-
As nove áreas do conhecimento: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos (6a ed. Tirou a palavra humanos), Comunicações, Riscos e Aquisições.
-
CERTA!
QUESTÃO:
Situação hipotética: Em um projeto, foi identificado um conjunto de novos riscos e, para gerenciá-los, foi definida a necessidade de adoção de um plano de contingência. A partir disso, o gerente do projeto propôs um novo orçamento, um novo cronograma e um novo plano de gerenciamento de riscos. Assertiva: Nessa situação, foram empregados conhecimentos das áreas de gerenciamento da integração do projeto, gerenciamento do tempo do projeto, gerenciamento dos custos do projeto e gerenciamento dos riscos do projeto.
GERENCIAMENTO DE CUSTOS: NOVO ORÇAMENTO;
GERENCIAMENTO DE TEMPO: NOVO CRONOGRAMA;
GERENCIAMENTO DE RISCO: NOVO PLANO DE RISCOS;
GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO: RESPONSÁVEL POR INTEGRAR QUALQUER DAS DEMAIS ÁREAS DO CONHECIMENTO.
BONS ESTUDOS!!
-
Errei por não saber onde encaixar o "Gerenciamento de Integração"
-
Kleviton Ferreira (ou quem mais possa me responder),
Então, o gerenciamento da integração é feito pela gerência de Integração. Ok! Mas dentro de qual processo? Seria no planejamento? Heeelp!
-
Babi Silva, em projetos cuja complexidade é de alto nível, a área de conhecimento como o gerenciamento da integração é imprescindível para que o projeto saia de acordo com aquilo que foi inicialmente preconizado lá no Escopo do Projeto. O gerente de projeto deve desencorajar mudanças desncessárias, já que se deve ater à linha de base do projeto. Geralmente, quando há mudanças no meio do projeto, como insinua o enunciado da questão (mudança de cronograma, custos, qualidade, etc), elas são feitas no processo de controle, mais precisamente no controle integrado de mudanças, ou seja: a revisão de todas as requisições de mudanças, a aprovação das mudanças e controlá-las à medida em que é executado o projeto e suas entregas de acordo com as novas mudanças, inclusive.
Fonte: Guia PMBOK 5ª Ed.
-
Fábio Dourado,
Agora entendi! Muito obrigada! : )
-
Fiz um ESQUEMA (não é mnemônico) para tentar decorar as relações entre eles.
Áreas do Conhecimento X Grupo de processos
Integração IPECE
Escopo PC
Cronograma (tempo) PC
Custos PC
Qualidade PEC
Recursos PEC
Comunicações PEC
Riscos PEC
Aquisições PEC
Partes Interessadas IPEC
Iniciação
Planejamento
Execução
Controle e Monitoramento
Encerramento
Grupo de processos X áreas do conhecimento
Iniciação Int + P. Int
Planejamento Todas
Execução Int + Q + Rec + Com + Risco + Aquis + P.Int
Controle e Monitoramento Todas
Encerramento Int
-
A prova foi aplicada em 2018, na vigência da 6ª ed. do PMBOK. Minha dúvida é a seguinte: A questão citou o GERENCIMENTO DE TEMPO, que de acordo com o PMBOK 6ª.ed teve a nomenclatura substituida por GERENCIAMENTO DE CRONOGRAMA. Com isso, o item estaria ERRADO!
Meu raciocinio foi esse, logo errei a questão kk ... Se alguém puder elucidar meu questionamento, ficarei grato.
Abraço a todos!
-
Rubens Alencar, a mudança de nomenclaturas, a meu ver, nada impacta na assertiva; é evidente, por outro lado, que pode causar confusões na hora da prova. O examinador deveria ater-se às mudanças e, ao menos, ter mencionado, no próprio enunciado, que houve a troca. Ex.: "Nessa situação, foram empregados conhecimentos das áreas de gerenciamento da integração do projeto, gerenciamento do tempo do projeto, atualmente Gerenciamento do Cronograma...". Apesar de o PMBOK, em sua sexta e mais recente edição, não exigir de forma canônica que haja o uso imediato e obrigatório da terminologia Gerenciamento do Cronograma, ao invés de Gerenciamento do Tempo, é de bom senso que empresas e gerentes de projetos continuem a usar a última, ainda que tenham que se habituar com a novidade. Logo, é natural que bancas ainda continuem a usar em futuros certames as antigas terminologias.
