Não é possível ignorar novas tecnologias que existem e que podem auxiliar a produção de conhecimento, em várias áreas. Assim sendo, o trabalho com História, seja centrado em pesquisa, historiografia ou ensino, ou ainda todos os aspectos em conjunto, pode – e deve- lançar mão do que está disponível em termos de tecnologia.
A internet, por exemplo, permite acesso a uma maior variedade de fontes.
É possível o acesso a bibliotecas ao redor do mundo. A troca entre pesquisadores pode ser feita de maneira mais rápida. Conferências e aulas podem ser por vídeo. E a manutenção dos dados acerca de pesquisas pode ser feita de forma digital.
É claro que são mecanismos auxiliares e não substitutivos do trabalho de campo de historiadores/docentes. E, podem ser utilizados para um trabalho de boa qualidade assim como aquele de má qualidade , apressado e com pouca fundamentação. No entanto, não há porquê negar o papel da tecnologia no trabalho com História.
Por conseguinte , a afirmativa da questão está correta
Gabarito do Professor: CERTO.
Gab. Certo
Podemos ver alguns exemplos de Implementação da tecnologia de Sistemas de Informações Geográficos (SIG) em investigações históricas, por exemplo, em mapas históricos que exibem as transformações na forma e na função de rios que possam ainda existir ou possam estar encobertos por onde hoje são avenidas e ruas, etc. Algumas vezes, esta tecnologia permite resgatar um pouco da paisagem perdida, sendo possível, inclusive, a partir dos estudos, implementar programas de requalificação de paisagem, etc.