SóProvas


ID
2787805
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Victor viajou do Acre até Brasília para participar de uma manifestação popular na Esplanada dos Ministérios. Durante o ato, houve desentendimento entre manifestantes e a polícia e se iniciou um grande tumulto em frente à Catedral Metropolitana de Brasília, monumento tombado pelo IPHAN. Victor estava no local no momento da confusão e, em reação à ação policial, decidiu depredar parte dos vitrais da Catedral, tendo, ainda, causado outros danos à estrutura do monumento. O prejuízo material causado por Victor foi estimado em dois milhões de reais. 

A respeito da situação hipotética apresentada, julgue o item que se segue, com base na Lei n.º 7.347/1985, que regulamenta a ação civil pública.


O Ministério Público Federal poderá arquivar eventual inquérito civil aberto contra Victor, sem apresentar motivação.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Art. 9º Se o órgão do Ministério Público, esgotadas todas as diligências, se convencer da inexistência de fundamento para a propositura da ação civil, promoverá o arquivamento dos autos do inquérito civil ou das peças informativas, fazendo-o fundamentadamente.

  • APESAR DO INQUÉRITO CIVIL SER de COMPETÊNCIA EXCLUSIVA do MP e ser FACULTATIVO, após a instauração..

    para arquivamento é necessário FUNDAMENTAÇÃO..

  • Deve lembrar que o arquivamento do inquérito civil público é promovido pelo, neste caso, MPF e, incotinenti, submetido à Câmara de Coordenação e Revisão (CCR) para homologação. A CCR pode homologar o arquivamento e, caso contrário, baixar para que proceda com novas diligências.

  • Negativo!

    Se o Ministério Público concluir que não há fundamentos para o ajuizamento da ação, ele poderá promover o arquivamento do inquérito civil, desde que o faça motivadamente:

    Art. 9º Se o órgão do Ministério Público, esgotadas todas as diligências, se convencer da inexistência de fundamento para a propositura da ação civil, promoverá o arquivamento dos autos do inquérito civil ou das peças informativas, fazendo-o fundamentadamente.

    § 1º Os autos do inquérito civil ou das peças de informação arquivadas serão remetidos, sob pena de se incorrer em falta grave, no prazo de 3 (três) dias, ao Conselho Superior do Ministério Público.

    § 2º Até que, em sessão do Conselho Superior do Ministério Público, seja homologada ou rejeitada a promoção de arquivamento, poderão as associações legitimadas apresentar razões escritas ou documentos, que serão juntados aos autos do inquérito ou anexados às peças de informação.

    § 3º A promoção de arquivamento será submetida a exame e deliberação do Conselho Superior do Ministério Público, conforme dispuser o seu Regimento.

    § 4º Deixando o Conselho Superior de homologar a promoção de arquivamento, designará, desde logo, outro órgão do Ministério Público para o ajuizamento da ação.

    Resposta: E

  • O eventual arquivamento do inquérito civil, pelo MP, há de ser fundamentado.

    Ressalte-se ainda que o Conselho Superior do Ministério Público deliberará sobre a promoção do arquivamento em questão.

  • Errado.

    Em linhas gerais, o inquérito civil público pode ser conceituado como o procedimento investigativo, de iniciativa do Ministério Público, realizado com o objetivo de subsidiar, com base nos dados e informações coletas, uma eventual ação civil pública. O procedimento a ser observado para o arquivamento do inquérito civil público consta no art. 9º da Lei n. 7.347, de seguinte redação:

    Art. 9º Se o órgão do Ministério Público, esgotadas todas as diligências, se convencer da inexistência de fundamento para a propositura da ação civil, promoverá o arquivamento dos autos do inquérito civil ou das peças informativas, fazendo-o fundamentadamente. § 1º Os autos do inquérito civil ou das peças de informação arquivadas serão remetidos, sob pena de se incorrer em falta grave, no prazo de 3 (três) dias, ao Conselho Superior do Ministério Público. § 2º Até que, em sessão do Conselho Superior do Ministério Público, seja homologada ou rejeitada a promoção de arquivamento, poderão as associações legitimadas apresentar razões escritas ou documentos, que serão juntados aos autos do inquérito ou anexados às peças de informação. § 3º A promoção de arquivamento será submetida a exame e deliberação do Conselho Superior do Ministério Público, conforme dispuser o seu Regimento. § 4º Deixando o Conselho Superior de homologar a promoção de arquivamento, designará, desde logo, outro órgão do Ministério Público para o ajuizamento da ação.

    Desta forma, o arquivamento do ICP apenas poderá ocorrer, ao contrário do que informa a questão, de forma fundamentada.

    Ainda assim, após o arquivamento, os autos serão remetidos, no prazo de 3 dias, ao Conselho Superior do Ministério Público, que será responsável por homologar ou rejeitar a proposta de arquivamento.

  • GABARITO: ERRADO.