- ID
- 42664
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- BNDES
- Ano
- 2008
- Provas
- Disciplina
- Arquitetura
- Assuntos
O Decreto-lei no 25, de 30/11/1937, EXCLUI do patrimônio histórico e artístico nacional as(os)
O Decreto-lei no 25, de 30/11/1937, EXCLUI do patrimônio histórico e artístico nacional as(os)
Assinale a afirmativa que NÃO está em concordância com o Decreto-lei no25 de 30/11/1937.
De acordo com a Instrução Normativa no 1 do IPHAN, de 25/11/2003, qual a correta definição de Restauração?
O Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional estabelece que, sem a sua prévia autorização, não se poderá, na vizinhança da coisa tombada:
I - fazer construção que lhe impeça a visibilidade;
II - fazer construção que lhe reduza a visibilidade;
III - colocar anúncios;
IV - colocar cartazes.
De acordo com o Decreto-lei no25, de 30/11/1937, é(são) correto(s) o(s) item(ns):
Acerca da legislação referente a edificações no Distrito Federal,
julgue os itens subseqüentes.
Os projetos de arquitetura e de reforma dos edifícios localizados na Praça dos Três Poderes devem ser analisados previamente pelos órgãos de proteção ao patrimônio histórico e artístico nacional e do Distrito Federal e pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (CONPLAN), antes da aprovação e licenciamento pela administração regional.
Em relação às disposições sobre Bens Tombados e Locais de Reunião estabelecidos na NBR 9050, norma brasileira de "Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos", é correto afirmar:
A respeito da Carta de Atenas (1933), que contém uma série de diretrizes voltadas ao ordenamento das cidades modernas, julgue o item abaixo.
De acordo com essa carta, as chaves do urbanismo estão nas funções habitar, trabalhar, estudar e descansar.
No que se refere a patrimônio cultural e arquitetônico, julgue o item abaixo.
O francês Eugène Emmanuel Viollet-Le-Duc foi contemporâneo e crítico ferrenho das ideias de John Ruskin. O arquiteto inglês acreditava que "a restauração é a destruição do edifício, é como tentar ressuscitar os mortos. É melhor manter uma ruína do que restaurá-la". Para Viollet- Le-Duc, "restaurar um edifício não é mantê-lo, repará-lo ou refazê-lo, é restabelecê-lo em um estado completo que pode nunca ter existido em um dado momento."
Considerando que, de acordo com a Carta de Atenas (1933), o urbanismo é uma ciência de três dimensões e não apenas de duas. É fazendo intervir o elemento altura que será dada uma solução para as circulações modernas, assim como para os lazeres, mediante a exploração dos espaços livres assim criados, julgue o item abaixo.
Apesar de a Carta de Atenas ter sido escrita em 1933, poucas cidades novas adotaram o princípio acima descrito. No Brasil, a única apropriação real desse princípio é o Plano Piloto de Brasília, que, pela disposição de suas vias de circulação, sobretudo na zona central, pode ser considerado fruto de um urbanismo tridimensional.
O programa BNDES para desenvolvimento da economia da cultura - BNDES Procult - viabiliza apoio financeiro diversificado. Entre as linhas de crédito não reembolsáveis tem-se:
O Monumenta é um programa de recuperação do patrimônio cultural urbano. Preservar áreas prioritárias do patrimônio histórico e artístico urbano e estimular ações que aumentem a consciência da população sobre a necessidade de preservação do acervo existente fazem parte dos objetivos do Programa. Sobre o Programa Monumenta, afirma-se que
A reabilitação de edifícios antigos requer a análise global das condições de segurança e funcionalidade. Considerando as anomalias nas condições das fundações, são soluções a serem adotadas:
I. melhoria da capacidade de resistência do solo com drenagem do terreno.
II. restauração das paredes com massa, lixamento e pintura.
III. alargamento da base das fundações e recalçamento.
IV. reparação das fendas das paredes com injeções, grampos e tirantes.
Está correto o que se afirma APENAS em
Acerca da proteção do patrimônio histórico e artístico nacional, assinale a opção correta com base no Decreto-Lei n.º 25/1937.
Com relação ao Decreto-Lei n.º 25/1937 e à Lei n.º 6.292/1975, assinale a opção correta.
A respeito da acessibilidade aos bens culturais imóveis acautelados em nível federal, assinale a opção correta, tendo como base as definições constantes da Instrução Normativa n.º 1/2003.
