SóProvas


ID
2786017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito do processo de fotossíntese, julgue o item subsequente.


Fotossíntese é o processo pelo qual as plantas, durante o dia, convertem CO2 em O2.

Alternativas
Comentários
  • O O2 produzido na fotossíntese ocorre na fase fotoquímica pelo processo de fotólise, ou seja, quebra da água com o auxílio da luz. O CO2 entra no Ciclo de Kalvin na fase química para produção de glicose por exemplo.

  • A fotossíntese é responsável pela transformação da energia eletromagnética (luminosa) em energia química.

  • R: ERRADO

    Para que haja fotossíntese, é necessário que a planta seja exposta à luz. Vale destacar, no entanto, que algumas etapas podem ocorrer na ausência de luminosidade, acontecendo inclusive durante a noite, como é o caso de algumas plantas suculentas.

    Essas plantas abrem os seus estômatos e fixam CO2 à noite, produzindo glicose (fase química). Já o O2 é produzido na na fase fotoquímica pelo processo de fotólise, ou seja, quebra da água com o auxílio da luz.

    Em resumo, algumas plantas conseguem fazer a fase fotoquímica e química durante o dia. Mas outras dividiram essas fases entre dia e noite para evitar a perda de água com a abertura dos estômatos. Então, nessas plantas, a produção de O2 e conversão de CO2 ocorrem em momentos diferentes.

  • O erro desta questão está no fato de que o O2 produzido na fotossíntese vem da fotólise da água e não do CO2 como sugere a questão.

  • A questão aborda o processo de fotossíntese e pede que se analise a afirmativa sobre a conversão de CO2 em O2 apenas durante o dia. Nos vegetais, a energia necessária para o metabolismo das suas células é produzida pela fotossíntese, através da captação da luz do sol pelo pigmento clorofila. A fotossíntese é um processo metabólico onde organismos autótrofos transformam CO2 e água (H2O) em glicose e oxigênio. Esse processo funciona de acordo com a seguinte fórmula: 6 CO2 + 12 H2O + luz = C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O

    A fotossíntese ocorre em duas etapas: a fase luminosa e a fase escura. A fase luminosa ocorre durante o dia, quando há luz, onde moléculas de ATP são formadas e moléculas de água quebradas (fotólise). Essa quebra transforma o NADP em NADPH2 e libera O2 para a atmosfera. O NADP transporta hidrogênios para que ocorra a fase escura no estroma, usando os hidrogênios extras do NADPH2 e a energia do ATP para formar a glicose numa reação com CO2. As trocas gasosas (CO2 e O2) e a transpiração são realizadas pelos estômatos, pequenas estruturas na face inferior das folhas que se abrem ou fecham dependendo da quantidade de água absorvida pelas raízes. Os estômatos também são responsáveis pela absorção do gás carbônico (CO2) usado na fotossíntese. Se o ambiente for úmido, as plantas precisam transpirar mais, porém se for mais seco, os estômatos se fecham para preservar água em suas células. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)


    Fonte das imagens: site biologiatotal.com.br


     

    Fotossíntese é o processo pelo qual as plantas, durante o dia, convertem CO2 em O2.

    No processo de fotossíntese, o CO2 sozinho não consegue ser convertido em O2, ele junto com moléculas de água e energia luminosa conseguem formar moléculas de glicose, O2 e moléculas de água. A fotossíntese ocorre de dia (fase luminosa) e a noite (fase escura), mas apenas a absorção de luz pela clorofila que consegue ocorrer durante o dia. Portanto, a afirmativa está errada quando afirma que ocorre apenas durante o dia, convertendo essas moléculas.


    Gabarito do Professor: ERRADO.



  • Há uma ideia muito difundida de que as plantas, durante a fotossíntese, transformam o gás carbônico em oxigênio. Durante a fotólise da água que se formam as moléculas de gás oxigênio que podem ser liberadas para o ambiente. É um erro, portanto, pensar que o gás oxigênio forma-se a partir do gás carbônico - ele é proveniente das moléculas de água que participam desse processo.