-
A representação parlamentar (povo elege seus representantes) não reduz a participação da sociedade porque ela poderá exercê-la por meio de ação popular, plebiscito ou referendo.
-
• Na visão de Bresser Pereira (1998), “Governabilidade é uma capacidade política de Governar derivada da relação de legitimidade do Estado e de seu governo com a sociedade”;
• Pode-se afirmar que a governabilidade e a legitimidade estão relacionadas, pois não tem como governar se o Governo não tem legitimidade;
• A expressão ingovernabilidade ou não governabilidade decorre da falta de apoio popular e falta de apoio político (parlamentares) para o Governo.
ADEMAIS, A REPRESENTAÇÃO PARLAMENTAR É UMA FORMA SOBERANIA POPULAR (ao meu ver) -> DEMOCRACIA REPRESENTATIVA.
-
Na teoria não, mas na realidade..
Ação popular, plebiscito e referendo no Brasil parece que só existem na lei.
Tanta coisa importante é votada no congresso e parece que o povão nem existe.
-
Na teoria a questão está ERRADA.
A Constituição e as Leis são escritas de forma linda e maravilhosa, mas na prática a coisa é totalmente diferente.
A representação parlamentar reduz a possibilidade de participação da sociedade na gestão da coisa pública: com certeza reduz, pois a população uma vez na vida ou na morte é escutada, ou seja, na verdade a participação da sociedade é bem reduzida, chegando quase a zero.
Mas em se tratando de questões CESPE, devemos marcar aquela que não acontece na prática.
Abraços,
LUIZ CLAUDIO
-
cf 88 Art. 1º - Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio
de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta
Constituição.
Entao nao venha com essa conversa de que o povo nao tem vez, ja que nao escolhemos direito..
-
Ao contrario do que diz a questão. A representação Parlamentar significa justamente a participação da sociedade nas decisões da Nação, através do voto, o povo elege seu representantes. Portanto, a representatividade não reduz a participação da sociedade na Gestão da Coisa Pública.
Galera!, vamos esquecer as paixões políticas e focar no conteúdo, deixando os sentimentos de lado, pois as emoções tomada de forma irracional enganam e levam a pensamentos e opiniões distorcidas.
-
A representação parlamentar decorre da democracia semi-direta ou participativa, pelo qual o cidadão não faz a gestão da res pública diretamente, elege representante para tal fim. Todavia, exerce seus direitos políticos por meio de projeto de lei de iniciativa popular, plebiscito, referendo e controle atos públicos por instrumento como, por exemplo, a ação popular, direito de petição, etc. Destarte, a afirmação posta na questão está plenamente incorreta, por não haver qualquer óbice para a participação popular!
-
-
A representação parlamentar significa que nós (povo) estamos de forma indireta e ampliada fiscalizando e gerindo a coisa pública
-
(ERRADO)
Olha quem nós escolhemos para nos representar (Congresso Nacional, Senado Federal, Câmara dos vereadores, Assembleia legislativas).
-
Errei porque relacionei com a prática porque na teoria elas se diferem.
Onde já que o povo é ouvido? Os congressistas legislam em causa própria.
GABA certo
-
Errei a questão, mas agora entendi.
Se os parlamentares representam o povo, é como se o próprio povo estivesse lá. Agora, se a questão dissesse "reduz a participação direta", aí, sim, a meu ver, estaria correta.
-
GAB.OFICIAL:ERRADO
MUITO BLÁ BLÁ BLÁ