O restauro deve ter caráter excepcional e se destina a conservar e revelar os valores estéticos e históricos dos monumentos. Baseia-se no respeito pelas substâncias e pelos documentos. Na reconstituição, qualquer trabalho complementar, indispensável a causas estéticas ou técnicas, fica condicionado a uma conciliação ou harmonia arquitetônica e terá que acusar a data da intervenção. O restauro será sempre precedido e acompanhado de estudo arqueológico e histórico do monumento. Sempre que as técnicas tradicionais se revelem inadequadas, a consolidação de um monumento pode ser assegurada com o apoio de técnicas modernas. Os contributos válidos das diferentes épocas referentes à edificação de um monumento devem ser respeitados, não sendo a unidade de estilo um objetivo a alcançar no decurso de um restauro.
Carta de Veneza. Artigos 9, 10 e 11 (com adaptações).
A respeito dos conceitos expressos no texto acima, assinale a opção correta.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, título VIII, capítulo VI, § 4.º, são considerados patrimônios nacionais
As grandes cidades estão passando por um processo de retomada de seus centros históricos, que apresentam potencial de valorização. Nesse sentido é correto afirmar que
A Carta de Burra, que contém texto conclusivo do encontro internacional promovido pelo Icomos, na Austrália, em 1980, estabelece princípios e procedimentos para a conservação, preservação, restauração e reconstrução de bens culturais de valor estético, histórico, científico ou social para as gerações passadas, presentes e futuras.
Segundo o texto, o termo conservação é definido como
O tombamento de bens culturais é um ato administrativo realizado pelo poder público, nos níveis federal, estadual ou municipal. Os tombamentos federais são da responsabilidade do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Sobre esse instrumento de preservação é correto afirmar que
A preservação do patrimônio material e imaterial depende, entre outros aspectos, de políticas voltadas para um planejamento urbano sustentável, que concilie de maneira equilibrada aspectos do desenvolvimento econômico e social.
Com relação à sustentabilidade e ao impacto ambiental, julgue os itens a seguir.
A expansão das cidades em direção às zonas agrícolas é uma medida que garante a qualidade do planejamento territorial sustentável, valorizando o patrimônio e a identidade do lugar.
Em termos gerais, designa-se patrimônio como o conjunto de bens recebidos como herança. O termo patrimônio arquitetônico, por sua vez, caracteriza, em sentido amplo, o legado cuja preservação garantirá a consciência histórica. Entre as opções a seguir, assinale a que apresenta monumento qualificado como patrimônio arquitetônico.
Segundo a Lei no 9.605/1988, NÃO se considera crime contra o Ordenamento Urbano e o Patrimônio Cultural a seguinte ação:
Os espaços protegidos pela legislação sobre patrimônio histórico, artístico, cultural e ambiental possuem algumas peculiaridades.
Dentre essas peculiaridades, NÃO se encontra a seguinte:
O Patrimônio Cultural de uma nação, de uma região ou de uma comunidade é composto de todas as expressões materiais e espirituais que a constituem, incluindo o meio ambiente natural.
Declaração de Caracas - 1992
A respeito das normas sobre patrimônio cultural, considere as afirmativas abaixo.
I - Os municípios possuem o dever de conservar e proteger os bens tombados pela União e pelos Estados, mas não podem declarar novos tombamentos.
II - Com o objetivo de avaliar a redução da visibilidade de um bem tombado, a construção de imóveis em seu entorno deve ser autorizada pela entidade responsável pelo tombamento.
III - Os bens tombados somente poderão ser reparados ou pintados com autorização da entidade responsável pelo tombamento.
É correto APENAS o que se afirma em
Desde janeiro de 2011, face às obras de reestruturação para a Copa de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016, a Zona Portuária do Rio de Janeiro tornou-se um valioso campo de arqueologia urbana.
A Lei no 3.924, de 26 de julho de 1961, estabelece normas sobre os monumentos arqueológicos e pré-históricos.
