SóProvas


ID
2784991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item que segue, a respeito da gestão por competências nas organizações.


Em processos de mapeamento de competências, a formulação da estratégia organizacional contribui para a identificação de competências ao definir padrões de desempenho e de competências esperados de pessoas e equipes.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    No processo de mapeamento de competências, uma decisão importante deve ser tomada é de como serão descritas tais competências. A descrição de competências deve ser feita sob a forma de referenciais de desempenho. Dessa forma, as competências descritas devem refletir desempenhos esperados, passíveis de observação.

    - Andreia Ribas 

  • Opaaa! Vamos tomar um CHA?! :)

    -Competências,Habilidades,Atitudes --> Esse é o mapeamento de competências!

    O mapeamento de competências trata de definir, antes de iniciar o processo seletivo, que tipo de qualificação e características pessoais cada candidato precisa apresentar para ser elegível a vaga. Portanto, definir as competências antecipadamente garante que, no futuro, sua empresa terá à disposição os profissionais certos, ocupando as vagas certas.

    Conhecer as competências técnicas e pessoais dos candidatos a determinado cargo de uma empresa permite alinhar as características dos candidatos aos valores e expectativas da empresa, oferecendo um ambiente de trabalho mais coerente, harmonioso e com melhores resultados.

  • GAB:C

     

    Basicamente a gestão por competências é um modelo de gestão que, considerando a estratégia da organização como uma “bússola”, busca identificar e desenvolver as competências necessárias para que esta possa atingir seus objetivos estratégicos.
     

     

    Prof. Rodrigo Rennó -Administração Geral p/ Auditor da RFB - 2016
     

  • Note que isso já foi alvo de questionamento da banca no passado , veja:

    Q307535 O mapeamento de competências e as etapas da gestão por competências devem iniciar-se na formulação estratégica da organização, no intuito de haver alinhamento entre as competências esperadas e as competências existentes. CORRETO. 

     

    Uma ressalva: o texto da questão me leva a crer que ela foi retirada da doutrina de Brandão e Guimarães. Algo muito importante é saber que para eles , o "primeiro passo" do processo de mapeamento , que seria a formulação da estratégia organizacional,  É OPCIONAL! E tem uma etapa do processo que eles chamam de "retribuição" , que é algo que até hoje eu só vi dizendo na doutrina deles.

     

    Vou colar o resumo do processo de mapeamento destes autores , caso venha a ser cobrado no MPU 2018 estaremos familiarizados com os termos.

     

    1- Formulação da estratégia organizacional: A formulação da estratégia organizacional é a oportunidade em que são definidas a missão, a visão de futuro e os objetivos estratégicos. Em seguida, são definidos os indicadores de desempenho e as metas, com base nos objetivos estratégicos estabelecidos.

    Ø  Seria uma etapa que NÃO É OBRIGATÓRIA para toda empresa.

     

    2- Mapeamento das competências (diagnóstico de competências):  São identificadas as competências necessárias e inventariadas as competências existentes. Após , é mapeado o gap de competências (a diferença entre as necessárias e as existentes) , e com isso planeja-se a captação e/ou o desenvolvimento destas competências.

     

    3- Captação de competências: seleção de competências externas e à sua integração ao ambiente organizacional, que pode dar-se, no nível individual, por intermédio de ações de recrutamento e seleção de pessoas e, no nível organizacional, por meio de parcerias ou alianças estratégicas.

     

    4- Desenvolvimento de competências: aprimoramento das competências internas disponíveis na organização, que ocorre, no nível individual, por meio da aprendizagem e, no nível organizacional, por intermédio de investimentos em pesquisa

     

    5- Acompanhamento e avaliação: monitoramento da execução de planos operacionais e de gestão e dos respectivos indicadores de desempenho, almejando identificar e corrigir eventuais desvios. Ao final do ciclo, são apurados os resultados alcançados e comparados com os que eram esperados.

     

    6- Retribuição: a organização poder reconhecer, premiar e remunerar, de forma diferenciada, pessoas, equipes de trabalho e unidades produtivas que mais contribuem para a consecução dos resultados planejados, o que serviria de estímulo à manutenção de comportamentos desejados e à correção de eventuais desvios.

  • CERTO

     

    Contribui para a identificação de competências porque é a primeira etapa do processo:

     

    1º Definição de missão, visão e objetivos estratégicos

    2º Definição de indicadores de desempenho

    3º Identificação das competências necessárias

    4º Identificação do gap (comparação entre competências disponíveis x competências necessárias à organização)

    5º Captação e desenvolvimento de competências

    6º Acompanhamento e avaliação (feedback)

     

    FONTE: Anotações - aulas da profª Kátia Lima.

  • Parece que quanto mais estudo essa matéria mais confusa ela fica

  • Nossa Jordana, já eu acabei de assistir uma aula da mesma professora, Katia Lima, e ela deixou bem claro que não é DEFINIR a missão, visão e objetivos estratégicos e sim CONHECER, visto que definir é função da alta cúpula .  =/

     

    Tanto que eu errei a questão por conta da parte que fala  "formulação da estratégia organizacional" , por acreditar que o correto seria "conhecimento da estratégia organizacional". 

     

    Cada dia mais complicado resolver questões de Gestão de Pessoas!! Bate um desânimo... 

     

    E olha que sou formada em Administração, sempre tive facildade com a disciplina e era a minha favorita, mas ao entrar no mundo dos concursos perdi totalmente o gosto! 

  • De acordo com Carbone, Brandão e Leite (2005), o passo inicial desse processo consiste em identifcar as competências (organizacionais e profssionais) necessárias à consecução dos objetivos da organização. Para essa identifcação, geralmente é realizada, primeiro, uma pesquisa documental, que inclui a análise do conteúdo da missão, da visão de futuro, dos objetivos e de outros documentos relativos à estratégia organizacional.

     

    Fonte: PDF Prof. Adriel Sá.
     

  • Luana, Seja mal-vinda ao INFERNO CHAMADO concursos publicos. Ao qual o Lucifer tbm atende por nome de CESPE/ CEBRASPE 

  • a formulação da estratégia organizacional contribui para a identificação de competências ao definir padrões de desempenho e de competências esperados de pessoas e equipes em processos de mapeamento de competências. (ordem direta da frase).

    correta. no processo de mapeamento de competências, leva-se em consideração a definição da missão, visão e objetivos estratégicos da organização. Em razão dos objetivos estratégicos é possível definir indicadores de desempenho no nível corporativo e metas; Faz-se , então, a identificação das competências necessárias para concretizar o desempenho esperado. Após os passos acima, identifica o gap de competência (por meio do mapeamento de competências organizacionais e humanas).

    questão correta.

  • O lema do CESPE é: "Não acho que quem ganhar ou quem perdernem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder"

  • Por isso digo:

    Tem disciplinas que quanto mais vc estuda aumenta-se as chances de vc errar por preciosismo. 

    Para essa disciplina estudem apenas conceitos. feito isso acerto 70% das questões. 

     

  • Estratégia organizacional diz respeito ao posicionamento de mercado, ao mix de produtos oferecidos e às características que a organização quer que seus clientes e o mercado enxerguem nela, além de estabelecer o plano de ações que a levará a alcançar seus objetivos operacionais. Nada tem a ver com os comportamentos dos funcionários. Terminantemente errado o conceito. Mas, a CESPE de novo pisou na bola e deu o gabarito como certo

  • GABARITO CERTO


    Obs: Os comentários são os melhores. Morro de rir kkkkkkkkk...

