SóProvas


ID
2787250
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O império do Brasil é associação política de todos os cidadãos brasileiros. Eles formam uma nação livre, e independente, que não admite com qualquer outra laço algum de união ou federação que se oponha à sua independência.”

                                                               Constituição de 1824, título I, art. 1.º. 

A partir do fragmento de texto precedente, julgue o próximo item, a respeito da formação da nação brasileira.


O Estado Novo, instituído em 1937 por Getúlio Vargas, defendia e praticava a ampla e irrestrita liberdade de expressão, sem qualquer intervenção do Estado no controle e na produção de informações.

Alternativas
Comentários
  • defendia e praticava a ampla e irrestrita liberdade de expressão ( ERRO DA QUESTÃO)

  • GOVERNO PROVISÓRIO --> 1930 - 1934


    - Getúlio Vargas foi: Chefe de governo provisório.


    GOVERNO CONSTITUCIONAL --> 1934 - 1937


    - Getúlio Vargas foi: Presidente eleito pelo voto INdireto.


    ESTADO NOVO --> 1937 - 1945


    - Getúlio Vargas foi: Ditador.

  • Getúlio implantou o DIP, que regulamentava a imprensa e promovia censura. Prova disso são as canções revoltosas que tinham suas letras modificadas.

    Original:


    “O bonde de São Januário/leva mais um sócio otário/só eu não vou trabalhar”.

     

    Após correção:

    "O Bonde São Januário
    Leva mais um operário
    Sou eu que vou trabalhar...”

  • Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP)

    O DIP foi criado por decreto presidencial em dezembro de 1939, com o objetivo de difundir a ideologia do Estado Novo junto às camadas populares. Mas sua origem remontava a um período anterior. Em 1931 foi criado o Departamento Oficial de Publicidade, e em 1934 o Departamento de Propaganda e Difusão Cultural (DPDC). Já no Estado Novo, no início de 1938, o DPDC transformou-se no Departamento Nacional de Propaganda (DNP), que finalmente deu lugar ao DIP.

    O DIP possuía os setores de divulgação, radiodifusão, teatro, cinema, turismo e imprensa. Cabia-lhe coordenar, orientar e centralizar a propaganda interna e externa, fazer censura ao teatro, cinema e funções esportivas e recreativas, organizar manifestações cívicas, festas patrióticas, exposições, concertos, conferências, e dirigir o programa de radiodifusão oficial do governo. Vários estados possuíam órgãos filiados ao DIP, os chamados "Deips". Essa estrutura altamente centralizada permitia ao governo exercer o controle da informação, assegurando-lhe o domínio da vida cultural do país.

    Na imprensa, a uniformização das notícias era garantida pela Agência Nacional. O DIP as distribuía gratuitamente ou como matéria subvencionada, dificultando assim o trabalho das empresas particulares. Contando com uma equipe numerosa e altamente qualificada, a Agência Nacional praticamente monopolizava o noticiário.

    Entre 1939 e 1942 o DIP esteve sob a direção de Lourival Fontes, que já dirigira o DPDC e o DNP. Seus sucessores foram o major Coelho dos Reis, de agosto de 1942 até julho de 1943, e o capitão Amilcar Dutra de Menezes, que atuou até a extinção do DIP, em maio de 1945.

    Fonte:<https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/EducacaoCulturaPropaganda/DIP>

  • Eh justamente o contrário, ele tinha sérios problemas com a imprensa.

  • Só é lembra da Departamento de Imprensa e Propaganda do Governo

  • ERRADA

    Pois ele não defendia e praticava a ampla e irrestrita liberdade de expressão, e sim, fazia ao contrario!

    PMAL 2020

    FORÇA GUERREIROS

  • ERRADA

    Pois ele não defendia e praticava a ampla e irrestrita liberdade de expressão, e sim, fazia ao contrario!

    PMAL 2020

    FORÇA GUERREIROS

  • DIP (1939) DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E PROPAGANDA. Controlava a imprensa e a propaganda, censurando tudo aquilo que era contra o Governo Vargas. Até músicas populares que criticavam o Governo eram censuradas.

  • Vargas fez o contrário do enunciado da questão, até porque ele foi um ditador no período do Estado Novo.

  • ERRADA

    A partir de 1937 foi criado o DIP - departamento de imprensa e propaganda que visava controlar e manipular a imprensa a favor dos interesses do Estado.

  • pmpa

  • Em 10 de novembro de 1937, através de um golpe de estado, Vargas instituiu o Estado Novo em um pronunciamento em rede de rádio, no qual lançou um Manifesto à nação, no qual dizia que o regime tinha como objetivo "reajustar o organismo político às necessidades econômicas do país". Após a Constituição de 1937, Vargas consolidou seu poder. O governo implementava a censura à imprensa e a propaganda era coordenada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Os partidos políticos foram extintos em 2 de dezembro de 1937, pelo Decreto-lei nº 37, o qual criticava o sistema político então vigente no Brasil e pregava o "contato direto com as massas". Também em 1937, Getúlio Vargas suspendeu o pagamento dos serviços de todos os empréstimos por três anos

  • kkkk ele criou até o DIP

  • ERARADO, POIS O DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E POLITICA, FAZIA A PROPAGANDA DO GORVERNO VARGUISTA

    PMAL 2021

  • Não existia ampla liberdade de expressão

  • período de ditadura defender liberdade de imprensa? nunca nem vi!!!

    gabarito ERRADO.

    BASTAVA LEMBRAR DO D.I.P (regulava e restringia a imprensa)

  • O Estado Novo, instituído em 1937 por Getúlio Vargas, defendia e praticava a ampla e irrestrita liberdade de expressão......

