Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o que está envolvido na departamentalização matricial. Vejamos qual das alternativas atende ao comando da questão.
De acordo com Chiavenato (2014), A essência da estrutura matricial é combinar as duas formas de departamentalização – a funcional com a departamentalização de produto ou projeto – na mesma estrutura organizacional, sendo portanto uma híbrida/mista.
Chiavenato (2014, p.519, 520) ainda acrescenta: "o desenho matricial apresenta duas dimensões: gerentes funcionais e gerentes de produtos ou de projeto. A organização adota os dois tipos de departamentalização. Com isso, o princípio da unidade de comando vai para o espaço e se cria uma delicada balança de duplo poder que caracteriza a matriz. Cada departamento passa a ter uma dupla subordinação: segue orientação dos gerentes funcionais e dos gerentes de produto/projeto simultaneamente. Assim, a estrutura matricial funciona como uma tabela de dupla entrada."
Suas limitações são as seguintes, de acordo com o autor citado anteriormente:
- Embora utilizada pelas grandes organizações como meio de trazer inovação e flexibilidade, a estrutura em matriz viola a unidade de comando e introduz conflitos inevitáveis de duplicidade de supervisão, enfraquecendo a cadeia de comando e a coordenação vertical, enquanto tenta melhorar a coordenação lateral.
- O desenho matricial impõe uma nova cultura organizacional, uma nova mentalidade e um novo tipo de comportamento dentro da organização.
Sendo assim, podemos concluir que alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.