  • **LUANA MARINS**, realmente, é função da alta cúpula.... Raciocínio correto, mas veja bem: a questão fala que a formulação da estratégia contribui para a identificação de competências....Não disse que é a G.P que vai elaborar a estratégia... Em certos casos, não podemos levar tudo "ao pé da letra", porque o risco de errar é grande ! Esse modelo de gestão por competências que citei é proposto por Brandão e Guimarães (2001) e também está presente no livro de Andreia Ribas e Cassiano Salim, ed. 2013, nas páginas 60 e 61, veja:


    " • Etapa 1: definição da missão, visão de futuro e objetivos estratégicos, referindo-se a missão ao propósito principal ou à razão pela qual uma organização existe. A visão diz respeito ao estado futuro desejado pela organização, ou seja, aquilo que ela deseja ser em futuro próximo. Os objetivos estratégicos, por sua vez, representam os desígnios a atingir, isto é, a situação a ser buscada pela organização em dado período de tempo."


    ESPERO TER AJUDADO...EU SEI QUE É DIFÍCIL, ÀS VEZES DÁ VONTADE DE DESISTIR, MAS NÃO DESANIME, ESTAMOS NO MESMO BARCO RSRSRS

  • Obrigada Jordana! 

  • "Em processos de mapeamento de competências, a formulação da estratégia organizacional contribui para a identificação de competências ao definir padrões de desempenho e de competências esperados de pessoas e equipes."


    Para Boas e Andrade (2009), a gestão por competências deverá passar por diferentes etapas:


    1. Formulação da estratégia: é nessa etapa que a organização elabora o seu planejamento estratégico. Como a gestão por competências utiliza a estratégia da organização como base para adquirir e desenvolver competências, o planejamento estratégico é considerado como um passo da própria gestão por competências;

    2. Definição dos indicadores de desempenho: ...

    3. Definição das metas: ...

    4. Mapeamento das competências: nesta etapa a organização deve identificar as competências que possui atualmente, as

    competências necessárias para a execução de sua estratégia e, por fim, o gap (diferença ou lacuna) entre as competências atuais e as necessárias.

    5. Planejamento de ações de gestão de pessoas: ....

    6. Feedback (retroação): ...

  • Lembrando que agora foi inserido um "E" no "CHA", ficando assim o mapeamento de competências:


    Competências

    Habilidades

    Atitudes (querer fazer)

    Entrega (contribuição real para os resultados)



  • Quer dizer que a estratégia define padrões de desempenho e de competências esperados de pessoas e equipes?

    Ela CONTRIBUI para isso, o que é MUITO DIFERENTE DE DEFINIR!

    reparem na parte "AO DEFINIR"

  • Etapas da Gestão por competências:

    - a formulação da estratégia organizacional

    - mapeamento de competências,

    - desenvolvimento e captação de competências

    - avaliação

  • A identificação dos objetivos determina quais são as competências necessárias para o alcance desses objetivos. Se o alcance dos objetivos é algo crucial para qualquer organização, pode-se dizer que atuam como padrões de desempenho. Quais competências meus profissionais devem possuir para que possamos alcançar nossos objetivos?

    Ex: Um indivíduo decide participar do Ironman (uma competição de triathlon). Para tanto (para alcançar seu objetivo), o indivíduo deve apresentar algumas competências, tais como: nadar, pedalar e correr.

  • Sim !

  • Essa questão de 2018 é maravilhosa para revisarmos bem o ciclo da gestão por competências. A CESPE deu uma enroladinha no enunciado, intercalando orações, mas o sentido da questão é de que a formulação da estratégia organizacional, ao definir padrões de desempenho e de competências desejadas, contribui para o processo de mapeamento das competências. Claro que isso está correto. Ao se definirem as competências desejadas, é possível avaliar o gap de competências na etapa do mapeamento, ou seja, a diferença entre o que se tem e o que se espera alcançar. Logo, item correto.

    Gabarito: C

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: (Carbone, Bradão, Leite, & Vilhena, 2009)

    De acordo com Carbone, a gestão por competências tem quatro fases ou etapas:

    • a formulação da estratégia,
    • o mapeamento das competências,
    • o desenvolvimento e captação das mesmas e
    • a avaliação.

    Este seria um processo contínuo de gestão.

    A etapa inicial seria, assim, a formulação da estratégia da organização. Após a definição da missão, da visão e dos objetivos estratégicos, teríamos como identificar quais seriam as competências necessárias para que a organização tenha sucesso.