SóProvas


ID
2787742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Acerca dos objetivos e resultados do programa Monumenta, julgue o item a seguir.


Para a concessão dos incentivos previstos no programa Monumenta, as escolhas fundamentam-se em critérios econômicos, com o objetivo de aumentar a rentabilidade turística dos locais preservados.

Alternativas
Comentários
  • em parceria com o Ministério da Cultura, a Caixa opera o Programa Monumenta, que adota conceito inovador e procura conjugar a recuperação e preservação do patrimônio à promoção da diversidade de usos nas áreas centrais. A atuação está focada na contratação de financiamentos para execução de obras em imóveis públicos, bem como destinados a proprietários particulares – pessoas físicas ou jurídicas – de imóveis tombados. 

  • O Programa Monumenta de recuperação e preservação do patrimônio brasileiro fundamenta-se em três aspectos: habitabilidade, acessibilidade e dinamização econômica dos centros urbanos onde acontecem as intervenções, contando com o apoio da sociedade civil como moradores, usuários, proprietários, empreendedores na participação nas atividades econômicas e recuperação dos imóveis privados localizados nas áreas de intervenção. O programa pretende, dessa maneira, conscientizar a população sobre a importância da preservação do patrimônio cultural. A questão turística torna-se secundária, considerando que torna-se um bom aliado ao desenvolvimento e a preservação do local, tendo em vista que monumentos recuperados incorporam funções e atividades que sustentam novas atividades ligadas ao turismo ou fortalecem as já existentes. 

    Gabarito do Professor: ERRADO. 

  • O Monumenta tinha como objetivo principal revitalizar o patrimônio cultural em centros urbanos, criando condições para a sua sustentabilidade.

    A Preservação do Patrimônio Histórico Urbano, vinculada ao Programa Monumenta, tinha a finalidade de preservar áreas prioritárias do patrimônio histórico e artístico urbano sob proteção federal, aperfeiçoando sua gestão e criando condições de sua sustentabilidade, com destaque para a conservação de monumentos nacionais, por meio da contratação de projetos e execução de obras; requalificação urbanística; melhoria de ruas, passeios e logradouros; iluminação, paisagismo, sinalização e mobiliário urbano; pequenas obras nos sistemas de água, esgoto sanitário e drenagem; financiamento para recuperação de imóveis privados situados em sítios históricos urbanos ou entorno de monumentos; instalação subterrânea de redes elétricas e de telefonia; e investimentos em monumentos públicos sobre proteção estadual ou municipal em áreas históricas