Entre elas, encontra-se a que
O Decreto-Lei n.º 25, de 30 de novembro de 1937, assinado por Getúlio Vargas e Gustavo Capanema, define o patrimônio histórico e artístico nacional como o conjunto de bens móveis e imóveis existentes no nosso país cuja preservação seja do interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da nossa história, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico. Contudo, há importantes formalidades a serem cumpridas para que um determinado bem se torne oficialmente parte do patrimônio histórico e artístico nacional, como as determinações para que não ocorra a apropriação indevida de um bem de grande, de irrecusável valor artístico ou histórico - especialmente aquelas que poderiam implicar na nacionalização súbita ou forçada de uma obra. A acessibilidade aos bens tombados também é outro fundamental aspecto para seu usufruto como patrimônio histórico e artístico (tratado, em especial, pela Instrução Normativa N.º 1, de 25 de novembro de 2003). Considerando as diretrizes das peças normativas citadas, julgue os itens seguintes.
A vizinhança da coisa tombada é objeto de proteção e licenciamento pelo órgão encarregado do patrimônio histórico e artístico nacional, pois não se pode fazer construção que impeça ou reduza a sua visibilidade, nem colocar cartazes ou anúncios, sob pena de ser mandada destruir a obra ou retirar o objeto, além de multa que atinge o valor de 50% (cinqüenta por cento) desse mesmo objeto.
O Decreto-Lei n.º 25, de 30 de novembro de 1937, assinado por Getúlio Vargas e Gustavo Capanema, define o patrimônio histórico e artístico nacional como o conjunto de bens móveis e imóveis existentes no nosso país cuja preservação seja do interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da nossa história, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico. Contudo, há importantes formalidades a serem cumpridas para que um determinado bem se torne oficialmente parte do patrimônio histórico e artístico nacional, como as determinações para que não ocorra a apropriação indevida de um bem de grande, de irrecusável valor artístico ou histórico - especialmente aquelas que poderiam implicar na nacionalização súbita ou forçada de uma obra. A acessibilidade aos bens tombados também é outro fundamental aspecto para seu usufruto como patrimônio histórico e artístico (tratado, em especial, pela Instrução Normativa N.º 1, de 25 de novembro de 2003). Considerando as diretrizes das peças normativas citadas, julgue os itens seguintes.
Mesmo que um determinado bem ou coisa tombada tenha sido inscrita em um dos quatro livros do tombo, seu proprietário pode solicitar e obter seu cancelamento, no caso de nem ele nem o órgão encarregado do patrimônio histórico e artístico nacional poder providenciar sua conservação e reparo.
O Decreto-Lei n.º 25, de 30 de novembro de 1937, assinado por Getúlio Vargas e Gustavo Capanema, define o patrimônio histórico e artístico nacional como o conjunto de bens móveis e imóveis existentes no nosso país cuja preservação seja do interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da nossa história, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico. Contudo, há importantes formalidades a serem cumpridas para que um determinado bem se torne oficialmente parte do patrimônio histórico e artístico nacional, como as determinações para que não ocorra a apropriação indevida de um bem de grande, de irrecusável valor artístico ou histórico - especialmente aquelas que poderiam implicar na nacionalização súbita ou forçada de uma obra. A acessibilidade aos bens tombados também é outro fundamental aspecto para seu usufruto como patrimônio histórico e artístico (tratado, em especial, pela Instrução Normativa N.º 1, de 25 de novembro de 2003). Considerando as diretrizes das peças normativas citadas, julgue os itens seguintes.
A intervenção arquitetônica ou urbanística nas soluções para acessibilidade em edificações inscritas no respectivo livro de tombo deverá contar com o registro e a indicação da época de implantação do sistema integrado de elementos em acessibilidade, do tipo de tecnologia e de material utilizados, indicando, se possível, os fabricantes de cada elemento e suas especificações precisas.
O Decreto-Lei n.º 25, de 30 de novembro de 1937, assinado por Getúlio Vargas e Gustavo Capanema, define o patrimônio histórico e artístico nacional como o conjunto de bens móveis e imóveis existentes no nosso país cuja preservação seja do interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da nossa história, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico. Contudo, há importantes formalidades a serem cumpridas para que um determinado bem se torne oficialmente parte do patrimônio histórico e artístico nacional, como as determinações para que não ocorra a apropriação indevida de um bem de grande, de irrecusável valor artístico ou histórico - especialmente aquelas que poderiam implicar na nacionalização súbita ou forçada de uma obra. A acessibilidade aos bens tombados também é outro fundamental aspecto para seu usufruto como patrimônio histórico e artístico (tratado, em especial, pela Instrução Normativa N.º 1, de 25 de novembro de 2003). Considerando as diretrizes das peças normativas citadas, julgue os itens seguintes.
