-
Gabarito CERTO
Bellotto (2004, p.51) entende que o “objeto dos modernos estudos de diplomática é a unidade arquivística elementar, porém analisando-a enquanto espécie documental”. Ainda, de acordo com a autora “a preocupação da diplomática é, agora, menos o estudo da estrutura, da forma, da gênese ou da tradição e mais da tipologia dos documentos” (BELLOTTO, 2004, p.53).
Por meio da análise tipológica, como explica Tognoli (2010, p.90) “o arquivista pode identificar a função do documento e seu contexto de produção, focando sua análise na evidência, a partir de seus elementos formais, independentemente de outras fontes alternativas, como os organogramas e regimentos”. Dessa forma, “a análise do documento contemporâneo tem como objetivo também contribuir para a história da administração” (TOGNOLI; GUIMARÃES, 2009, p.31).
-
Em Bellotto (2002, p. 19), "a Tipologia Documental é considerada a ampliação da Diplomática em direção à gênese documental, perseguindo a contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/acumuladora (...)"
-
Para quem não tem acesso ao livro da Bellotto, a resposta também pode ser encontrada no "Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo":
"A Tipologia Documental é a ampliação da Diplomática em direção à gênese documental, perseguindo a contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/acumuladora."
Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf8.pdf (pág 19)
-
GAB.: C
A ampliação da diplomática em direção a gênese documental, perseguindo a contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora acumuladora.
É um PLUS em relação a documental!
-
Resolução: a diplomática tem como elemento principal a espécie documental, analisada isoladamente. A tipologia, por sua vez, vai além, analisando a espécie documental com a função da instituição, chegando ao contexto de produção do documento.
Resposta: certa
-
Questão
A tipologia documental é considerada uma ampliação da diplomática, com o diferencial de que contextualiza o documento nas atividades da entidade geradora.
Além das características internas do documento (foco da Diplomática), a tipologia foca nas relações criadas pelo documento, na sua proveniência, ou seja, trata o documento de forma orgânica e contextualizada.
Gabarito certo. ✅
-
A diplomática estuda a espécie isolada.
A tipologia estuda a espécie + função do documento, que forma o tipo documental.
-
A Diplomática é parente da arquivística, designada como tipologia documental; arquivística é sinônimo de arquivologia. À diplomática cabe a difícil tarefa de análise de autenticidade documental, com base em elementos formais, como o fundo paleográfico e a estrutura ou fórmula jurídica do documento.
A tipologia documental é a ampliação da diplomática em direção da gênese documental, estudando o documento enquanto componente de conjuntos orgânicos, ou seja, como integrante da mesma série documental, perseguindo a contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/acumuladora.
-
A tipologia documental é considerada uma ampliação da diplomática, com o diferencial de que contextualiza o documento nas atividades da entidade geradora. CERTO.
"A Tipologia Documental é a ampliação da Diplomática em direção à gênese documental, perseguindo a contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/acumuladora."
Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf8.pdf (pág 19)
-
GABARITO CERTO.
A tipologia documental é diferente em relação a diplomática, porque leva em consideração a contextualização do documento, ou seja, o documento dentro do seu contexto de produção.
Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério.