SóProvas


ID
2785645
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação à gestão de políticas públicas intersetoriais, julgue o item que segue.


O que garante a efetivação das políticas públicas intersetoriais é o fato de seus atores agirem conforme as normas e regras.

Alternativas
Comentários
  • Cumprir Normas e regras é ser Eficiente.

     

  • "o processo de implementação de uma política pública é afetado por diversos fatores políticos, institucionais, e relacionais. Nesse sentido, observar a implementação de políticas públicas a partir dos atores que a implementam e das relações que estabelecem, significa considerar esse processo como uma interação entre diversos atores que não agem somente como fiéis executores dos serviços orientados por normas e regras, mas desenvolvem seus papéis conduzidos também com base em suas experiências, valores, visão de mundo, e inseridos em um dado contexto político-institucional e social. Em uma política pública que tem como modelo de gestão a intersetorialidade, esses fatores podem aparecer de forma mais acentuada, tendo em vista primeiramente o número de atores e diferentes setores envolvidos e em segundo lugar a grande quantidade de arenas de discussão, negociação, barganha e, ainda da inevitável interdependência das ações entre os setores" (p.11-2). NATALIA NAVARRO DOS SANTOS, A INTERSETORIALIDADE COMO MODELO DE GESTÃO DAS POLÍTICAS DE COMBATE À POBREZA NO BRASIL: O Caso do Programa Bolsa Família no Município de Guarulhos. Dissertação de mestrado, FGV, 2011.

  • Gab. E

     

    INTERSETORIALIDADE é a integração de diversos setores para a consecução das ações públicas, ao mesmo tempo em que mantém as especificidades de cada área, vai além de cada setor, buscando a superação de práticas fragmentadas e a eficiência para atingir os objetivos e resultadosSua prática se efetiva em um processo político, permeado de contradições, resistências, divergências, escassez de recursos, entre outros, mas que visa resultados sinérgicos em situações divergentes, com o objetivo de efetivar o direito dos usuários.

     

    http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/anais/sipinf/edicoes/I/24.pdf

  • Tudo pode estar perfeito, mas pode não trazer efetividade a sociedade.


    Um governo pode realizar diversas obras em plena conformidade com a lei, mas pode ser que estas realização não são interessante ao passo que a sociedade precisa. logo, desta maneira, não trouxe efetividade, por mais que foi eficiente e eficaz.

  • Lembrei da administração pública burocrática onde os servidores agiam de acordo com as normas e regulamentos mas a administração não tinha de fato capacidade para implementar políticas públicas (governança).

  • Creio que no contexto da questão a palavra efetivação está mais ligada à eficácia (entregas) do que à efetividade.

  • O que garante a efetivação das políticas públicas é o resultado.


    Só o que vemos pelo país são obras de acordo com a lei sem utilidade.

  • Efetividade está relacionada a gerar impacto. Nem sempre agir de acordo com as regras garante o impacto esperado. 

  • Já vi outras questões similares aqui no qconcursos que versam sobre "seguir normas e regras como a panaceia para todos os males".


    O que garante a efetivação das políticas públicas intersetoriais é o fato de seus atores agirem conforme as normas e regras.


    Até parece, como se bastasse que todos atuassem conforme a lei para que vivêssemos no melhor lugar do mundo. As leis não abarcam tudo que deverá ser feito para que as políticas públicas sejam executadas. Fosse assim, não precisaríamos de representantes do povo, teríamos mero robôs que iriam ler o que consta nos mandamentos de conduta e deitar com a barriga para cima à espera das coisas caírem do céu. É preciso muita mobilização e, em especial, comprometimento, competência e esforço por parte dos representantes do povo para mudarmos a realidade (efetivação de políticas públicas). Podemos adicionar a isso a atuação de outros participantes nas políticas públicas como entidades representativas da sociedade e, principalmente, o próprio povo.


    Normas e regras não são cartilhas e muito menos guias de como efetivar uma política pública. A normas e regras servem meramente para balizar um comportamento e não defini-lo em seu conteúdo.


    Resposta: Errada.

  • Por isso que é bom focar os estudos por exercícios. De tanto fazer questões, quando tem a palavra "garante" geralmente o item é errado. Se estudar só por teoria, não observamos esses peguinhas.

  • Acredito que a afirmativa da questão é contraditória porque há uma ausência de especificidade nas políticas públicas intersetoriais.

  • Gab: ERRADO

    Acho que a pergunta a ser feita para melhor visualizar a resposta é:

    Os gestores seguirem e agirem de acordo com as normas e regras estabelecidas garante a efetividade ou o impacto, nas políticas públicas!? R.: Obviamente, não! Podemos seguir fielmente o que está na CF/88, por exemplo, e não causar nenhum impacto ou resultado na sociedade.

    Assim entendi.

    Erros, mandem mensagem :)

  • Agir de acordo com as normas e as regras é eficiência e está ligada ao dever de compliance, almejando atender ao princípio da legalidade. Contudo, isso não garante a eficácia, a efetividade e o impacto de uma política pública.