    Pode parar por aqui. Errado!

  • ELE CRIOU O D.I.P E CONTROLAVA A IMPRENSA E FAZIA PROPAGANDA DE SEU GOVERNO.

  • GAB: ERRADO

    O Departamento de Imprensa e Propaganda(DIP) foi um órgão criado no Brasil em dezembro de 1939, por decreto do presidente Getúlio Vargas. O DIP serviu como instrumento de censura e propaganda do governo durante o Estado Novo.

    Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi um órgão criado pela ditadura do Estado Novo em 1939. Ele era responsável por difundir a ideologia do regime por intermédio da propaganda política e também por realizar a censura.

    O DIP era responsável por realizar todas as ações que fossem promover a ideologia da ditadura do Estado Novo. O grande alvo desse órgão era propagar essa ideologia pelas classes populares do Brasil e suas duas funções básicas eram realizar a propaganda oficial do governo e promover a censura das informações

  • O Estado Novo foi instituído por Getúlio Vargas, através de um golpe de estado em 1937 e durou até 1945 . A implantação do regime foi comunicada à população brasileira pelo programa Hora do Brasil por Getúlio Vargas. O regime presidencialista foi mantido, entretanto de forma ditatorial com o fechamento de instituições democráticas como o Congresso Nacional, as assembleias estaduais e municipais. O Presidente da República, representante do Poder Executivo, controlaria as demais instâncias de poder. 
    Esta ditadura presidencialista foi possível em virtude do apoio dos militares e ao contexto de disputas político-ideológicas. O golpe do Estado Novo foi anunciado por conta de um suposto documento encontrado que descrevia a organização da revolução comunista no Brasil. Getúlio Vargas chamou  tal documento de “Plano Cohen" .
    Posteriormente foi descoberto que este plano foi elaborado pelo Coronel Olympio Mourão, que fazia parte do grupo integralista Todos acreditaram no Plano e assim foi reivindicada a Defesa da Segurança Nacional contra a “ameaça comunista". Logo após foi proclamada a Constituição de 1937 com a versão mais autoritária do governo.

    A afirmativa da questão está errada, pois não havia liberdade de expressão no Estado Novo. A comprovação deste fato foi a criação do Departamento de Informação e Propaganda. O objetivo do DIP era implantar o culto à imagem de Getúlio Vargas e os seus feitos para o governo. Além disso tinha por função controlar e censura 0as redes de informações de jornais, rádio, cinema e artistas para a censura de ideias opostas. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • VARGAS TINHA TOTAL CONTROLE SOBRE A IMPRENSA. LIBERDADE NA ÉPOCA TINHA SEUS LIMITES IMPOSTOS POR ELE!

  • ampla e IRRESTRITA liberdade de expressão KK mds

  • O Estado Novo, instituído em 1937 por Getúlio Vargas, 1defendia e praticava a ampla e irrestrita liberdade de expressão, 2 sem qualquer intervenção do Estado no controle e na produção de informações.

    2 erros na questão

  • kkkkkkkkkkkkkkkkk teu c*

  • PMal 2022

  • EM 1937, FOI OUTORGADA A CONSTITUIÇÃO POLACA, NA QUAL TRAZIA VÁRIAS RESTRIÇÕES E PROIBIÇÕES, ALÉM DE SER UMA CF AUTORITÁRIA.

  • Examinador tava de bom humor ai falou: - Vou fazer uma gracinha

  • Era Vargas (resumo do resumo)

    • Governo provisório (1930 - 1934), características:

    Centralismo político;

    Criação de ministérios, leis de trabalho, jornada de 8h diárias, universidades.

    Revolução constitucionalista 1932: os paulistas reivindicavam a volta ao poder, mas Vargas saiu vitorioso, mantendo os próprios por perto (empresários).

    • Governo constitucional (1934 - 1937), características:

    Proíbe o trabalho infantil; a diferença de salário p/ mesmo trabalho;

    Voto direto e secreto (participação feminina);

    O divórcio era proibido;

    • Estado novo (1937 – 1945), características:

    + centralização de poder; + intervenções; extinção partidária; nova constituição – 1937 (autoritária);

    Consolidou as leis trabalhistas;

    Plano Conhen: objetivou aterrorizar a população e dar início ao Estado Novo

    Observações:

    Intentona comunista (ANL): golpe para derrubar Vargas;

    Desenvolvimento varguista: criação da Vale, Petrobrás e Consolidou as leis trabalhistas;

    • Governo Vargas (1951 – 1954), características:

    Pela 1° vez assume a presidência pelo voto direto;

    Teve dificuldade em conter a crise deixada por Dutra;

    Criou o BNDS, Eletrobrás...

    Crise do governo:

    Altas taxas cobradas por Vargas (crise);

    Forte papel da imprensa (Carlos Lacerda);

    Um atentado a Lacerda onde matou seu segurança;

    Morte de Vargas:

    Comoção nacional;

    A UDN e o governo norte-americano foram responsabilizados;

    Lacerda mudou-se para Europa por ameaças sofridas.

  • O Estado-Novo contava com o poderoso Departamento de Imprensa e Propaganda, o DIP. O departamento tinha entre as suas funções a censura à imprensa e às atividades culturais e artísticas. O DIP tinha ainda a função de criação de uma identidade nacional, com base no patriotismo, e da promoção da imagem de Getúlio Vargas, Presidente da República, como líder carismático e concessor de benesses a população, imagem que o fez ficar conhecido como pai dos pobres.

    Ainda cabe ressaltar que durante o período mencionado, houve fechamento do congresso nacional, a proibição dos partidos políticos e a perseguição violenta de opositores.