Há casos de edificações e espaços construídos inscritos no respectivo livro de tombo que são de difícil acesso a pessoas portadoras de deficiência e que devem esperar pela tecnologia mais adequada para que seu uso seja liberado para esse segmento de público. Nesses casos, o procedimento técnico recomendado pelas instruções normativas é de interdição do acesso, gradual ou total, assegurando-se o bem- estar do público formado pelas pessoas portadoras de deficiência.
O Decreto-Lei n.º 25, de 30 de novembro de 1937, assinado por Getúlio Vargas e Gustavo Capanema, define o patrimônio histórico e artístico nacional como o conjunto de bens móveis e imóveis existentes no nosso país cuja preservação seja do interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da nossa história, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico. Contudo, há importantes formalidades a serem cumpridas para que um determinado bem se torne oficialmente parte do patrimônio histórico e artístico nacional, como as determinações para que não ocorra a apropriação indevida de um bem de grande, de irrecusável valor artístico ou histórico - especialmente aquelas que poderiam implicar na nacionalização súbita ou forçada de uma obra. A acessibilidade aos bens tombados também é outro fundamental aspecto para seu usufruto como patrimônio histórico e artístico (tratado, em especial, pela Instrução Normativa N.º 1, de 25 de novembro de 2003). Considerando as diretrizes das peças normativas citadas, julgue os itens seguintes.
A definição de rota acessível nas soluções que visam a acessibilidade em edificações inscritas como patrimônio histórico e artístico, prevê percursos contínuos, de um modo geral, mas eventualmente descontínuos, de forma a considerar os casos em que a forma edificada tenha severas limitações quanto a ser tornada acessível à pessoas portadoras de deficiência.
Com relação à preservação e ao restauro do patrimônio arquitetônico e urbanístico, julgue os itens de 81 a 84.
Entre os teóricos que refletiam sobre a proteção do patrimônio histórico cultural incluem-se Violet-le-duc, John Ruskin e Camillo Boito. O primeiro, arquiteto e teórico, estabeleceu a restauração estilística. O segundo, um crítico inglês, defendeu, distintamente da restauração em grande estilo, a autenticidade histórica. O terceiro propôs a coexistência de vários estilos presentes nos monumentos e não a unidade de estilos, diferenciando claramente o antigo do moderno.
Com relação à preservação e ao restauro do patrimônio arquitetônico e urbanístico, julgue os itens de 81 a 84.
Os documentos e os relatórios de exame, a proposta de tratamento, o consentimento e as observações do proprietário, os documentos e o relatório ilustrativo do tratamento efetuado, bem como as recomendações para intervenções futuras compõem a etapa de diagnóstico, uma das etapas de preservação do patrimônio histórico.
Com relação à preservação e ao restauro do patrimônio arquitetônico e urbanístico, julgue os itens de 81 a 84.
As cartas patrimoniais representam as leis e as posturas que direcionaram o restauro a partir do século XX. Particularmente, a Carta de Atenas de 1931 procurou adequar tais leis e posturas às culturas latino-americanas, valorizando também o acervo sociológico e o folclore nacional dessas alturas.
Com relação à preservação e ao restauro do patrimônio arquitetônico e urbanístico, julgue os itens de 81 a 84.
No Brasil, a entidade responsável pela preservação do patrimônio cultural brasileiro é o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), criado em 1937, durante o governo de Getúlio Vargas. Em 1936, o então ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema, preocupado com a preservação do patrimônio cultural brasileiro, solicitou a elaboração de um anteprojeto de lei para salvaguarda desses bens a Mario de Andrade. Em seguida, confiou a tarefa de implantar o serviço de patrimônio ao arquiteto Lucio Costa.
[...] ser moderno é, conhecendo profundamente o passado, ser atual e prospectivo. Assim cabe distinguir moderno e modernista, a fim de evitar designações inadequadas. A arquitetura dita moderna, tanto aqui como alhures, resultou de um processo com raízes profundas, legítimas e, portanto, nada tem a ver com certas obras de feição afetada e equívoca, essas sim modernistas. Ao contrário do que ocorreu na maioria dos países, no Brasil foram justamente aqueles poucos que lutaram pela abertura para o mundo moderno, os que mergulharam no país à procura das suas raízes, da sua tradição [...], propugnando pela preservação do nosso passado válido.
