SóProvas


ID
2785633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que se refere aos mecanismos e arranjos de governança e financiamento de políticas públicas no Brasil, julgue o item a seguir.


Liderança, estratégia e controle são considerados exemplos de mecanismos de governança.

Alternativas
Comentários
  • Nao existe governanca sem governabilidade. Grosso modo pode-se afirmar que a governaca é a parte pratica da governabilidade, enquanto esta é a legitimidade para o exercicio do poder, oriunda adas condicoes sistemicas.


    (Apostila adm geral e publica e gestao de pessoas Prof. Renato Lacerda)

  • Gabarito: Certo

  • GOVERNANÇA NO SETOR PÚBLICO como um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para AVALIAR, DIRECIONAR E MONITORAR a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.

  • Se governança é a capacidade de implementar políticas públicas, então a liderança, a estratégia e o controle são atividades essenciais para o seu sucesso.

  • Governança é a faceta instrumental da governabilidade.

  • A governança está relacionada à forma como o governo se organiza, gerencia os serviços públicos e se relaciona com a sociedade civil.

  • Certa.

     

    Governança no setor público compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.

     

    Liderança: conjunto de práticas, de natureza humana ou  comportamental,  que  assegura  a  existência  das  condições mínimas para o exercício da boa governança.

    Esses  líderes  são  responsáveis  por  conduzir  o  processo  de estabelecimento da estratégia , considerando, para isso, aspectos como:  escuta  ativa  de  demandas,  necessidades  e  expectativas das partes interessadas; avaliação do ambiente interno e externo da organização; avaliação e prospecção de cenários; definição e alcance da estratégia; definição e monitoramento de objetivos de  curto,  médio  e  longo  prazo;  alinhamento  de  estratégias  e operações  das  unidades  de  negócio  e  organizações  envolvidas ou afetadas.

    Entretanto, para que esses processos sejam executados, existem riscos,  os  quais  devem  ser  avaliados  e  tratados.  Para  isso,  é conveniente  o  estabelecimento  de  controles  e  o  estímulo  à transparência  e  à  accountability,  que  envolvem  entre  outras coisas,  a  prestação  de  contas  das  ações  e  a  responsabilização pelos atos praticados.

     

    https://portal.tcu.gov.br/governanca/entendendo-a-governanca/alinhamento-conceitual/ 

  • A governança (capacidade administrativa) leva à governabilidade (legitimidade do poder), assim como a governabilidade deve levar (pois é sua obrigação) à governança!!!

  • PALUDO - 2017, Pg. 186

    " Para fins de análise, quatro níveis são considerados: mecanismos de governança, componentes, práticas e itens de controle.

    Mecanismos de governança: devem ser adotados a liderança, a estratégia e itens de controle."


    GABARITO: CERTO

  • Breve resumooo:


    GOVERNANÇA - CAPACIDADE DE GERIR

    GOVERNABILIDADE - CAPACIDADE PERANTE A SOCIEDADE - apoio do povo

    EFICIÊNCIA - MANEIRA/ USO DOS RECURSOS

    EFICÁCIA - OBJETIVO/ FAZER A COISA CERTA

    EFETIVIDADE - IMPACTO NA SOCIEDADE


    Governança -> capacidade de governar, capacidade de decidir e implementar políticas públicas que atendam às necessidades da população.

    A forma com que os recursos econômicos e sociais de um país são gerenciados, com vistas a promover o desenvolvimento e o atendimento dos interesses da sociedade/cidadãos (ou seja, a organização o Estado e o uso de ferramentas para a melhor gestão da máquina administrativa). 



    GAB CERTO.

  • exemplos de liderança, vereadores, prefeitos, deputados, senadores... não precisa nem falar né, se tratando de brasil...

  • A Governança no TCU, de forma análoga ao que é aplicada para os demais órgãos e entidades da administração pública, envolve três funções básicas: avaliar, direcionar e monitorar.

    Avaliar o ambiente, cenários, desempenho, resultados atuais e futuros.

    Direcionar e orientar a preparação, a articulação e a coordenação de políticas e planos, alinhando as funções organizacionais às necessidades das partes interessadas (Congresso Nacional, Jurisdicionados e sociedade em geral) e assegurando o alcance dos objetivos estabelecidos;

     Monitorar os resultados, o desempenho e o cumprimento de políticas e planos, confrontando-os com as metas estabelecidas e as expectativas das partes interessadas.

