-
O controle complementar (controle social) visa enxergar o que o institucional (controle externo e interno) não conseguiu pegar.
-
Gab. C
O CONTROLE SOCIAL é entendido como a participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da Administração Pública. Trata-se de importante mecanismo de fortalecimento da cidadania que contribui para aproximar a sociedade do Estado, abrindo a oportunidade de os cidadãos acompanharem as ações dos governos e cobrarem uma boa gestão pública.
O controle social é um complemento indispensável ao controle institucional realizado pelos órgãos que fiscalizam os recursos públicos.
http://webserver.crcrj.org.br/consocial/pdfcons/EixoII.pdf
-
Assunto subjetivo e CESPE não combinam...
-
Errei a questão porque entendi que dizer que o controle social é complementar ao institucional fez parecer que ele era secundário.
Porém, ao pesquisar o assunto vi que é pacífico o entendimento apresentado na questão:
"O controle social é complementar ao controle oficial e depende deste último para ter eficácia. O controle social, para fazer valer as suas constatações contra irregularidades praticadas pelo Poder Público, deve buscar a própria Administração para correção das falhas encontradas, representar aos integrantes do sistema de controle interno, denunciar os fatos ao Tribunal de Contas ou representante do Ministério Público" (MLESKI,2005, p. 43)
-
A maneira como está escrita a assertiva deixa muito delicada a interpretação.
"O controle social é exercido de forma complementar ao controle institucional realizado pelos órgãos que fiscalizam os recursos públicos.". No trecho em negrito, fica dificultado o discernimento sobre quem realiza o controle social. Se é cabível presumir a partir da frase que são os órgãos que exercem o controle social, a questão se torna errada, pois é o povo quem o faz.
No entanto, o gabarito tido como correto é certo. Vai entender...
-
"O controle social, entendido como a participação do cidadão na gestão pública,
é um mecanismo de prevenção da corrupção e de fortalecimento da cidadania.
... o controle social revela-se como complemento indispensável ao
controle institucional, exercido pelos órgãos fiscalizadores."
Referência: Controle Social: Orientações aos cidadãos para participação
na gestão pública e exercício do controle social. Controladoria-Geral da União – CGU
-
O CONTROLE SOCIAL (controle popular) pode ser entendido ainda, como a capacidade que a sociedade civil tem para avaliar, apontar as distorções do sistema descentralizado e participativo da assistência social, bem como propor a defesa dos interesses públicos acerca das políticas, ações de atendimento, orçamentos, entre outros.
É um complemento indispensável ao controle institucional realizado pelos órgãos que fiscalizam os recursos públicos.
-
6.3 Objetivos para as Atividades Exclusivas:
Fortalecer práticas de adoção de mecanismos que privilegiem a participação popular tanto na formulação quanto na avaliação de políticas públicas, viabilizando o controle social das mesmas.
Fonte:Plano Diretor do governo do Brasil desenvolvido pelo Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado
-
-
Tipos de CONTROLE:
CONTROLE FORMAL : utiliza recompensa, punições e a existência de objetivos. Possibilidade de usar a autoridade para controlar o comportamento.
CONTROLE SOCIAL: ajustar seu comportamento quanto a crenças, valores e normas. Relação mais informal. também tem punições e recompensas.
CONTROLE TÉCNICO:Exercido por sistemas que determinam à direção, intensidade e frequência do comportamento.