SóProvas


ID
2785693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação a processo decisório, descentralização e delegação, julgue o item subsecutivo.

A capacidade gerencial e o uso de decisões programadas são adequados para a resolução de problemas únicos e que não se sujeitem a regras e procedimentos.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     

    Problemas únicos estão relacionados às decisões não programadas. Veja:

     

    DECISÃO NÃO PROGRAMADA: uma decisão tomada em resposta a uma situação isolada, mal definida e, em grande parte, desestruturada, com importantes consequências para a organização. (Giovanna Carranza)

  • DECISÕES PROGRAMADAS: sonho de todo gestor!

    São baseadas em problemas, acontecimentos anteriores e quando voltam a ocorrer, os gestores repetem aquelas decisões.


    DECISÕES NÃO PROGRAMADAS: são baseadas em acontecimentos, problemas que são inesperados e que nunca aconteceram antes.

  • ERRADA

    Decisões programadas são automatizadas, sequenciais que não necessitam da intervenção do decisor. Geralmente, são bastante previsíveis, apresentando soluções para problemas rotineiro.

  • ·         Programadas -> realizam-se por meio de um conjunto de normas preestabelecidas, concebidas em um ambiente de certeza. Não é necessário, nesses casos, fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher um curso de ação original, basta aplicar um curso de ação predefinido. Ambiente estável, assuntos rotineiros, previsibilidade, dados repetitivos, condições estáticas.

    ·         Não programadas -> não têm regras para serem seguidas e não possuem processo específico a ser utilizado; podem ser conhecidas ou inéditas. São melhores aplicáveis a ambientes mais dinâmicos e em mutação e a decisões com dados novos ou inadequados, inovação, imprevisilidade.

     

     

    GAB ERRADO.

  • Errado. Se é um decisão programada ela segue regras e procedimentos pré-estabelicidos por se tratar de problemas rotineiros.

  • GABARITO: ERRADO

     

    DECISÕES PROGRAMADAS (estruturadas):

    - mais recomendadas para ambientes ESTÁVEIS, ROTINEIROS;

    - dados ADEQUADOS, REPETITIVOS;

    - condições estáticas;

    - certeza, previsibilidade e rotina.

     

     

    DECISÕES NÃO PROGRAMADAS (Não estruturadas):

    - mais recomendadas para ambientes DINÂMICOS, EM MUTAÇÃO e a decisões com dados novos ou inadequados;

    - Dados NOVOS e/ou ÚNICOS;

    - condições dinâmicas;

    - incerteza, imprevisibilidade e inovação.

  • ERRADO

     

    DECISÕES PROGRAMADAS---> A DECISÃO JÁ ESTARÁ PRONTA PARA QUANDO OCORRER O PROBLEMA.

     

    --> Para situações de rotina, situações que costumam se repetir frequentemente.

    --> Não demandam grandes esforços do tomador de decisão.

     

     

    DECISÕES NÃO PROGRAMADAS ----> PARA SITUAÇÕES INÉDITAS, A DECISÃO É NOVINHA.

     

    --> Ocorrem devido o aparecimento de novas situações, as quais não têm uma decisão pronta.

    --> Exige mais atenção do responsável pela tomada de decisão.

  • Problemas unicos/novos/nunca enfrentados --> decisões não programadas

  • Pelo contrário, uma decisão programada é aquela que possui uma habitualidade, realizada com uma forma específica de procedimento. ERRADA

  • decisões NÃO programadas

  • Se o problema é único, como uma decisão programada poderá resolvê-lo? Decisão programada resolve problemas recorrentes. 

  • ERRADO.


    Impossível. A decisão programa é feita para problemas RECORRENTE, caso seja único, uma decisão não programada seria o correto.

  • GAB. ERRADO


    ASSERTIVA: A capacidade gerencial e o uso de decisões programadas são adequados para a resolução de problemas únicos e que não se sujeitem a regras e procedimentos.


    RESPOSTA: Errado, pois capacidade gerencial é adequada para a resolução de problemas unicos, pois exige do profissional o feeling e a habilidade para solucioná-lo. Já para problemas recorrentes apenas é utilizado as decisões programadas para a sua solução quando necessario, pois é algo que o profissional já espera ocorrer e já sabe qual a decisão deve ser tomada.


  • Gab: ERRADO

     

    Decisões programadas estão no banco de dados da organização.

    Ex: um concurseiro pretende pedir desconto em um cursinho. Esse cursinho já sabe a decisão que vai tomar e como agir, pois o concurseiro não é o único que vai pedir desconto. Eles recebem pedidos todos os dias e sempre tomam a mesma decisão!

    Ou seja: Eu sei como agir!

     

    Decisões Não-programadas são decisões que não são tomadas com frequência pela organização.

    Ex: duas funcionárias estão saindo nos tapas no estacionamento da empresa, o gestor ou responsável deverá tomar decisões a respeito do ocorrido, seja positiva ou negativa!

    Ou seja: Eu não sei como agir!

  • A capacidade gerencial e o uso de decisões programadas (não-programadas) são adequados para a resolução de problemas únicos e que não se sujeitem a regras e procedimentos. - ERRADO

    As decisões podem ser tomadas em diferentes contextos, o que vai gerar diferentes tipos de decisões.

    As decisões gerenciais são classificadas em: programadas e não programadas.

    Para Maximiano (2009, p. 59), as decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da organização. Resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. Não é necessário, nesses casos, fazer diagnósticos, criar alternativas e escolher um curso de ação original. Basta aplicar um curso predefinido de ação. São exemplos de decisões programadas: políticas, algoritmos, procedimentos e regras de decisão.

    Já as decisões não programadas são preparadas uma a uma, para atacar problemas que as soluções padronizadas não conseguem resolver. São atitudes novas, que a organização está enfrentando pela primeira vez e admitem diferentes formas de serem resolvidas, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Situações desse tipo precisam de um processo de análise sucessiva, desde o entendimento do problema até a tomada de decisão.

    As decisões não programadas são tomadas no nível estratégico das empresas, enquanto as decisões programadas são remetidas no nível operacional.

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

  • A resolução de problemas únicos está relacionada às decisões não programadas. As decisões não programadas são decisões que escapam das condições habituais (envolvem maior risco e incerteza) e, por isso dependem do julgamento profissional. São decisões mais complexas e para as quais as respostas padronizadas não se mostram efetivas. Da mesma forma que as programadas, podem ser tomadas por meio de técnicas tradicionais (julgamento, intuição, estruturas organizacionais específicas) ou técnicas modernas (técnicas heurísticas de solução de programas). Portanto, questão errada.

    As decisões programadas são as decisões rotineiras destinadas a resolver problemas cotidianos e que ocorrem regularmente. Em muitos casos as respostas já estão padronizadas de acordo com a experiência passada. As decisões programadas já integram o acervo de soluções da organização, ou seja, quando determinada situação ocorre, o tomador de decisão já sabe exatamente como irá decidir. Essas decisões podem ser tomadas por meio de técnicas tradicionais (hábito e costume, regras e procedimentos estabelecidos) ou modernas (programas de computador, modelos matemáticos, etc).

     

    Gabarito: ERRADO

  • Devemos entender único como algo "sui generis".