    Para que as funções de governança sejam executadas de forma satisfatória, alguns mecanismos devem ser adotados: a liderança, a estratégia e accountability.

  • Gab. CERTO!

    Corroborando:

    O governo brasileiro não carece de "governabilidade", ou seja, de poder para governar, dada sua legitimidade democrática e o apoio com que conta na sociedade civil. Enfrenta, entretanto, um problema de governança, na medida em que sua capacidade de implementar as políticas públicas é limitada pela rigidez e ineficiência da máquina administrativa (Giovanna Carranza).

  • Segundo o Decreto 9.203/2017, que dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional:

    Art. 2o Para os efeitos do disposto neste Decreto, considera-se:

    I - governança pública - conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade; (...)

  • Certo

    Decreto 9.203/17, que dispõe sobre a política de governança da administração pública federal definiu governança pública de modo mais amplo, como:

    Conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. ”

  • Gab: CERTO

    Governabilidade é a capacidade para governar, ou seja, exercer o poder legítimo. Isso não quer dizer que ele seja absoluto e independente. Palavras-chave: Legitimidade e poder.

    Por outro lado, Governança é a habilidade de gerir a política, ou seja, gestão pública, execução. Palavras-chave: Gerir, gestão, execução.

    E eles não são sinônimos, leve para a prova !!

  • GOVERNANÇA NO SETOR PÚBLICO compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle (LEC) (GABARITO) postos em prática para AVALIAR, DIRECIONAR E MONITORAR a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.

    governança no setor público pode ser analisada sob 4 perspectivas:

    - sociedade e Estado;

    - entes federativos, esferas de poder e políticas públicas;

    - órgãos e entidades; e

    - atividades intraorganizacionais.

  • Gabarito: Certo

    GOVERNANÇA - ADMINISTRAR (CAPACIDADE DE GERIR)

    GOVERNABILIDADE - CAPACIDADE PERANTE A SOCIEDADE - apoio do povo, legitimidade.

    PALUDO 9 edição (2020)

  • GABARITO: CERTO

    COMPLEMENTANDO:

    GOVERNABILIDADE

    - Capacidade política de governar;

    - Legitimidade;

    - Apoio (Cidadão/ Legislativo);

     

    GOVERNANÇA

    - Capacidade de implantar políticas públicas;

    - Serviços públicos;

    - Financeiro/ Administrativo;

    FONTE: QC

  • Para que as funções de governança (avaliar, direcionar e monitorar) sejam executadas de forma satisfatória, alguns mecanismos devem ser adotados: a liderança, a estratégia e o controle.

    Gab: C

    Fonte: https://portal.tcu.gov.br/data/files/FA/B6/EA/85/1CD4671023455957E18818A8/Referencial_basico_governanca_2_edicao.PDF

  • Liderança, estratégia e controle são considerados exemplos de mecanismos de governança.

    CERTO

    São claramente mecanismo para a gerência das atividades que envolvem a governança.

    --> Liderança: Atividades em conjunto, organização, distribuições de atividades e estrutura organizacional;

    --> Estratégia: Métodos para melhorar a governança, planejamento, efetividade, eficiência, eficácia;

    --> Controle: Verificação, avaliação, comprovação, regulação.

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade."

  • CESPE - Ao intensificar o seu papel de regulador e provedor de serviços públicos, em detrimento do seu papel de executor, o Estado reforça a política de governança;

    A governança pública organizacional compreende essencialmente os mecanismos de Liderança, Estratégia e Controle (LECO) postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.

  • De acordo com o TCU: governança é “um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade”. 

  • OBS:

    MECANISMOS DE GOVERNANÇA => LIDERANÇA, ESTRATÉGIA e CONTROLE

    FUNÇÕES DE GOVERNANÇA => AVALIAR, DIRECIONAR e MONITORAR

    " Os mecanismos de governança é uma das formas de assegurar a execução das funções de governança "

    (LIVRO: PALUDO - 9ºedição)

  • CERTO

    Conforme o TCU, a governança é “um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade”.

  • Gab: CERTO

    Ótima questão para você gravar o conceito de Governança!

    Governança é a habilidade de GERIR a política, ou seja, é o exercício a EXECUÇÃO da gestão pública.

    • Palavras-chave: Gerir, Gestão, Execução, Liderança, Gerenciamento ou Controle.
  • Isso mesmo! De acordo com o TCU, a governança é “um conjunto de mecanismos de liderança,

    estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à

    condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade”.

    Comentário do professor Stefan Fantini no material do Estratégia Concursos