Lucio Costa. Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995, p. 116 (com adaptações).
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
Ser moderno é desconsiderar a arquitetura histórica, que remete a cânones já ultrapassados pelo tempo.
Tombamento é um conjunto de ações realizadas pelo poder público e alicerçadas por legislação específica, que visa preservar os bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e afetivo, impedindo a sua destruição e(ou) a sua descaracterização.
N. Ghirardello, B. Spisso. Patrimônio Histórico: como e por que preservar. Bauru, SP: Canal 6, 2008, p. 15.
Conforme o Decreto-lei n.º 25/1937, tombamento pode ser de ofício, voluntário ou compulsório.
Decreto-lei n.º 25 de 30 de novembro de 1937.Internet:
Com relação ao patrimônio cultural, ao ambiental e ao arquitetônico, e tendo como referência as afirmações acima, julgue os itens subsequentes.
Ao impedir reformas e reutilizações de determinado imóvel particular, o tombamento compulsório vai de encontro às leis que regulamentam o estatuto da propriedade privada no Brasil.
Tombamento é um conjunto de ações realizadas pelo poder público e alicerçadas por legislação específica, que visa preservar os bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e afetivo, impedindo a sua destruição e(ou) a sua descaracterização.
N. Ghirardello, B. Spisso. Patrimônio Histórico: como e por que preservar. Bauru, SP: Canal 6, 2008, p. 15.
Conforme o Decreto-lei n.º 25/1937, tombamento pode ser de ofício, voluntário ou compulsório.
Decreto-lei n.º 25 de 30 de novembro de 1937.Internet:
Com relação ao patrimônio cultural, ao ambiental e ao arquitetônico, e tendo como referência as afirmações acima, julgue os itens subsequentes.
A restauração visa garantir a permanência de um testemunho físico e real, de épocas passadas para gerações futuras, enquanto a reforma consiste na transformação do objeto para adequá-lo às novas necessidades.
Acerca da história da arquitetura e do urbanismo, julgue os itens a seguir.
O Cadastro Nacional de Negociantes de Antiguidades e Obras de Arte (CNART) é o registro obrigatório de negociantes e agentes de leilão que comercializam objetos com valor histórico e artístico cuja venda é permitida somente mediante prévia autenticação do IPHAN.
Segundo o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a série de bens, territorialmente contínua ou descontínua, que compartilha da mesma argumentação para a proteção, argumentação esta relacionada à totalidade dos bens ou ao espaço onde estão inseridos, e não aos bens individualmente, é chamado de
Acerca das recomendações da Carta de Veneza para conservação e restauração de monumentos e sítios considere:
I. O monumento é inseparável da história de que é testemunho e do meio em que se situa. Portanto, o deslocamento de todo o monumento ou de parte dele não pode ser tolerado em qualquer hipótese.
II. A conservação dos monumentos é sempre favorecida por sua destinação a uma função útil à sociedade. Tal destinação é desejável, mas não pode nem deve alterar a disposição ou a decoração dos edifícios.
III. Os elementos de escultura, pintura ou decoração que são parte integrante do monumento não lhes podem ser retirados a não ser que essa medida seja a única capaz de assegurar sua conservação.
Está correto o que consta APENAS em
Assinale a alternativa correta acerca dos Bens Culturais.
Está correto afirmar que o tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público
Considerando que os itens apresentados nas alternativas foram tombados, é correto afirmar que
O Programa de Gestão do Patrimônio Imobiliário da União (PNGPU) está voltado ao apoio dos projetos de: inclusão territorial; garantia de direitos fundamentais de populações tradicionais; inclusão social; preservação da biodiversidade e do meio ambiente; apoio ao desenvolvimento local dos municípios e comunidades e redução dos gastos públicos, dando-se prioridade às atividades relacionadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
(http://www.planejamento.gov.br/secretarias/upload/Arquivos/publicacao/ relatorio/090616_principais_programas_MP_07.pdf).
Com relação ao signi?cado dos projetos mencionados acima, assinale a opção incorreta.
