-
Deformadas
-
Ricardo Mitsuo em que parte da norma está escrito que é DEFORMADAS?
-
Impossibilidade de retirar amostras de solos sem desfazer sua estrutura original. Para essa sondagem, claro.
-
A utilização do ensaio por meio dos trados manuais, consiste em desagregar a estrutura do solo, logo é inviável por meio desse método a retirada de amostras indeformadas.
-
Amostragens indeformadas
Podem ser obtidas de duas maneiras:
a) Na parede de poços e taludes, cortando-se um bloco de 25x25x25cm e revestindo-o com parafina para que não perca a umidade;
b) Pela cravação de amostrador de paredes finas, por meio de um sistema que não produza impacto (cravação estática). Ex: amostradores Shelby.
(Curso Básico de Mecânica dos Solos, Carlos de Souza Pinto, página 51)
OBS: Existe também o amostrador do tipo Denison. Ele é utilizado na coleta de amostras indeformadas de solos mais resistentes, quais sejam aqueles rijos e compactos em que não é possível a coleta com o amostrador Shelby.
As amostras coletadas através de sondagens com trados manuais ou por SPT são deformadas!
-
Realizado: Com a utilização de trado cavadeira ou trado helicoidal.
Processo: Mais simples, rápido e econômico para investigações preliminares das condições geológicas superficiais.
Finalidade: Coleta de amostras deformadas (amostras amolgadas) determinação do nível d'água, identificação dos horizontes do terreno, além de ser adotado para iniciar o SPT
Inicia-se com trado cavadeira, quando necessário utilizar ponteira para a degradação e quando o avanço ficar difícil utilizar trado helicoidal
-
NBR ABNT 9603:
A finalidade dessa sondagem é a coleta de amostras deformadas (amostras amolgadas), determinação da profundidade do nível d’água, identificação preliminar das camadas do solo que compõem o subsolo, além de ser adotado na etapa inicial da perfuração para o ensaio de penetração (SPT).
Fonte: Material do Estratégia Concursos.
-
A finalidade dessa sondagem é a coleta de amostras deformadas (amostras amolgadas), determinação da profundidade do nível d’água, identificação preliminar das camadas do solo que compõem o subsolo, além de ser adotado na etapa inicial da perfuração para o ensaio de penetração (SPT).
Utilização de trado cavadeira ou trado helicoidal.
-
A sondagem a trado, segundo a NBR 9606/2015 - Sondagem a trado, é uma perfuração feita com trado manual ou mecânico. O trado é um amostrador de solo constituído por lâminas cortantes espiraladas (trado helicoidal ou espiral) ou convexas (trado concha ou cavadeira).
A sondagem tem início com o emprego do trado concha, sendo substituído pelo trado helicoidal à medida em que a resistência do terreno vai aumentando. Em função do processo executivo, esse tipo de sondagem é usual em solos coesos com paredes estáveis e apenas acima do nível de água. Além disso, os solos não podem ser muito resistentes a perfuração do trado e nem apresentarem pedregulhos e matações.
As amostras coletadas são cisalhadas pela base do trado, o que muda o estado de tensões naturais e a matriz do solo e por isso dizemos que são coletadas amostras deformadas.
Tenha em mente que a coleta de amostras deformadas impede a realização de alguns ensaios especializados em laboratório, como o ensaio de permeabilidade e o ensaio triaxial, mas permite a inspeção visual do solo e a realização de ensaios in situ.
Além da coleta de amostras deformadas, a sondagem a trado tem como função;
- Determinação do nível d'água;
- Identificação dos horizontes do terreno.
Diante disso, notamos que a assertiva erra ao afirmar que são coletadas amostras indeformadas durante a sondagem a trado, o correto seria afirmar que há a coleta de amostras deformadas.
Gabarito do Professor: ERRADO.