-
A atribuição de custos às atividades deve ser feita da forma mais criteriosa possível, de acordo com a
1. alocação direta;
2. rastreamento; e
3. rateio.
Não achei essa respondida, mas achei outra parecida:
"(IADES)Na gestão de custos, o sistema de custeio ABC (do inglês Activity-Based Costing), também chamado de custeio baseado em atividades, permite melhor visualização dos custos por meio da análise das atividades desenvolvidas dentro da empresa e das respectivas relações com os objetos de custos. Nesse modelo, a atribuição de custos às atividades é realizada de uma forma criteriosa, seguindo, respectivamente, as seguintes prioridades:
c) alocação direta, rastreamento e rateio.
-
Gab. C
Custeio Baseado em Atividades ou custeio ABC parte do princípio de que os custos de uma empresa são gerados pelas atividades desempenhadas nela e que essas atividades são consumidas por produtos e serviços gerados nesta mesma empresa. Essa metodologia permite mensurar com mais exatidão as despesas e os custos indiretos — aqueles que não estão diretamente ligados à produção —, por meio da análise das atividades, dos seus geradores de custos e dos utilizadores. O ABC é um método de rastrear os custos das atividades realizadas por uma empresa e de verificar como essas atividades estão relacionadas para a geração de receitas e o consumo de recursos. Seu principal objetivo é amenizar as distorções provocadas pelo uso do rateio arbitrário dos custos indiretos, sendo uma tentativa de rastreamento para identificar os verdadeiros causadores de custos.
Fonte: https://www.treasy.com.br/blog/metodos-de-custeio/
-
GABARITO OFICIAL "C"
Pesquisando não encontrei nada na doutrina a respeito do item C apontado como gabarito. Mas, para contribuir aqui vai o conceito de método de custeio baseado em atividade ou ABC (Activity-Based Costing) extraído de Contabilidade de Custos, Eliseu Martins, 11ª Edição:
O custeio baseado em atividades, conhecido como ABC, é um método de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos.
Além de diminuir o grau de arbitrariedade na alocação de custos, o ABC é também um instrumento de gestão de custos.