Na lei 8666/93, dentre os serviços técnicos profissionais especializados, está correta a opção:
Foi lançado pelo Governo Federal, através dos Ministérios do Planejamento e da Cultura, além do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o denominado PAC das Cidades Históricas, que tem como objetivo geral recuperar o patrimônio cultural de centros urbanos distribuídos pelo Brasil. O programa possui subdivisões, sendo uma das principais a restauração de monumentos e edificações de uso público, bem como a requalificação de espaços públicos das cidades selecionadas em diversas unidades da federação, inclusive no estado do Ceará. Entre as duplas de cidades a seguir, a que foi selecionada para o PAC das Cidades Históricas no Ceará é:
Em consonância com as prescrições da Carta de Veneza de 1964, carta internacional sobre conservação e restauração de monumentos e sítios, analise as afirmativas referentes à restauração:
I. A restauração objetiva conservar e revelar, especificamente, os valores estéticos do monumento, visto que os valores históricos não podem ser resgatados.
II. A consolidação do monumento não pode ser assegurada com o emprego de técnicas modernas de conservação e construção, mesmo que sua eficácia tenha sido cientificamente comprovada.
III. As contribuições válidas de todas as épocas para a edificação do monumento devem ser respeitadas, visto que a unidade de estilo não é a finalidade a alcançar no curso de uma restauração.
Está correto o que se afirma em:
Faça a correspondência entre as duas colunas abaixo, enumerando cada conceito com suas respectivas definições, ditadas pela Carta de Burra, do I ICOMOS – Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, de 1980:
1. conservação
2. manutenção
3. preservação
4. reincorporação
5. reconstrução
6. adaptação
( ) agenciamento de um bem a uma nova destinação, sem destruição de sua significação cultural;
( ) proteção contínua da substância, do conteúdo e do entorno de um bem;
( ) cuidados a serem dispensados a um bem para preservar-lhes as as características que apresentem uma significação cultural;
( ) manutenção no estado da substância de um bem e desaceleração do processo pelo qual ele se degrada;
( ) restabelecimento, com máximo de exatidão, de um estado anterior conhecido.
A sequência correta é:
Com relação à evolução urbana e ao patrimônio cultural e ambiental arquitetônico, julgue o item seguinte.
Há semelhanças entre as bases conceituais dos instrumentos promotores do desenvolvimento urbano e os instrumentos promotores da preservação do patrimônio histórico e ambiental, visto que ambos os instrumentos propõem a preservação do direito de propriedade.
As construções históricas apresentam variadas patologias em razão da degradação dos elementos que as compõem. Relacione as manifestações patológicas que ocorrem nas argamassas às suas respectivas causas.
1. Manchas de umidade apresentando pó branco acumulado sobre a superfície.
2. Empolamento da pintura apresentando cores diferenciadas no interior das empolas.
3. Superfície do reboco descolada do emboço formando bolhas.
( ) Hidratação retardada do óxido de magnésio da cal.
( ) Presença de pirita ou de matéria orgânica na areia.
( ) Sais solúveis presentes no componente da alvenaria.
Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.
As cartas patrimoniais são documentos firmados internacionalmente sobre a preservação de bens culturais. Entre elas encontra-se a Carta de Restauro que estabelece as normas para esse procedimento.
A respeito das cartas do restauro, analise as afirmativas a seguir.
I. Quando o reboco está irrecuperável ou completamente ausente, deve-se deixar como está para não se introduzir erros históricos durante a restauração.
II. Quando o reboco está marcado pela passagem do tempo, mas em estado de boa conservação, deve-se usar do máximo respeito pela preexistência, limitando as operações ao mínimo indispensável.
III. Quando o reboco apresenta bom estado de conservação, mas apresenta as suas cores irreversivelmente comprometidas, deve-se evitar a renovação das cores para não se perder as características originais.
Assinale:
O instituto jurídico do tombamento aplica-se à preservação de bens de natureza
A criação de uma envoltória de um bem tombado por interesse histórico-paisagístico tem como finalidade relevante
O conservador / restaurador deve:
A reconstrução ou reintegração dos elementos perdidos,
Do ponto de vista histórico, a conservação da pátina é testemunho do tempo transcorrido e é requerida de:
Os insetos xilófagos desenvolvem-se rapidamente em:
A eliminação de sais solúveis em obras feitas em pedra deve ser feita por:
As principais técnicas pictóricas históricas são:
As peças de cerâmica, devido a sua fragilidade, devem ser acondicionadas em:
Quais as responsabilidades do restaurador?