O motivo pelo qual o PMBOK 6ªed. inseriu essa "novidade", deveu-se ao fato de que gerentes de projetos e o próprio PMI (Project Management Institute - Instituto de Gerenciamento de Projetos, a nível internacional), perceberam que em projetos não se gerencia o "tempo", mas sim o cronograma. Essa não foi a única mudança; houve, também, a mudança de nomenclaturas na área de conhecimento que antes era Gerenciamento de Recursos Humanos, que agora passou a ser Gerenciamento de Recursos. Perceba: O fato de não somente existir Recursos Humanos, mas outros recursos que vai além, dá à nova nomenclatura um universo maior para essa área do conhecimento.
Portanto, caso em sua prova a banca continue a usar as terminologias que foram substituídas, a exemplos de Gerencimento do Cronograma (substituiu o termo "Tempo") e Gerenciamento de Recursos (substituiu "Recursos Humanos"), marque como se não houvesse ocorrido essa troca, e que são sinônimos.
-
CERTO.
Áreas do Conhecimento: (PRA Q ETC RIC ?)
Partes Interessadas.
Recursos Humanos (Recursos)
Aquisições
Qualidade
Escopo
Tempo (Cronograma): 'um novo cronograma'
Custos: 'novo orçamento'
Riscos: 'um novo plano de gerenciamento de riscos'
Integração: 'integração do projeto'
Comunicações
-
Obrigado pela explicação, Fabio Dourado.
-
CERTO
"Foi identificado um conjunto de novos riscos" = gerenciamento dos RISCOS do projeto
"O gerente do projeto propôs um novo orçamento" = gerenciamento dos CUSTOS do projeto
Um novo cronograma = gerenciamento do TEMPO do projeto
Adoção de um plano de contingência = gerenciamento da INTEGRAÇÃO do projeto
As (10) áreas de conhecimento são:
Gerenciamento da integração do projeto
Gerenciamento do escopo do projeto
Gerenciamento do cronograma do projeto
Gerenciamento dos custos do projeto
Gerenciamento da qualidade do projeto
Gerenciamento dos Recursos do Projeto
Gerenciamento das Comunicações do Projeto
Gerenciamento dos Riscos do Projeto
Gerenciamento das Aquisições do Projeto
Gerenciamento das Partes Interessadas do Projeto
Fonte: Guia PMBOK 6ª Ed. (2017)
-
A implementação de planos de contingência ou soluções de contorno às vezes resulta em uma solicitação de mudança. As solicitações de mudanças são preparadas e encaminhadas para o processo "Realizar o controle integrado de mudanças" (Seção 4.5).
Essa seção 4.5 (realizar o controle integrado de mudanças) corresponde à interseção entre a área do conhecimento "Gerenciamento de INTEGRAÇÃO do projeto" e o grupo de processo "MONITORAMENTO E CONTROLE". E é justamente aí que se enquadram os planos de contingência.
Logo:
GERENCIAMENTO DE CUSTOS: NOVO ORÇAMENTO
GERENCIAMENTO DE TEMPO: NOVO CRONOGRAMA
GERENCIAMENTO DE RISCO: NOVO PLANO DE RISCOS
GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO: PLANO DE CONTINGÊNCIA
Fonte: PMBOK 4ª Edição, no tópico 11.6.3 Monitorar e controlar os riscos: saídas.
-
Outra questão de interpretação. Pela situação hipotética, são explicitamente citados o orçamento, o cronograma e o plano de gerenciamento de riscos. E, justamente por relacionar áreas de conhecimento distintas, podemos assumir que estão sendo utilizados conhecimentos da área de conhecimento da integração, além das próprias áreas de gerenciamento de tempo, custos e riscos.
Item correto.
-
O gerenciamento da integração prevê o processo "Realizar o controle integrado de mudanças" que é o processo de revisar todas as solicitações de mudança, aprovar as mudanças e gerenciar as mudanças sendo feitas nas entregas, ativos de processos organizacionais, documentos do projeto e no plano de gerenciamento do projeto, e comunicar a disposição dos mesmos. (PMI,2013)