força de trabalho, um dos três fatores de produção, e considerá-lo a ser um recurso fungível - homogêneo e facilmente intercambiável. Outras concepções deste trabalho prescindem desses pressupostos.

     

    Não, não enfatiza o valor SOCIAL que as competências e as capacidades humanas conferem a organização. AO MEU VER ESTÁ MAIS RELACIONADO A AUMENTAR O INTELECTO DOS FUNCIONÁRIOS

     

    O capital humano é um ativo valioso para a organização (muitas vezes o principal) — intangível, mas que traz retorno mensurável. Se esse é o verdadeiro bem da empresa, é necessário criar mecanismos de acompanhamento e gestão que permitam extrair seus melhores atributos.

    Ele não pode ser tocado fisicamente (lembre-se: não se trata somente das pessoas em si), mas é possível usufruir dele para gerar receita.

    Afinal, todo o poder intelectual dos funcionários, suas respectivas formações, experiências profissionais e até mesmo seus atributos pessoais (simpatia, bom relacionamento interpessoal e ousadia) contribuem para o alcance de um alto desempenho nos negócios.

     

  • Gabarito: errado

     

    Capital humano (intelectual) é a soma do conhecimento de todos em uma organização; é a capacidade mental coletiva, a capacidade de criar continuamente e proporcionar valor de qualidade superior.

     

    A. Ribas - 5a. edição

     

  • Gabarito: errado

    O capital humano gera, agrega ou como a questão diz enfatiza o valor econômico às organizações, o valor social e agregado ao indivíduo.

  • Gabarito: Errado

    Competências agregam:

    1. Valor social ao indivíduo

    2. Valor econômico as organizações

  • Misericórdia essa questão!

    A sensação que tenho

    É que gestão de pessoas é como se fosse uma pista de gelo

    qualquer hora leva tombasso.

    Aí essa doeu.....

  • 75% erraram essa questão até o momento, segundo a estatística do QC.

    Quando você pensa que está aprendendo leva um tapa na cara!

  • Errei e fui analisar a questão! Acho que o problema está no valor social. O gerenciamento do capital humano, que envolvem competências e capacidades humanas tem como objetivo alcançar os objetivos estratégicos da organização. NÃO conferir valor social. Tudo na organização gira em torno do alcance dos objetivos estratégicos. Mas  CESPE escreve lindo demais; convece e a gente erra achando que está arrasando! 

  • Acertei na prova e errei aqui. affff

  • Creio que o erro está no valor social...na verdade entendo que é valor humano - capital humano.

  • Segundo Andreia Ribas, capital humano é o talento que agrega valor à organização, dotado de ativos intangíveis, sendo as habilidades e os conhecimentos das pessoas, e não as competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), como afirma a questão. As capacidades referem-se às habilidades, essa parte entendo como correta. Pois bem, o capital humano não abrange todas as competências (não abrange as atitudes). Só vislumbro esse erro. No mais, indicada para comentário.

  • Um dos desafios da gestão de pessoas é o gerenciamento do capital humano, o qual enfatiza o valor social que as competências e as capacidades humanas conferem às organizações. (ERRADO) 

    Q501952

    As COMPETENCIAS mobilizadas pelas pessoas nas organizações agregam valor SOCIAL e ECONÔMICO a indivíduos, equipes e organização,

    COMPETÊNCIAS= VALOR SOCIAL + VALOR ECONOMICO = INDIVIDIVIDUOS, EQUIPES E ORGANIZAÇÃO. 

    já que os CONHECIMENTOS, as HABILIDADES e as ATITUDES , incorporados às EXPERIÊNCIAS profissionais, são os elementos que garantem o bom DESEMPENHO de TAREFAS , ATIVIDADES e PROCESSOS.(certo) -

    CA- CHA + EX = DESEMPENHO TA. P. A 

    CAPACIDADES HUMANAS : CONHECIMENTO + HABILIDADE + ATITUDES. = DE TAPA. 