Acerca da história da arquitetura, que possibilita aos arquitetos aumentarem o repertório de projeto e aprenderem mais sobre linguagem arquitetônica, julgue o seguinte item.
Atuar sobre uma edificação de um patrimônio histórico com os
instrumentos técnicos atuais impossibilita que se confie que a
intervenção passará inadvertida, pela própria natureza dos
novos materiais. O pastiche nunca será solução satisfatória, já
que mostra a incapacidade de quem projeta.
A Constituição Federal de 1988 (CF) revitalizou
e ampliou o conceito de patrimônio estabelecido
pelo Decreto-Lei n.º 25/1937, substituindo a nominação patrimônio
histórico e artístico por patrimônio cultural. Essa alteração
incorporou o conceito de referência cultural e significou um
aprimoramento importante na definição dos bens passíveis de
reconhecimento. Por sua vez, o Decreto n.º 3.551/2000 instituiu
o registro de bens culturais de natureza imaterial.
Com relação às disposições referentes aos tombamentos e aos
registros de bens culturais, julgue o item que se segue.
Assim como o tombamento do patrimônio arquitetônico,
o registro dos bens culturais de natureza imaterial serve
para impedir quaisquer modificações que possam
descaracterizá-los.
A Constituição Federal de 1988 (CF) revitalizou e ampliou o conceito de patrimônio estabelecido pelo Decreto-Lei n.º 25/1937, substituindo a nominação patrimônio histórico e artístico por patrimônio cultural. Essa alteração incorporou o conceito de referência cultural e significou um aprimoramento importante na definição dos bens passíveis de reconhecimento. Por sua vez, o Decreto n.º 3.551/2000 instituiu o registro de bens culturais de natureza imaterial.
Com relação às disposições referentes aos tombamentos e aos registros de bens culturais, julgue o item que se segue.
O tombamento do toque dos sinos das igrejas das cidades
históricas de Minas Gerais — São João Del Rei, Ouro Preto,
Mariana, Congonhas do Campo e Sabará — foi realizado com
base nos dispositivos do Decreto-Lei n.º 25/1937.
Marco da
arquitetura moderna brasileira, o Palácio Gustavo Capanema, sede do Ministério
da Cultura no Rio, vai ser reformado. Será a primeira grande reforma no prédio
desde a sua inauguração, nos anos 40 do século passado.
Segundo a superintendente do Instituto do Patrimônio
Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a restauração deverá ser
iniciada pela fachada e pela cobertura do edifício, que foram
esquadrinhadas em um trabalho de vistoria nos últimos quatro
meses. A fachada guarda uma preciosidade: um painel de azulejos
do pintor Cândido Portinari. O orçamento da obra ainda está sendo
calculado, mas, de acordo com o IPHAN, a ministra da Cultura já
reservou uma quantia para ser aplicada na reforma.
Técnicos desceram de rapel a estrutura, enumerando as
deficiências de impermeabilização das lajes e vistoriando molduras
de janelas, esquadrias e juntas. Todos os problemas encontrados são
relativos à conservação.
Internet: < oglobo.globo.com > (com adaptações).
A partir das informações apresentadas no texto, julgue o item a seguir.
O termo restauro consiste em recuperar uma edificação
tombada com o propósito de restituir-lhe as características
originais a partir de estudos prévios, multidisciplinares e
alicerçados em uma visão histórica para se minimizar o risco
de atitudes circunstanciais e de interpretações parciais.
Marco da
arquitetura moderna brasileira, o Palácio Gustavo Capanema, sede do Ministério
da Cultura no Rio, vai ser reformado. Será a primeira grande reforma no prédio
desde a sua inauguração, nos anos 40 do século passado.
Segundo a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a restauração deverá ser iniciada pela fachada e pela cobertura do edifício, que foram esquadrinhadas em um trabalho de vistoria nos últimos quatro meses. A fachada guarda uma preciosidade: um painel de azulejos do pintor Cândido Portinari. O orçamento da obra ainda está sendo calculado, mas, de acordo com o IPHAN, a ministra da Cultura já reservou uma quantia para ser aplicada na reforma.
Técnicos desceram de rapel a estrutura, enumerando as deficiências de impermeabilização das lajes e vistoriando molduras de janelas, esquadrias e juntas. Todos os problemas encontrados são relativos à conservação.
Internet: < oglobo.globo.com > (com adaptações).
