-
O currículo oculto tem sido identificado com:
* práticas e métodos utilizados
* resultados da escolarização não previstos ou não pretendidos explicitamente
* subproduto do curículo académico
* conjunto de factores modeladores de aprendizagens não académicas e não mensuráveis nos alunos
* contexto social no qual tem lugar a escolaridade, e que implica que os alunos alcancem modos de pensar, normas sociais e princípios de conduta, dada a sua prolongada exposição a esse ambiente.
Temos, assim, que tanto é encarado como processo como produto; tanto associado a causa como a efeito. Quanto a efeitos, sabemos já que por esta via se formam ideias, representações e crenças; se constroem significados de que se pode não estar muito consciente; se criam disposições, atitudes e hábitos; se adquirem formas de socialização e se faz, em boa parte, uma organização de valores.
Destas afirmações, retiro duas conclusões:
1.ª Dada a força modeladora do currículo oculto, as pesquisas conduzidas nesta linha, permitir-nos-ão, por certo, identificar valores, crenças, concepções, expectativas, ideias e práticas que constituem o quadro de "culturas de aprendizagem" predominantes na nossa Escola.
2.ª Se essa força é tão determinante, precisamos de saber, com mais rigor, o quê leva a quê. Que mecanismos poderemos alterar, em função de que objectivos.
Em suma, precisamos de investigação que não exclua nenhum objecto de análise, nem recuse nenhum método potencialmente útil. Precisamos de incrementar a nossa reflexão investigativa e associar a reflexão à acção.
http://www.ipv.pt/millenium/inv6_3.htm
-
Corrigindo: A proposta de ações para tratar das diferenças existentes entre os estudantes se configura como construção do currículo real da escola.
Níveis de currículo escolar: formal, real e oculto
O primeiro "currículo formal" refere-se ao currículo em sua forma mais idealizada. Ele é “prescrito” porque é pensado fora das especificidades de uma sala de aula, quer dizer, vem antes do contato efetivo entre professores(as) e estudantes. Aparece, por exemplo, nas diversas formas de diretrizes curriculares (nacionais, estaduais, de educação especial etc.) e constitui-se de um conjunto de conhecimentos que a escola e o sistema de ensino julgam imprescindíveis para os(as) estudantes em determinada disciplina ou em determinado ano escolar.
No segundo tipo, o “currículo real”, esse conjunto de conhecimentos prescritos pelas instituições de educação, ganha efetividade no dia a dia da sala de aula, nas relações que se estabelecem entre professores(as) e estudantes, nas particularidades de suas vivências e de suas maneiras de pensar. Ele é composto, por exemplo, de todas aquelas adaptações feitas cotidianamente pelo professor que percebe que um determinado assunto despertou o interesse dos(as) estudantes, ou das estratégias usadas para aproximar a temática de suas realidades.
O terceiro, o “currículo oculto”, é constituído por todos os saberes que não estão prescritos nas diretrizes curriculares, mas que acabam por afetar, positiva ou negativamente, o processo de aprendizagem dos conhecimentos escolares. São os conhecimentos adquiridos fora da escola, com a família, os amigos; ou, ainda, no espaço escolar, nas brincadeiras dos corredores, na forma de dispôr as carteiras, na maneira de se comportar diante de professores(as) e colegas etc.
Fonte: http://egpbf.mec.gov.br/modulos/mod-4/saibacurriculos.html
-
O currículo oculto são atitudes, comportamento, valores, orientações as quais permitem que crianças e jovens se ajustem de forma conveniente, conformada e obdiente.
-
GABARITO: E.
"A proposta de ações para tratar das diferenças existentes entre os estudantes se configura como construção do currículo oculto (real) da escola."
O Currículo Real ou Em Ação (REALIDADE)
Flexível e produzido na perspectiva da sala de aula, como por exemplo o PPP e os Planos de aula.
→ O “currículo real” é o conjunto de conhecimentos prescritos pelas instituições de educação, ao ganhar efetividade no dia a dia da sala de aula, nas relações que se estabelecem entre professores(as) e estudantes, nas particularidades de suas vivências e de suas maneiras de pensar.
CURRÍCULO OCULTO OU IMPLÍCITO (VALORES - SÍMBOLOS)
→ São as influências das experiências culturais que geram implicitamente aprendizagens relevantes.
• São todas as manifestações em ambiente escolar.
→ São as simbologias que formam o ambiente escolar que não estão expressos em palavras ou não estão formalmente no papel.
→ O “currículo oculto” é constituído por todos os saberes que não estão prescritos nas diretrizes curriculares, mas que acabam por afetar, positiva ou negativamente, o processo de aprendizagem dos conhecimentos escolares.