  • Gabarito: errado


    "Para Fleury e Fleury (2001), as competências podem ser definidas como

    Um saber agir responsável e reconhecido que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo." (Fonte: Ribas)

  • Errei na prova e errei aqui, hahaha

  • Caiu? Levanta. Próximaaaaaaaaaaaa!!!!!!!

  • Errado.

    Pessoal, sempre tenho essa linha do tempo em mente quando vou responder questões de GP. A questão não pergunta sobre período, mas ela ajuda a entender como HOJE as pessoas são vistas pela GP.

    De 1900 a 1950

    Pessoas como MÃO-DE-OBRA

    De 1950 a 1990

    Pessoas como RECURSOS HUMANOS; CAPITAL HUMANO; Sujeitos PASSIVOS.

    Após 1990 (--- ATUALMENTE)

    Pessoas como PARCEIROS; CAPITAL INTELECTUAL; Sujeitos ATIVOS; COLABORADOR.

    Fonte: material estratégia.

     

    Questão: Um dos desafios da gestão de pessoas é o gerenciamento do capital humano (VISÃO ANTIGA), o qual enfatiza o valor social que as competências e as capacidades humanas conferem às organizações (VISÃO ATUAL)

    Logo, não tem coerência.

    Espero ter ajudado :)

     

    Mas fica o alerta: quando questão falar que a gestão pessoas faz gestão de capital humano, não tem problema (dependendo, claro, do contexto -- ex.: Q895616). Mas se relacionar “capital humano” com aspectos relacionados com visão atual, pode ligar o alerta.

  • ....Tá engraçado a estatisticas dessa questão kkkkkkk

  • Gabarito Errado.

     

    Errei a questão, porém olhando nos meus materiais. não tem gerenciamento de capital humano em desafios de gestão de pessoas. o qual irei colocar aqui o posicionamento de acordo com o idalberto Chiavenato.

     

    Os desafios da gestão de pessoas.

     

    * As 4 principais funções  da  era da informação segundo chiavenato (2010 ).

     1. Administração de estratégias de recursos humanos. Como RH pode ajudar a impulsionar a estratégia organizacional.

    2. Administração da infraestrutura da empresa. Como RH pode oferecer uma base de serviços à organização para ajudá-la a ser eficiente e eficaz.

    3. Administração da contribuição dos funcionários. Como RH pode ajudar no envolvimento e comprometimento dos funcionários, transformando-os em agentes empreendedores, parceiros e fornecedores para a organização.

    4. Administração da transformação e da mudança. Como RH pode ajudar na criação de uma organização criativa, renovadora e inovadora.

     

    Conceito de Capital humano.

     

    Capital humano

    O conceito de talento humano conduz necessariamente ao conceito de capital humano – o patrimônio inestimável que uma organização pode reunir para alcançar competitividade e sucesso. O capital humano é composto de dois aspectos principais:

     1. Talentos:

    2. Contexto organizacional

    1. Talentos: dotados de conhecimentos, habilidades e competências que são constantemente reforçados, atualizados e recompensados. Contudo, não se pode abordar o talento isoladamente como um sistema fechado ou isolado. Sozinho ele não vai longe, pois precisa existir e coexistir em um contexto que permita liberdade, autonomia e retaguarda, para poder se expandir.

    2. Contexto organizacional: é o ambiente interno adequado para que os talentos floresçam e cresçam. Talento é como uma semente delicada. Se ela é plantada em um solo desfavorável, certamente fenecerá. Sem esse terreno favorável e impulsionador, o talento murcha ou foge. O contexto organizacional é determinado por aspectos como:

     

     

     

  • O gerenciamento do capital humano não é um dos desafios da gestão de pessoas como afirma a questão, vide explicação do colega abaixo.

     

    A meu ver, o conceito de capital humano está correto, vejam essa questão: 

    Q501952

    As competências mobilizadas pelas pessoas nas organizações agregam valor social e econômico a INDIVÍDUOS, EQUIPE E ORGANIZAÇÃO, já que os conhecimentos, as habilidades e as atitudes, incorporados às experiências profissionais, são os elementos que garantem o bom desempenho de tarefas, atividades e processos.

