SóProvas


ID
278653
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MTur
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A organização matricial diz respeito a uma estrutura mista, que combina, na mesma estrutura organizacional, as formas de departamentalização funcional e de produto ou projeto. Entretanto, a organização matricial tem como desvantagem

Alternativas
Comentários
  • Note: Os itens b, c, d  dizem respeito a características da matricial, não desvantagem.
    O item "e" discorre sobre uma vantagem e não desvantagem da organização matricial.

    Gabarito - A

    Ou seja, múltiplos comandos ou figuras de chefia podem confundir o processo e o cotidiano de funcionamento ou alcance dos objetivos de cada departamento.
  •       
           Nas organizações matriciais, os empregados frequentemente tem dois gerentes ou supervisores, violando os princípios de unidade de comando e cadeia de comando. Para ser eficiente, os gerentes que trabalham nestas organizações, aprendem a compartilhar o poder, fazendo uso do confrontamento direto para resolver questões divergentes, e utilizando todas as direções da organização para disseminar informação. Estas estruturas são mais flexíveis ao princípio da cadeia de comando.O gerenciamento de projeto é uma função coordenativa, enquanto que o gerenciamento matricial é uma função fundamentalmente colaborativa.
          A manutenção da autoridade e das responsabilidades nas organizações matriciais são temporárias e dependem das habilidades requeridas, isto é, um supervisor em um determinado projeto pode ser um trabalhador em outro. Se os gerentes de projetos em uma situação matricial, não mantém um bom relacionamento com os gerentes funcionais, conflitos de interesses e prioridades podem surgir, o que por sinal, é citado por muitos autores como um dos principais riscos na implantação da Departamentalização Matricial. A possibilidade de dupla subordinação é um risco inerente, o que fere o princípio da cadeia de comando.

    Existem certas regras necessárias ao desenvolvimento da organização matricial:

    • Os participantes devem passar a maior parte do tempo dedicados ao projeto, pois isto propicia alto grau de comprometimento e lealdade;
    • O comprometimento deve surgir através de canais horizontais e verticais. Bons canais de comunicação e livres de obstrução devem ser estabelecidos entre os gerentes;
    • É de vital importância, o estabelecimento de métodos eficientes para solução de conflitos;
    • Ambos, os gerentes funcionais e de projetos ou produtos, devem estar dispostos a fazer consessões sobre recursos e especialistas.
  • A essência da matriz é combinar as duas formas de departamentalização – a funcional com a departamentalização de produto ou projeto – na mesma estrutura organizacional.
    O desenho matricial apresenta duas dimensões: gerentes funcionais e gerentes de produtos ou processos.

    Com isso o princípio da unidade de comando vai para o espaço e se cria uma delicada balança de duplo poder que caracteriza a matriz. Cada departamento passa a ter uma dupla subordinação: segue orientação dos gerentes funcionais e dos gerentes de produto/projeto simultaneamente.

    Fonte: Administração Pública
    Carlos Alberto Nogueira
    Série Impetus - Provas e concursos
    Editora Elsevier
  • VIOLA A UNIDADE DE COMANDO; GERANDO, PORTANTO, MÚLTIPLAS SUBORDINAÇÕES QUE, CONSEQUENTEMENTE, DIFICULTA A COORDENAÇÃO.

     

     

     

    GABARITO ''A''

  • Estrutura Matricial:  

    Uma mistura para obter o máximo de rendimento da organização. A funcional para funções internas e a divisional para produtos/ serviços realizados. Pode haver dois chefes. Forma mais utilizada nas grandes organizações. E mais participativa e flexível pois depende de todos para que se obtenha sucesso. Maior participação dos colaboradores e interdependência dos departamentos. O administrador coordena as tarefas aqui e atividades.  

     

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o que está envolvido na departamentalização matricial. Vejamos qual das alternativas atende ao comando da questão.

    De acordo com Chiavenato (2014), A essência da estrutura matricial é combinar as duas formas de departamentalização – a funcional com a departamentalização de produto ou projeto – na mesma estrutura organizacional, sendo portanto uma híbrida/mista.

    Chiavenato (2014, p.519, 520) ainda acrescenta: "o desenho matricial apresenta duas dimensões: gerentes funcionais e gerentes de produtos ou de projeto. A organização adota os dois tipos de departamentalização. Com isso, o princípio da unidade de comando vai para o espaço e se cria uma delicada balança de duplo poder que caracteriza a matriz. Cada departamento passa a ter uma dupla subordinação: segue orientação dos gerentes funcionais e dos gerentes de produto/projeto simultaneamente. Assim, a estrutura matricial funciona como uma tabela de dupla entrada."

    Suas limitações são as seguintes, de acordo com o autor citado anteriormente:

    • Embora utilizada pelas grandes organizações como meio de trazer inovação e flexibilidade, a estrutura em matriz viola a unidade de comando e introduz conflitos inevitáveis de duplicidade de supervisão, enfraquecendo a cadeia de comando e a coordenação vertical, enquanto tenta melhorar a coordenação lateral.
    • O desenho matricial impõe uma nova cultura organizacional, uma nova mentalidade e um novo tipo de comportamento dentro da organização.

    Sendo assim, podemos concluir que alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.