A partir das informações apresentadas no texto, julgue o item a seguir.
Caso seja necessário substituir a pavimentação das áreas
externas do edifício nos acessos do nível térreo, poderá ser
especificado piso de pedra com acabamento polido, pois isso
aumentará a impermeabilidade do material, garantindo uma
maior durabilidade.
Marco da
arquitetura moderna brasileira, o Palácio Gustavo Capanema, sede do Ministério
da Cultura no Rio, vai ser reformado. Será a primeira grande reforma no prédio
desde a sua inauguração, nos anos 40 do século passado.
Segundo a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a restauração deverá ser iniciada pela fachada e pela cobertura do edifício, que foram esquadrinhadas em um trabalho de vistoria nos últimos quatro meses. A fachada guarda uma preciosidade: um painel de azulejos do pintor Cândido Portinari. O orçamento da obra ainda está sendo calculado, mas, de acordo com o IPHAN, a ministra da Cultura já reservou uma quantia para ser aplicada na reforma.
Técnicos desceram de rapel a estrutura, enumerando as deficiências de impermeabilização das lajes e vistoriando molduras de janelas, esquadrias e juntas. Todos os problemas encontrados são relativos à conservação.
Internet: < oglobo.globo.com > (com adaptações).
A partir das informações apresentadas no texto, julgue o item a seguir.
Para a constatação de eventuais problemas em uma vistoria,
os técnicos que esquadrinharam a fachada poderiam ter
empregado, prioritariamente, fotografias para a elaboração
do laudo.
Marco da
arquitetura moderna brasileira, o Palácio Gustavo Capanema, sede do Ministério
da Cultura no Rio, vai ser reformado. Será a primeira grande reforma no prédio
desde a sua inauguração, nos anos 40 do século passado.
Segundo a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a restauração deverá ser iniciada pela fachada e pela cobertura do edifício, que foram esquadrinhadas em um trabalho de vistoria nos últimos quatro meses. A fachada guarda uma preciosidade: um painel de azulejos do pintor Cândido Portinari. O orçamento da obra ainda está sendo calculado, mas, de acordo com o IPHAN, a ministra da Cultura já reservou uma quantia para ser aplicada na reforma.
Técnicos desceram de rapel a estrutura, enumerando as deficiências de impermeabilização das lajes e vistoriando molduras de janelas, esquadrias e juntas. Todos os problemas encontrados são relativos à conservação.
Internet: < oglobo.globo.com > (com adaptações).
A partir das informações apresentadas no texto, julgue o item a seguir.
A viabilidade econômica do referido empreendimento pode
ser avaliada a partir de estimativas de custos calculadas com
base em índices do mercado.
Marco da
arquitetura moderna brasileira, o Palácio Gustavo Capanema, sede do Ministério
da Cultura no Rio, vai ser reformado. Será a primeira grande reforma no prédio
desde a sua inauguração, nos anos 40 do século passado.
Segundo a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a restauração deverá ser iniciada pela fachada e pela cobertura do edifício, que foram esquadrinhadas em um trabalho de vistoria nos últimos quatro meses. A fachada guarda uma preciosidade: um painel de azulejos do pintor Cândido Portinari. O orçamento da obra ainda está sendo calculado, mas, de acordo com o IPHAN, a ministra da Cultura já reservou uma quantia para ser aplicada na reforma.
Técnicos desceram de rapel a estrutura, enumerando as deficiências de impermeabilização das lajes e vistoriando molduras de janelas, esquadrias e juntas. Todos os problemas encontrados são relativos à conservação.
Internet: < oglobo.globo.com > (com adaptações).
A partir das informações apresentadas no texto, julgue o item a seguir.
A finalidade de uma vistoria, como a realizada no Palácio
Gustavo Capanema, é estabelecer o nexo causal de origem
das patologias e deteriorações apresentadas no edifício.
Com o advento da gráfica digital, desenvolveu-se uma
especificidade que é o patrimônio virtual.
Esta expressão é definida como o uso de tecnologias digitais
para:
No que tange às tecnicas de cadastramento arquitetônico, assinale a afirmativa incorreta.
Antes de iniciar uma obra de restauração, devem ser tomados alguns cuidados para garantir a segurança tanto do edifício quanto das pessoas.
Assinale a alternativa que não corresponde diretamente a esses cuidados: