SóProvas


ID
278650
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MTur
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Balanced Scorecard (BSC) foi criado por Kaplan e Norton, como um sistema de avaliação de desempenho organizacional que coloca a estratégia no centro do processo. Um dos seus indicadores é o giro dos estoques, que faz parte da perspectiva

Alternativas
Comentários
  • O BSC decompõe a estratégia de uma maneira lógica, baseando-se em relações de causa e efeito, vetores de desempenho e relação com fatores financeiros.

    É decomposto em objetivos, indicadores, metas e iniciativas, nas quatro dimensões de negócio:

    • Financeira;
    • Clientes;
    • Processos internos;
    •  Aprendizado e crescimento

    O BSC considera os processos internos de toda a cadeia de valor da empresa e inclui o processo de inovação, de operações e de pós-venda.

    O desempenho de qualquer organização perante os clientes é determinado pelos processos, decisões e acções desenvolvidas no seu interior. Na perspectiva do BSC, a empresa deve identificar quais as atividades e quais os processos necessários para assegurar a satisfação das necessidades dos clientes. Os indicadores internos do BSC devem focar-se nos processos internos que terão maior impacto na satisfação dos clientes e também na satisfação dos objectivos financeiros da empresa. Assim, os gestores deverão ser capazes de identificar quais os processos e competências onde a empresa pode obter vantagens competitivas o que lhe permitirá diferenciar-se da concorrência. Estas vantagens competitivas têm origem em diversas actividades que a empresa executa, desde o planejamento, o marketing, a produção, a entrega e acompanhamento pós-venda do seu produto.

  • Essa questao poderia nos influenciar a optarmos pela alternativa 'a', ja que estoque parado gera custos para a empresa e seu giro pode trazer lucratividade, ambos indicadores financeiros. Porem, isso seria a consequencia de um processo de giro de estoque (comprar e vender). O 'processo interno' de fazer girar o estoque pode ou nao gerar essa lucratividade, entao deveriamos nos deter na causa (processo interno) e nao na consequencia (custos ou lucros - perspectiva financeira).
  • Eu também pensei logo no financeiro, mas lendo com calma o conceito do Chiavenato:

    C.   Processos internos: Inclui indicadores que garantam a qualidade intrínseca aos produtos e processos, a inovação, a criatividade, a capacidade de produção, o alinhamento  com  as  demandas,  a  logística  e  a otimização dos fluxos, assim como a qualidade das informações, da comunicação interna e das interfaces.


  • Para a formação dos indicadores são levados em consideração quatro perspectivas da gestão estratégica da organização, são elas:
    (1) Perspectiva financeira: O BSC deve contar a história da estratégia, começando pelos objetivos financeiros de longo prazo e relacionando-os às ações que precisam ser tomadas em relação às demais perspectivas, para que o desempenho econômico seja alcançado no longo prazo. Como é que aparecemos aos nossos acionistas? A esta perspectiva poderá também chamar-se perspectiva do acionista, em virtude de serem eles os principais interessados na empresa, procurando a melhor rentabilidade para o capital investido, logo dando uma importância extrema às questões financeiras.
    (2) Perspectiva dos clientes: A perspectiva dos clientes do BSC traduz a missão e a estratégia da empresa em objetivos específicos para segmentos focalizados que podem ser comunicados a toda a organização. Além disso, permite a clara identificação e avaliação das propostas de valor dirigidas a esses segmentos. Como é que os clientes nos vêem? Deve ser utilizado um conjunto de indicadores relativos ao mercado, a clientes e a potenciais clientes, devendo estabelecer-se entre eles uma cadeia de relações: quota de mercado; retenção de clientes; aquisição de clientes; satisfação de clientes e rentabilidade de clientes.
    (3) Perspectiva dos processos internos: Constitui-se na análise dos processos internos da organização, incluindo a identificação dos recursos e das capacidades necessárias para elevar o nível interno de qualidade. O BSC considera os processos internos de toda a cadeia de valor da empresa e inclui o processo de inovação, de operações e de pós-venda. Em que temos de ser excelentes? O que pode ajudar a atingir a excelência?  A empresa deve identificar quais as atividades e quais os processos necessários para assegurar a satisfação das necessidades dos clientes e também financeiras da empresa. Envolve planejamento, o marketing, a produção (aqui entra giro de estoque), a entrega e acompanhamento pós-venda do seu produto.
    (4) Perspectiva do aprendizado e crescimento: O objetivo desta perspectiva é oferecer a infraestrutura que possibilita a consecução de objetivos ambiciosos nas outras perspectivas. A habilidade de uma organização inovar, melhorar e aprender relaciona-se diretamente com seu valor. Essa perspectiva apresenta objetivos voltados à capacidade dos funcionários, dos sistemas de informação e à motivação, empowerment e alinhamentoComo podemos melhorar e criar valor? Deve identificar-se qual a infra-estrutura que a empresa deve adotar para poder crescer e desenvolver-se no longo prazo.
    Ficheiro:BSC.png
  • Segundo o Professor Augustinho Paludo, em seu livro Administração Pública (2012), temos o seguinte:
    Perspectiva dos processos internos: refere-se aos processos de negócios em que a organização precisa ter excelência. É onde a estratégia é mais fortemente aplicada. São processos finalísticos ou de operações, com impactos diretos nos resultados financeiros e na satisfação dos clientes (produção de bens ou prestação de serviços ao cliente), e processos de suporte à realização das demais atividades (aquisição de materiais, pagamento de pessoal. comunicação, etc). São os processos internos que criam valor para os clientes, que podem aumentar a produtividade e trazer melhores resultados para proprietários, acionistas e demais interessados. Os indicadores devem mostrar se os processos estão alinhados, se possuem qualidade intríseca, se estão gerando valor, e se estão direcionado à satisfação das necessidades dos clientes. Os indicadores e medidas podem ser: qualidade, produtividade, inovação, logística, comunicação interna, etc.