-
Conservação curativa, relacionada à restauração do documento, é aplicada a um objeto do acervo em vias de degradação em razão da ação de agentes de deterioração, como por exemplo, insetos ou fungos no papel.
http://www.tjdft.jus.br/institucional/gestao-documental/boas-praticas-de-gestao-documental/ProgramadeGestodeArquivosPlanosdePrevenoConservaoeEmergnciadoComplexoArquivsticodoTJDFT.pdf
-
A ABRACOR (Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais) define Conservação Curativa da seguinte forma: " todas aquelas ações aplicadas de maneira direta sobre um bem ou grupo de bens culturais que tenham como objetivo deter processos danosos presentes ou reforçar a sua estrutura. estas ações somente se realizam quando os bens se encontram em um estado de fragilidade adiantado ou estão se deteriorando a um ritmo elevado, de tal forma que poderiam perder-se em um tempo relativamente curto. Estas ações às vezes modifiacam o aspecto dos bens. São exemplos de conservação curativa a desinfestação de têxtéis, a dessalinização de cerâmicas, desacidificação do papel, desidratação de materiais arqueológicos úmidos, a estabilização de metais corrídos, a consolidação de pinturas murais, a remoção de vegetação invasora nos mosaicos."
-
GAB. CERTO!
A conservação curativa, é “o conjunto de ações diretamente empregadas sobre um bem cultural ou um grupo de bens, com o objetivo de interromper um processo ativo de deterioração ou de introduzir um reforço estrutural. Essas ações só são colocadas em prá- tica quando a existência dos bens é ameaçada a curto prazo, devido à sua extrema fragilidade ou rapidez de sua deterioração. Essas ações modificam por vezes a aparência dos bens” (ICOM-CC, 2008).
-
Material do Estratégia não fala sobre "conservação curativa", se não fosse as questões nem saberia que existe esse método. Então faça questões meu povo.
-
Conservação curativa/corretiva