    (certo)

  • Acho que se estivesse escrita assim estaria correta.

    Um dos desafios da gestão de pessoas é o gerenciamento do capital humano, o qual enfatiza o valor competitivo que as competências e as capacidades humanas conferem às organizações.

  • Questão pra todo mundo errar mesmo, é baseada em 2 teóricos conhecidos com Fleury e Fleury,  o valor social é para o indivíduo e valor econômico que é para a organização. Por isso a questão está errada pois inverte dizendo que valor social social é para a organização e segundo os teóricos citados não é. 

    Fonte Andreia ribas

  • ESSA MATÉRIA É O CÃAAAO!

  • Comentário da Janaina Dourado o mais sucinto e assertivo.

    Gabarito: Errado

    Competências agregam:

    1. Valor social ao indivíduo

    2. Valor econômico as organizações

  • ERRADO


    Questão muito difícil !

    Para Fleury e Fleury (2001), as competências podem ser definidas como um saber agir responsável e reconhecido que implica mobilizar, integrar, tranferir conhecimentos, recursos, habilidades que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo.

    ORGANIZAÇÃO----------------------------GANHA VALOR ECONÔMICO

    INDIVÍDUO------------------------------------GANHA VALOR SOCIAL

  • ERRADO.

    Capital Humano: valor econômico do conjunto de conhecimentos, habilidades, experiências, competências das pessoas agir em determinadas situações, educação, experiências, valores e competências


    # Qd falar em Capital Humano já tenha na mente Valor Econômico...

  • Errado!


    Administração de Recursos Humanos: Capital humano

    Gestão de pessoas: Parceiros colaboradores


    Gestão de Pessoas trata, num contento atual, de todas as questões ligadas a todos os que fazem parte da organização, ou seja, analisa os indivíduos não como meros recursos humanos (capital humano), como transmite a expressão Administração de Recursos Humanos, mas sim como parceiros, como colaboradores


    http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/administracao-de-recursos-humanos-ou-gestao-de-pessoas/63516/

  • Um dos desafios da gestão de pessoas é o gerenciamento do capital humano, o qual enfatiza o valor social que as competências e as capacidades humanas conferem às organizações. Resposta: Errado.


    Comentário: o capital humano (intelectual) enfatiza o valor social ao individuo e não à empresa.


  • valor social ao indivíduo, valor econômico à organização.

  • O qual enfatiza o valor econômico que as competências e as capacidades humanas conferem às organizações.

    Em regra, as organizações visam ao lucro. Como elas alcançam esse objetivo? Por meio das competências e capacidades humanas de seus profissionais.

    Na literatura moderna, acredita-se que o profissional é o ativo mais valioso da organização.

  • Um dos desafios da gestão de pessoas é o gerenciamento do capital humano, o qual enfatiza o valor ECONÔMICO (e não "o valor social" como mencionou a questão) que as competências e as capacidades humanas conferem às organizações.

    Gabarito: Errado.

  • Segundo Fleury (2001), as competências conferem valor econômico às organizações e valor social as indivíduos. O enunciado misturou as coisas, por isso está errado.

    Gabarito: ERRADO

  • Questão difícil, e muito bem elaborada.

    Para responder essa questão, o aluno deveria saber que, de acordo com Fleury, competência é um “saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”.

    Dito isso, vamos analisar a assertiva.

    A primeira parte da assertiva está correta. De fato, um dos desafios da gestão de pessoas é o gerenciamento do capital humano.

    Contudo, a segunda parte da assertiva está errada. Isso, pois, o “valor social” está relacionado ao indivíduo. É o “valor econômico” que está relacionado à organização.

    Portanto, vamos corrigir a assertiva: um dos desafios da gestão de pessoas é o gerenciamento do capital humano, o qual enfatiza o valor econômico que as competências e as capacidades humanas (individuais) conferem às organizações.

