-
pegadinha "sendo desnecessária". O resto, está certo.
-
"(...) sendo desnecessária a avaliação da sua resistência a agentes de deterioração (...)"
-
nada é desnecessário
-
Tudo que for feito para proteger o DOCUMENTO É VÁLIDO.
-
a avaliação do material escolhido para acondicionamento é necessária e não desnecessária, como afirma a questão. A reserva técnica não impede que os documentos sofram deterioração por sinistros, o que impede são diversas ações, incluindo a escolha de bons materiais de acondicionamento.
Resposta: errada
-
A questão trata do conceito de acondicionamento de documentos, que pode ser entendido como toda ação que visa a proteção física do documento.
Qualquer invólucro que circunde o documento, visando a sua preservação, é uma técnica de acondicionamento.
Exemplo de invólucros: plásticos, envelopes, capas, pastas, papéis especiais, etc.
A questão afirma que ao escolher o invólucro (embalagem) deve-se levar em consideração o material das embalagens, mas que é desnecessário avaliar a resistência agentes de deterioração porque os documentos vão estar protegidos na reserva técnica.
Nenhuma reserva técnica é imune a a gentes de deterioração, portanto, a avaliação deve ser feita, visando criar uma "barreira" entre os agentes externos e o documento, protegendo a informação.
Fonte: Arquivo Nacional (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
Direto ao ponto!
Na escolha da embalagem para acondicionamento de documentos, deve-se considerar o material de confecção da embalagem, especificamente no que tange à sua estabilidade química, para que não haja reação com o acervo (ATÉ AQUI OK), sendo desnecessária a avaliação (SENDO NECESSÁRIA...) da sua resistência a agentes de deterioração, já que embalagem e acervo estarão protegidos na reserva técnica.
GABARITO: ERRADO
Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.