SóProvas


ID
2787148
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Não se pode coligir provas antes de se começar a pensar [...]. Isto porque pensar significa fazer perguntas, e nada constitui prova a não ser em relação a uma pergunta definida.

Robin Collingwood. A ideia de história. Lisboa: Presença, 1994, p. 346 (com adaptações). 

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o próximo item, a respeito da problemática das fontes no ofício do historiador.


Em estudos de cidades, paisagens e territórios, os historiadores fazem frequente uso de trabalhos produzidos por geógrafos e sociólogos.

Alternativas
Comentários
  • O trabalho dos cientistas sociais (historiadores, antropólogos, sociólogos, arqueólogos, cientistas políticos ou geógrafos) antes do século XVIII e depois no século XX, é marcado pela interdisciplinariedade.
    É um trabalho multifacetado, que pretende analisar o objeto de estudo através de vários ângulos e sob várias perspectivas de análise. Para tal há que acontecer o diálogo não só entre vários tipos de fontes como também entre as várias ciências. Assim será possível trabalhar o objeto de estudo com as ferramentas oferecidas por múltiplos especialistas.

    Por isso um historiador, ao trabalhar com paisagens, cidades e territórios irá procurar dados fornecidos por geógrafos. Ou seja, por aqueles que analisaram o objeto através de perspectivas não necessariamente históricas,. Por aqueles que tem  outras expertises.
    Desta forma o trabalho do historiador  poderá ficar mais interessante e mais completo!

    A afirmativa apresenta, então, uma proposição correta

    RESPOSTA:  CERTO