    Gabarito: errada.

    Fonte: Professor Stefan Fantini - Estratégia

  • Questão difícil, e muito bem elaborada.

    Para responder essa questão, o aluno deveria saber que, de acordo com Fleury79, competência é

    um “saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir

    conhecimentos, recursos e habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor

    social ao indivíduo.

    Dito isso, vamos analisar a assertiva.

    A primeira parte da assertiva está correta. De fato, um dos desafios da gestão de pessoas é o

    gerenciamento do capital humano.

    Contudo, a segunda parte da assertiva está errada. Isso, pois, o “valor social” está relacionado ao

    indivíduo. É o “valor econômico” que está relacionado à organização.

    Portanto, vamos corrigir a assertiva: um dos desafios da gestão de pessoas é o gerenciamento do

    capital humano, o qual enfatiza o valor econômico que as competências e as capacidades

    humanas (individuais) conferem às organizações.

  • Item errado,

    Nem vou olhar o cargo da prova, é de analista. Olha o nível da questão. Quer dizer que os RH estão preocupados com valor social? kkkkkk.

    Os RH estão preocupados em agregar pessoas com capacidade de gerar valores financeiros, din din.

  • Para responder essa questão, o aluno deveria saber que, de acordo com Fleury56, competência é um “saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”. Dito isso, vamos analisar a assertiva. A primeira parte da assertiva está correta. De fato, um dos desafios da gestão de pessoas é o gerenciamento do capital humano. Contudo, a segunda parte da assertiva está errada. Isso, pois, o “valor social” está relacionado ao indivíduo. É o “valor econômico” que está relacionado à organização. Portanto, vamos corrigir a assertiva: um dos desafios da gestão de pessoas é o gerenciamento do capital humano, o qual enfatiza o valor econômico que as competências e as capacidades humanas (individuais) conferem às organizações. Gabarito: errada. 

    Estratégia C.

  • Gab: ERRADO

    ERRO - A Gestão de Pessoas não considera o trabalhador como "capital humano", ou "um recurso a ser gerenciado" - Mas como participante dos processos, tomadores de decisão e agentes de mudanças.

    ERRO - A Gestão enfatiza sim o valor social, no entanto, esse valor é na percepção do indivíduo (de benefícios para ele, seja na vida pessoal, seja na intraorganizacional - informal), e não na perspectiva da organização. Portanto, gabarito errado!

    Erros, mandem mensagem :)

  • De acordo com Fleury, competência é um “saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos e habilidades, que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”.

     

    Dito isso, vamos analisar a assertiva.

    A primeira parte da assertiva está correta. De fato, um dos desafios da gestão de pessoas é o gerenciamento do capital humano.

    Contudo, a segunda parte da assertiva está errada. Isso, pois, o “valor social” está relacionado ao indivíduo. É o “valor econômico” que está relacionado à organização.

     

    Portanto, vamos corrigir a assertiva: um dos desafios da gestão de pessoas é o gerenciamento do capital humano, o qual enfatiza o valor econômico que as competências e as capacidades humanas (individuais) conferem às organizações.

    Fonte: Comentários PDF's Estratégia concursos.

  • valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”.

  • Como a questão tem base na proposta por um autor (Fleury), então tudo bem a assertiva estar errada, já que ele relaciona valor social ao indivíduo e valor econômico à organização, ao tratar sobre a força do capital intelectual do funcionário/colaborador.

    Porém, ressalto uma visão simples da realidade, a situação dos órgãos públicos. É notório que nesse caso, o capital intelectual interfere no valor social, pois a população está sendo afetada diretamente pelas decisões do servidor público. E este, quando não tem a capacidade técnica e intelectual suficiente para o cargo, acaba trazendo um impacto negativo para o dia a dia das pessoas. Com isso, o valor social na visão da população será baixo.

    É sempre interessante conhecer os posicionamentos dos autores, mas a questão acaba esbarrando no contraditório da realidade.