-
Em 2012, foi criado o Mercosul Cultural que reúne ministros da Cultura e das outras instâncias especializadas dos países que formam o Mercosul e mantém a Comissão de Patrimônio Cultural (CPC) - órgão permanente com uma Coordenação Executiva. É composto - além da Reunião de Ministros da Cultura (RMC) e da CPC - pelos representantes do Comitê Coordenador Regional (CCR), Secretaria do Mercosul Cultural (SMC), Comissão de Diversidade Cultural (CDC), Comissão de Economia Criativa e Indústrias Culturais (Cecic) e Fórum do Sistema de Informação Cultural do Mercosul (Sicsur).
-
CERTO.
O Mercosul – Mercado Comum do Sul - é um bloco econômico fundado em 1991 através do Tratado de Assunção, nesse tratado Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai lançaram bases jurídicas para a criação de uma zona de livre comércio, através da eliminação de barreiras comerciais, políticas e sociais entre os membros do bloco. Em 1994 foi assinado o Tratado de Ouro Preto, ratificando a criação do bloco e reconhecendo-o como organização legítima.
Alguns destaques do documento tratam:
1. Cumprimento da liberalização comercial através da redução das tarifas junto a eliminação das restrições de algumas;
2. Criação da Tarifa Externa Comum (TEC) para ampliar a competitividade externa dos membros do bloco;
3. Ligação entre políticas locais com as macroeconômicas.
Segundo a estrutura institucional do MERCOSUL a Reunião de Ministros de Cultura (RMC) é a mais importante comissão de cultura no bloco, abaixo, na hierarquia existe:
- Comitê Coordenador Regional, que é dividido ainda em várias outras comissões;
- Secretaria do MERCOSUL Cultural.
-
Atualização:
"O Setor Educacional do MERCOSUL é um espaço de coordenação das políticas educacionais que reúnem os Estados Parte e Associados do MERCOSUL, desde dezembro de 1991, quando o Conselho do Mercado Comum (CMC), através da Decisão N° 07/91, criou a Reunião de Ministros de Educação do MERCOSUL (RME).
Com o tempo, a Reunião de Ministros estabeleceu outras instâncias para dar apoio ao Setor. Em 2001, através da Decisão CMC N° 15/01, foi aprovada a “Estrutura organizativa do Sector Educacional do MERCOSUL”, que cria o Comitê de Coordenação Regional, as Comissões Regionais Coordenadoras de Área (Básica, Tecnológica e Superior) e o Comitê Gestor do Sistema de Informação e Comunicação. Em 2005, foi criado o Comitê Assessor do Fundo Educacional do MERCOSUL. Em 2006, foi criada a Rede de Agências Nacionais de Acreditação, e em 2011, a Comissão Regional Coordenadora de Formação Docente. Além destas, há outras instâncias, temporais e permanentes, que administram ações específicas."