SóProvas


ID
2786881
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

Segundo o acadêmico australiano Scott Burchill, “Relações Internacionais pode ser designada como a disciplina do desacordo teórico”. Isso porque os especialistas divergem sobre praticamente tudo o que diz respeito ao seu quadro teórico-conceitual. De modo geral, as discordâncias vão desde ao que deve ser estudado até como deve ser estudado. Isto é, existe desacordo sobre o objeto, sobre a metodologia e sobre a teoria.

Williams Gonçalves. Relações Internacionais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002, p. 49 (com adaptações).  

Tendo o fragmento de texto apresentado como referência inicial, julgue o item seguinte, acerca de aspectos da teoria das relações internacionais.


O liberalismo, cujas origens remontam às ideias iluministas do século XVIII, alia as dimensões analítica e normativa, ou seja, pretende mostrar como a realidade é e como deveria ser. Com o avanço da globalização, as teses do liberalismo entraram em franco declínio.

Alternativas
Comentários
  • De fato, o liberalismo tem um núcleo de valores iluministas que (liberdade, igualdade e fraternidade), que devem ser defendidos. Não se preocupa só como as relações internacionais são, mas como devem ser. Logo, a primeira parte está correta.

    No entanto, a globalização se iniciou na década de 1970, intensificando-se na década de 1990, e o declínio do liberalismo foi registrado muito antes. No primeiro grande debate entre realismo e idealismo, o realismo se consagrou como o grande vencedor. O idealismo foi essencialmente desmoralizado, deixando de ser sequer considerado nos debates acadêmicos depois desse momento. Logo, as décadas de 1940 e 1950 são basicamente as décadas do realismo. O idealismo, por sua vez, caiu no esquecimento. 

  • Outro erro encontrado na questão é: o Idealismo analisa o mundo como ele deveria ser, não como ele realmente é, enquanto o Realismo analisa o mundo como ele realmente é.