-
Basta que a comissão de licitações analise as propostas de maior valor, isto é, aquelas que estão na faixa A da curva ABC, para julgá-las e definir qual a proposta vencedora.
O erro da questão fala em que basta a proposta seja de maior valor, e na verdade lei de licitações da administração pública fala em PROPOSTA MAIS VANTAJOSA.
Art. 3o A licitação destina-se a garantir a observância do
princípio constitucional da isonomia, a seleção da PROPOSTA MAIS VANTAJOSA para a administração e a promoção do
desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita
conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da
moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da
vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes
são correlatos.
ERRADO.
-
Gab: Errado
Da série: quando a banca quer matar dois coelhos com um cajadada só. rsrsrs
-
é licitação ou ARM?
-
ERRADO
1º: A comissão de licitações deve analisar todas as propostas.
2º A classificação ABC é usada na avaliação econômica de materiais e não nas licitações.
-
Neste caso seria o inverso, pois no caso do pregão, somente entra as três proposta de menor valor.
-
Basta que a comissão de licitações analise as propostas de maior valor, isto é, aquelas que estão na faixa A da curva ABC, para julgá-las e definir qual a proposta vencedora.
**A ADMINISTRAÇÃO SELECIONA A PROPOSTA MAIS VANTAJOSA ACOMPANHADA DE OUTROS CRITÉRIOS!!
Todas as propostas serão analizadas devido princípio da isonomia.
a curva ABC é classificada por valor de demanda e de acordo com sua importãncia..
A- classifica pouca quantidade, muito valor, controle máxiMo.
.
-
Interdisciplinariedade é sinônimo de CESPE.
-
Interdisciplinar é um adjetivo que qualifica o que é comum a duas ou mais disciplinas ou outros ramos do conhecimento. É o processo de ligação entre as disciplinas.é o que o CESPE faz: conteúdo interdisciplinar ARM e licitação etc.
-
Quando chegar na meta, dobre a meta.
Diwma Riulselffi.
-
Quando chegar na meta, dobre a meta.
Diwma Riulselffi.
-
parei no BASTA
-
Pensando no julgamento de menor valor usando a curva ABC, a de menor valor seria "C" da metodologia ABC. Itens de menor valor monetario, os mais baratos para a administração.
-
GABARITO: ERRADO
Celso Antônio Bandeira de Mello: “Licitação é um certame que as entidades governamentais devem promover e no qual abrem disputa entre os interessados em com elas travar determinadas relações de conteúdo patrimonial, para escolher a proposta mais vantajosa às conveniências públicas”
FONTE: Manual de Direito Administrativo (2019) - Alexandre Mazza.
-
Gab. E
A Classificação ABC pode ser utilizada em licitações para julgar o orçamento das propostas, e não para restringir o julgamento da proposta ao seu valor. A administração pode, p. ex, observando o critério de julgamento, analisar o orçamento unitário de todas as propostas quanto à Classe A para fins de classificação dos licitantes. Na construção da sede, a administração poderá avaliar 20% dos itens que correspondam a 85% do valor global.
Assim, a Classificação ABC é um meio de avaliação e não é incompatível com a Licitação, podendo ser aplicada no critério 'menor preço' do pregão.
O erro da questão foi atrelar o sistema ABC à proposta e não ao orçamento da proposta. Isso porque todas as propostas, independente de seu valor, devem ser passar pelo crivo do julgamento, em obediência ao princípio da isonomia.
-
A questão indicada está relacionada com as licitações públicas.
Antes de responder a questão é importante compreender o que é a Curva de ABC. A temática é tratada de forma mais detalhada no curso de Administração.
• Armazenagem e controle:
Segundo Pozo (2015) o princípio da Curva ABC foi elaborado por Vilfredo Pareto na Itália em 1987, quando elaborava um estudo sobre a distribuição de renda e riqueza da população local. Pareto notou que grande porcentagem da renda total concentrava-se nas mãos de uma pequena parcela da população - 80% da riqueza concentrava-se nas mãos de 20% da população. O princípio indicado posteriormente foi difundido para outras atividades.
• Análise de preços com base no Roteiro de Auditoria e Controle elaborado pelo TCU:
A Análise de preços deve ser realizada por intermédio da comparação dos preços unitários orçados / contratados em relação aos preços unitários adotados como paradigma de mercado.
- Curva ABC:
A Classificação pela Curva ABC baseia-se no princípio de Pareto ou princípio dos "poucos significativos e muitos insignificantes". Os itens mais importantes ficam na faixa A e respondem por cerca de 50% do valor total do orçamento. A faixa B abrange os itens que correspondem a cerca de 30% do valor total - itens de importância intermediária. A faixa C abriga os itens relacionados a apenas 20% do valor total orçado - itens menos importantes.
A elaboração da Curva ABC para o orçamento-base da licitação ou para a planilha contratual objetiva otimizar a verificação a respeito da existência de sobrepreço no orçamento e a definição do ponto de equilíbrio econômico-financeiro inicial do contrato.
Ao elaborar a Curva ABC deve-se ordenar os serviços de acordo com a sua participação relativa no valor total das obras, em ordem DECRESCENTE, determinando o peso percentual do valor de cada serviço em relação ao valor do conjunto, e posteriormente, o percentual acumulado dos pesos.
Os itens mais importantes devem estar nas faixas A e B da Curva ABC. Aos itens indicados deve ser dado tratamento especial pela equipe de auditoria. A faixa C representa os itens de menor importância relativa, que podem ter os quantitativos e valores aumentados e, por isso, ter sua posição alterada na Curva de ABC.
• Licitação:
A licitação é o procedimento administrativo em que os entes da Administração Pública, convocam interessados em adquirir bens ou serviços, locar ou adquirir bens públicos, estabelecendo competição com o objetivo de selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração Pública.
Gabarito: ERRADO, uma vez que a construção da Curva ABC objetiva avaliar quais bens / serviços possuem valor significativo na licitação. Os mais relevantes estão na faixa A e os de média relevância na faixa B. A elaboração da Curva indicada é importante para o orçamento-base da licitação, para verificar a existência de sobrepreço e definir o ponto de equilíbrio econômico-financeiro no contrato.
Além disso, a licitação objetiva selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração, nos termos do artigo 3º, da Lei nº 8.666 de 1993.
"Artigo 3º A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo".
Referências:
Roteiro de Auditoria de Obras Públicas elaborado pela Secretaria-Geral de Controle Externo. TCU. dez. 2012.
POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais: uma abordagem logística. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2015.
-
Não precisa muita teoria e muita análise aí não. "Basta que a comissão analise as propostas de maior valor." Como assim se a proposta vencedora deve ser a de menor valor? Mesmo se for do tipo técnica e preço, o menor valor, evidentemente, deve entrar na análise.
-
Proposta que atenda à Supremacia do Interesse Público!
-
Num basta essa matéria ser ruim sozinha, ainda tem q misturar com licitação.
cespe é triste
-
Quem chora demais sobre a banca não passa